Unitrilhas

No. 10 - 7/5/2002

1. R e p e l e n t e d e C i t r o n e l a
2. P l a n e t a Q u e R i
3. I n t e l i g ê n c i a
4. E - b o o k : E r v a s M e d i c i n a i s
5. A t e n d i m e n t o
6. U n i t r i l h a s n a N e t
7. P r ó x i m o s R o t e i r o s
8. D i c a s
9. E n t r e v i s t a
10. A g e n d a V i v a M a i s

Olá, E-books são livros eletrônicos, adquiridos pela internet. Custo baixo, tornando-se viável para vários escritores sem verba para pagar uma editora impressa. E uma boa dica são as publicações da Nutrivida. Repelênte de Citronela é excelente pedida pra levar nas trilhas. Receita nessa edição. Um Mundo Que Ri, um ótimo projeto para aplicar imediatamente, em qualquer lugar. Viver mais intensamente através do riso.
Além das trilhas, o Unitrilhas vai buscar o que há de melhor para sua qualidade de vida. Porque acretitamos numa vida mais positiva. Acreditamos nas coisas boas que acontecem no mundo, normalmente ignoradas pela mídia tradicional. Boa leitura !
Abraço Aventureiro,
Adriano Garbelini - Editor
unitrilhas@yahoo.com.br

Lançamento: A Reconstrução Ecológica da Agricultura. Agroecológica. Editora referencia em agricultura orgânica .
www.agroecologica.com.br

1. R e p e l e n t e d e C i t r o n e l a
Citronela é uma planta originária da Ásia, que atinge uma altura de 50 centímetros e tem fragrância parecida com a do eucalipto.
Seu cheiro forte tem ação repelente contra os insetos. Por isso, a citronela pode substituir, com eficácia, repelentes artificiais e inseticidas tóxicos, sem fazer mal à saúde. Aprenda a fazer um repelente com esta planta, de acordo com as orientações de Cristina Mendez, que é ecóloga e funcionária da empresa Sabor de Fazenda.
O que usar
. Folhas de citronela
. Local ensolarado
. Um litro de álcool
. Recipiente
Passo a Passo
Pegue uma garrafa de um litro de álcool e mergulhe nele algumas folhas de citronela; Deixe a garrafa em um local ensolarado por 20 dias (este processo é chamado de maceração); Utilize este álcool para a limpeza da casa, passando-o no chão, nos vidros e nos móveis. Ele pode ser diluído em água ou utilizado puro; Outra forma de afastar os mosquitos e insetos espalhados pela casa é a seguinte: pique um maço de aproximadamente dez folhas de citronela; Coloque as folhas picadas em um recipiente e deixe-o no local desejado (como quarto, cozinha ou sala de estar); Uma forma de afastar os insetos do quarto é deixar folhas de citronela entre o colchão e o estrado da cama. Aos poucos, as folhas irão soltar seu cheiro característico e espantar os insetos.
Atenção
A citronela repele insetos naturalmente, mas, para aumentar seu poder de ação, é preciso plantá-la em um local onde ela receba incidência direta de sol, com correntes de ar para que seu cheiro se espalhe.
Existem duas espécies distintas da planta de Citronela, rotuladas como Cymbopogon Nardus, também conhecida como Lenabatu ou Citronela do Ceilão, e a do tipo Cymbopogon Winteranius, conhecida como Maha Pengiri ou Citronela de Java.
A Citronela do Ceilão cresce na ilha de Sri Lanka e provavelmente se formou como uma forma distinta de outra espécie selvagem, chamada C Confertiflorus. A Citronela de Java, C Winterianus é outra variação da mesma C Nardus.
Até o início do século 19, a Citronela do Ceilão era a mais utilizada na produção do óleo da planta, mas gradativamente a Citronela de Java dominou o cenário graças a sua maior concentração de óleo. Ela é cultivada comercialmente no Pacífico Sul, América Central e África tropical.
Os principais constituintes da Citronela são Citronellal e Geraniol, juntos eles produzem um aroma rosa-floral cítrico. Além destes, contribuem na constituição da planta grupos menores como Camphene (tipo cânfora), Borneol, (tipo camomila) e Methyleugenol, todos combinando num aroma muito peculiar, lembrando uma vegetação campestre úmida.
Bem antes do advento de sprays inseticidas químicos a Citronela de Ceilão já era utilizada contra os insetos, mas na verdade, mosquitos e outros insetos não fazem nenhuma distinção entre as espécies de Citronela, sua aversão é ao Citronellal, constituintes que, descobriu-se, está presente em mais altos níveis na Citronela de Java.
O óleo da Citronela de Jaca é também um dos mais usados em perfumaria, devido justamente ao seu elevado conteúdo de Citronella (50% do volume total) e Geraniol (45%) sendo por isso usado como ponto de partida para perfumes que são isolados e fracionados do óleo.
Devido a sua associação como repelente de insetos, a Citronela era desconsiderada pela aromaterapia. Isto começou a mudar quando terapeutas passaram a pesquisar mais a fundo suas qualidades a nível físico e mental. Porém a grande utilização da planta é realmente como repelente de insetos, e por repelente entenda-se: Afasta os insetos e não os mata e nem envenena o ambiente, não afetando de maneira alguma o equilíbrio ecológico, fatos que a sabedoria oriental já havia descoberto há séculos.
Nutrinforma www.nutrinforma.com

