Câncer de próstata

O que é?
O câncer de próstata é o resultado da multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.
Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado.
Homens a partir de cinquenta anos de idade, ou quarenta e cinco, se houver casos de câncer de próstata na família; devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.
Fatores de risco
Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)
Histórico familiar
Raça (maior incidência entre os negros)
Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos.
Sedentarismo
Obesidade
Sintomas (só aparecem nos casos avançados)
Vontade de urinar com urgência
Dificuldade para urinar
Levantar-se várias vezes a noite para ir ao banheiro
Dor óssea
Queda do estado geral
Insuficiência renal
Dores fortes no corpo
Novembro azul
Novembro azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do dia mundial de combate ao câncer de próstata, realizado a 17 de novembro.
No Brasil, o novembro azul foi criado pelo “Instituto Lado a Lado pela Vida”, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o instituto realizou 2200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como o Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas e Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos; além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.
Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bross), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos bagos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros. Na verdade, novembro azul é mais tradicionalmente dedicado ao diabetes mellitus. Em 14 de novembro, data do nascimento do Dr. Banting, descobridor da insulina, comemora-se o dia mundial do diabetes (a data foi instituída pela federação internacional de diabetes – IDF e pela Organização mundial da saúde – OMS) desde 1991, e que em dezembro de 2006 assinou a carta resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial, e no mundo inteiro, ações são desenvolvidas para que o diabetes seja mais divulgado, seus modos de prevenção, diagnóstico precoce e manejos. Em muitos locais do mundo, instituições são iluminadas de azul, caminhadas são propostas, ações em ruas movimentadas, etc.


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