2. P l a n e t a Q u e R i
Quando soltamos uma boa gargalhada, nem imaginamos o quanto estamos ajudando o nosso organismo. Conheça o poder que o riso, a gargalhada e o bom humor têm no corpo humano:
Coração
O ritmo cardíaco acelera. Em alguns casos, os batimentos podem atingir 120 pulsações por minuto - em repouso, o coração tende a bater, em média, 70 vezes por minuto. Quando a pulsação aumenta, existe mais sangue circulando pelo organismo, o que provoca um aumento significativo na oxigenação das as células, tecidos e órgãos.
Pulmões
Durante uma gargalhada, a absorção de oxigênio pelos pulmões aumenta. A inalação de ar é mais profunda e a expiração mais forte. Com esta maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais é eliminado, promovendo uma «limpeza». A prática contínua irá produzir um aumento da capacidade e tonicidade pulmonar.
Músculos abdominais
Os músculos mais trabalhados durante uma gargalhada são os abdominais. Os movimentos funcionam como uma massagem para o sistema gastrintestinal, melhorando a digestão e todo o trabalho de excreção. Revigora também todo o trabalho hepático. É comum dizer: ri tanto que desopilei o fígado.
Vasos sangüíneos
Com o maior bombeamento de sangue promovido pelo coração, os vasos sangüíneos dilatam-se, originando uma redução automática da pressão arterial. Acontece em paralelo um relaxamento muscular global.
Sistema imunológico
Durante a gargalhada, os níveis dos hormônios do estresse baixam. Com menos cortisol e adrenalina a circularem no organismo, o sistema imunológico fortalece-se. Produzidas nos gânglios linfáticos e na medula óssea, as células de defesa do organismo não só aumentam em quantidade como também se tornam mais ativas.
Destaque para os linfócitos B, responsáveis pela produção de anticorpos, e para os linfócitos T, que são verdadeiros rastreadores de vírus e/ou bactérias. Além destes, são também importantes a imunoglobina A, um anticorpo essencial no combate às infecções do foro respiratório, e as células NK (natural killers), que permitem destruir as células cancerígenas.
Mas, independente disso, rir e gargalhar deveria fazer parte da nossa nutrição DIÁRIA. Desde 1960 deu-se início um movimento universal que incentiva o uso do riso como terapia. O mais conhecido dos exemplos deste movimento é o do Dr. Patch Adams. Este médico segue vivo, e sua clínica está continuamente crescendo, sendo um ponto importante e sério de estudos sobre este tipo divertido de terapia.
Já existem mais de 300 salas - cadastradas - de encontro de Terapia do Riso na Europa e Índia. Nos EUA existem outras 150 cadastradas.
Vamos tentar criar o mesmo em nosso país? Afinal cabe a cada um de nós cuidarmos da nossa transformação e do planeta. O riso e o bom astral é contagiante.
Apoios para o Projeto "Quero Viver num Planeta que Ri" Conceição Trucom mctrucom@ajato.com.br

3. I n t e l i g ê n c i a
Existe uma inteligência natural
Cada espécie sabe tudo o que fazer
As forças se equilibram eternamente
São raros os casos de descompasso
A situação humana é um desses
Ignorantes, nascemos aos montes
Nenhuma habilidade para o natural
Aprendemos a inteligência artificial
E assim só fazemos uso dela
Tentando criar um mundo irreal
Nos tornamos fator de desequilíbrio
A inteligência natural se adaptando
Tornando inútil muito do que criamos
Em breve estaremos sobrando na cadeia
Ou seremos energia para novos seres
Há tempo ainda para parar de agir
Voltar-se para as idéias naturais
Refletir sobre a realidade humana
Aceitar a ignorância da consciência
Vê-la como problema que causa
Não é vantagem ter a dúvida
Pagamos cada avanço artificial
Com cada espaço que nos pertence
Na inteligência do mundo natural
Pensamos em conquistar o mundo
Enquanto perdemos nosso próprio universo
A dúvida nos dá muitas chances
Acertar ou errar parece óbvio demais
Só que não sabemos o certo e o errado
Coisa que a inteligência natural sabe
Então é essa inteligência a desenvolver
O certo e o errado lá estarão
Mundo natural nunca erra a mira
Não há dúvida, é porque é, acabou
Mudar! O homem inventou, acabou.
Arnold Gonçalves, poeta

4. E - b o o k : E r v a s M e d i c i n a i s
Plantas medicinais são aquelas capazes de curar doenças e promover o equilíbrio geral do organismo humano, devolvendo-nos o bem-estar. Todos os vegetais produzem uma série de substâncias químicas durante o seu metabolismo. Entre esta, encontram-se substâncias especiais que ajudam na adaptação das plantas ao meio em que vivem, agindo contra predadores, impedindo o desenvolvimento de outros vegetais ao seu redor ou ainda protegendo a planta contra doenças e pragas.
Essas substâncias, também chamadas de princípios ativos naturais, têm a sua produção influenciada por diversas condições ambientais, como tipo de clima, solo, quantidade de água, altitude e latitude. O emprego de técnicas de cultivo adequadas, que levam em conta todos os fatores que promovem o desenvolvimento da planta, é essencial para a obtenção de princípios ativos na proporção e concentração desejadas.
Um grande número de princípios ativos naturais pode ser aproveitado na forma medicinal para tratar diversas enfermidades. Não podemos nos esquecer, no entanto, de que o uso das plantas pode também trazer conseqüências desastrosas. Está mais do que comprovado pela ciência que as plantas devem ser usadas com parcimônia e muito cuidado. Isso porque, além de curar, elas também podem causar intoxicações e envenenamentos. Existem plantas extremamente tóxicas que, com uma simples dose, podem levar à morte. Por isso, é importante sempre procurar um médico para que ele possa fazer a prescrição adequada das plantas para o seu problema pessoal. Evite a auto medicação.
Conteúdo deste e-book
A cura pelas plantas - As plantas medicinais - Princípios Ativos
Preparações caseiras / Preparados Avançados / Homeopatia / Antroposofia / Védica / Chinesa / Terapia Alimentar / O mundo mágico das plantas / A história das ervas e condimentos / As plantas e os primórdios da colonização / Relação das plantas - Na China / Nutrição e culinária - Os condimentos / Beleza e bem estar / Aromaterapia / A beleza e as plantas medicinais / Botânica - Um pouco da história / As plantas com flores e sua constituição / As plantas com flores e sua constituição - Raiz / As plantas com flores e sua constituição - Caule / As plantas com flores e sua constituição - Folhas e Flores / As plantas com flores e sua constituição - Frutos / A família das plantas medicinais.
R$ 5,00 www.superlojas.com.br/ljcategoria.cfm?login=nutrishopp&codigocategoria=11916

5. A t e n d i m e n t o
Quer tirar dúvidas, se cadastrar, dar sugestões, fazer inscrições ou simplesmente trocar idéias? Será um prazer.
Mensagens para e-mails unitrilhas@yahoo.com.br e unitrilhas@ig.com.br
Tel (11) 6963-0232, das 8:00 às 15:00 hs, de terça à sexta-feira.
Segundas são o Dia Internacional do Tempo Livre para a equipe Unitrilhas. Afinal estamos contigo na trilhas, dando aquela assessoria, todos os finais de semana.

6. U n i t r i l h a s n a N e t
Alguns sites que apoiam o Unitrilhas:
TAPS www.taps.org.br/eventos.htm
Associação Palas Athena www.palasathena.org/cef/evef_19_janeiro.html

7. P r ó x i m o s R o t e i r o s
Fique por dentro da programação de outono das caminhadas Unitrilhas. Para não ficar de fora reserve sua vaga o quanto antes. Sujeito a modificações.
a.. 1, 4 e 18/5: Juréia, praias desertas
b.. 11, 19 e 25/5: Paranapiacaba, comunidade, cachoeira
c.. 30/5 à 2/6: Alagoa, montanha, isolamento, alimentação natural
d.. 30/5 à 2/6: Bocaina, trilha do ouro, travessia
e.. 8 e 16/6: Campos-Pinda, montanha, travessia
f.. 9 e 22/6: Monte Verde, montanha, queijos
g.. 15 e 23/6: Extrema, montanha, cachoeira
h.. 28/6 à 30/6: Ilha Bela, música instrumental, cachoeiras, praias
i.. 6 à 14/7: Alto Paraíso, chapada, cachoeiras, estilo de vida

8. D i c a s
Aqui algumas dicas para você aproveitar plenamente sua aventura.
::: respeite o ambiente natural, mas antes, respeite a si mesmo
::: procure alimentar-se de produtos que não agridam o meio ambiente nem a seu organismo. Os integrais, orgânicos e crus são ótimos para serem levados em viagens e consumidos no cotidiano
::: pra trilha, leve sempre menos alimentos de que você pensa em comer. Normalmente boa parte da merenda acaba voltando pra casa, ou então vai pra barriga dos guias

9. E n t r e v i s t a
Saiba o que está acontecendo em prol da qualidade de vida. Ações à favor da vida. Personagens anônimos que trabalham por um mundo melhor.
Aqui o viajeiro Jorge Ricardo, originário de Portugal em busca de alto conhecimento, de experimentos próprios. Um exemplo de possibilidades de vida.
a) Olá Jorge, o que é viver bem na sua opinião?
Para mim viver bem, é viver com verdadeira felicidade.
b) E você, quais suas ações para viver melhor?
Quando nós vivemos em plena felicidade toda e qualquer tipo de ação nos ajuda a viver melhor e não somente a nos mesmo, mas tudo a nossa volta.
c) E para coletividade, tem feito algo?
Não muito. Eu quero, primeiro ajudar a mim mesmo, para depois poder ajudar os outros de uma maneira correta e justa. Tenho ajudado e contribuído, ao longo das minhas viagens, transmitindo a mesma mensagem que estou practicando e assim fazer despertar algum(ns) pontos adormecidos que esquecemos e deixamos de utilizar, porque o corpo humano é tão perfeito que se aprender-mos a escuta-lo, temos tudo aquilo que necessitamos.
d) Como é sua alimentação?
Eu adoro preservar minha saúde. Nem sempre é fácil, mas tento comer o mais natural possível, procurando alimentos integrais, de fácil digestão e directamente no produtor. Optei pelo vegetarianismo. Procuro comer fruta de manhã e, à tarde outra coisa mais consistente. Escuto muito meu corpo e faço a seleção do bom e do mau.
e) Que acha dos transgênicos?
Nem sequer quero ouvir falar disso, como um amante da natureza. O mundo é perfeito e agora o homem não para de querer mudar tudo isso. No meu ponto de vista o homem teria que mudar sua mente para poder ter uma outra maneira de pensar. Aí pararia de querer mudar as coisas naturais tal como são.
f) Qual sua arte/artista preferido?
Pratico e aplico Yoga, meditação e massagem Ayurveda.
g) Quem ou o que mais lhe influenciou na compreensão da existência?
Em primeiro minhas próprias experiências. Depois você vai encontrando pessoas maravilhosas que lhe dão uma luz, para um caminho melhor. Se aproveitar-mos as oportunidades que aparecem na vida e semeando o bem num terreno fértil, poderíamos viver mais felizes que nunca.
h) As Unidades de Conservação Ambiental tem cumprido sua função?
Cumprir não sei se é a palavra. Por onde passei, tenho visto bastante ajuda na preservação da natureza. O problema é que as UCs são poucas pra muitos visitantes.
i) Qual sua recomendação para quem procura viver mais naturalmente?
Depende do que cada um chama de natural. Com toda a química espalhada por todo lado é difícil vocês comer realmente natural, igual nos tempos dos meus avós, que nem máquinas haviam para trabalhar a terra. As terras eram estrumadas com adubos que vinham de animais. Cada um de nós tem que saber sentir e ouvir o corpo e dar o melhor e mais natural que possamos encontrar.
j) À favor da livre expressão, o espaço é todo seu.
Estou em busca da verdadeira felicidade e meu maior desejo era que todos os seres pudessem se livrar de todo sofrimento e viver com amor, com boa vontade, paciência e muita compaixão por todos os seres sofrendo por doenças, guerras, temporais e pelo sofrimento de sua própria criação. Eu tenho muita vontade para evoluir nesse caminho e ajudar, com todas minhas forças, os seres a encontrar a verdadeira felicidade. Que todos sejam felizes !
k) Qual a melhor forma de contatar-lhe?
ricardojorge69@hotmail.com
Obrigado Jorge.
Quando estiver novamente no Brasil, não esqueça de procurar a turma Unitrilhas para continuarmos as aventuras. E bons experimentos nessa sua volta ao mundo.
Gostou da entrevista? Sabia que você também poderia se expressar aqui? Então envie sua entrevista, que eu publico unitrilhas@yahoo.com.br

O mito da inovação. Uma matéria instigante sobre a Civilização que queremos e construimos. Pelo físico César Boschetti. Diretamente Revista Novae www.novae.inf.br/cesarboschetti/mito.htm

10. A g e n d a V i v a M a i s
::: Workshop A Euritmia e as Danças Circulares Sagradas Vivenciando a terra, água, ar, fogo e a quinta essência éter grego.
Docente Dr. Hélio Filippo, médico antroposófico. Dia 11/5/2002,
das 9 às 17hs. Gratuito. Realização Pramana Cultura Yoga, R José M Lisboa, 265, tels (11)3884-9162, 5631-5911 sberndorfer@ig.com.br
::: Curso de Arte Culinária Holística
Despertando o prazer de preparar pratos deliciosos e saudáveis.
Com Profa. Dina Bastos. Dia 18/5/2002, das 10 às 15hs. Realização Nosso Espaço Bio, R Cumanachós, 88, Penha, SP, tel (11)6684-0477
dinabr@terra.com.br Apoio Mãe Terra Produtos Naturais.
::: Acampamento Franciscando Para Jovens
Temporada de férias em meio à Natureza. Oficinas, teatro, massagem...
De 7 à 13/7/2002. R$ 485,00. Coordenação Edson Hiroshi. Local Sítio Janaína, Jarinú, SP, tel (11) 5679-8518 sathie@imagenet.com.br

Procurando viver mais saudável? Olhe essas dicas da TAPS, Temas Atuais na Promoção da Saúde www.taps.org.br/dicas.htm


E-zine anterior

E-zine anterior

Próximo e-zine

Próximo e-zine