S

A
A L A D E L E I T U R
HOME PAGE
ESCRITORES
PROFESSOR VIRTUAL
TESTES EDUCATIVOS
JOGOS LITERÁRIOS
SOB ENCOMENDA
SALA DE LEITURA
BUSCA LITERÁRIA
SEBO DA CULTURA

SALA DE LEITURA
ARTIGOS AUTO AJUDA CINEMA CONTOS CRÔNICAS ESOTÉRICO EXPRESSÕES
E-ZINE INFANTIL MEDITAÇÃO NOVELA POESIA PROVÉRBIOS TEATRO

Unitrilhas

No. 16 - 5/12/2002

1. I n i c i a t i v a s P l a u s í v e i s
2. N a d a s e P e r d e , T u d o s e A p r o v e i t a
3. D i r e i t o s U n i v e r s a i s d o C o r p o
4. P r e s e n t e
5. A t e n d i m e n t o
6. P r ó x i m o s R o t e i r o s
7. D i c a s
8. E n t r e v i s t a
9. A g e n d a V i v a M a i s

Olá, Verão à vista. Sol, calor, suor, movimento, água. A vida é assim, puro fluxo. Pra todos os lados, fluindo inclusive por nossas histórias. Onde há vida, há fluxo. Onde há fluxo há vida. Portanto embarcar nesse fluxo é viver. Viver intensamente cada momento, mesmo em lugares hostis à vida, como entre as quatro paredes desse escritório. Enquanto não chega o final de semana das cachoeiras, do sol na pele, do andar descalço, do banho de mar, das subidas de montanha, e do descompromisso com o cotidiano, vamos nos divertindo e aprendendo com esse banho de informações da Trilhazine 16. Pelo menos caprichei bastante. Tá bem refrescante. Abraço Aventureiro,
Adriano Garbelini - Editor
unitrilhas@yahoo.com.br

Novas possibilidades, novos olhares, novam imagens, novos registros. Imagenmágica www.imagemagica.org uma organização que ensina a fotografar. Detalhe: sem máquina fotográfica.

1. I n i c i a t i v a s P l a u s í v e i s
O Projeto Monitor de Ecoturismo www.projetomonitor.hpg.com.br , alunos do curso de Engenharia Ambiental da Fundação Oswaldo Aranha (Unifoa) e IERJ-Instituto de Ecoturismo do Rio de Janeiro www.ierj.kit.net iniciaram um esforço para levantamento de dados e monitoramento das trilhas do Parque Nacional do Itatiaia. Preparando o caminho para pesquisadores e futuros parceiros, através da implantação do Programa Infotrilhas de Monitoramento Voluntário.
Os 22 alunos do Projeto Monitor estão concluindo um curso gratuito, baseado nos princípios do excursionismo de mínimo impacto. Ao mesmo tempo em que recebem a formação básica de um excursionista, os monitores participam do mapeamento e monitoramento de trilhas em Resende, e agora, também estão colaborando com o monitoramento das trilhas do Parque Nacional do Itatiaia. Os jovens, maiores de 18 anos, foram selecionados entre os formandos do Projeto Guia Mirim, do CONFIAR; estudantes do Curso Técnico de Turismo do Colégio Municipal Getúlio Vargas e funcionários da Prefeitura de Resende.
O Monitor de Ecoturismo teve início em fevereiro de 2002 e é um projeto ambiental e sócio-educativo, desenvolvido pela Prefeitura de Resende através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Segundo Antônio Leão, coordenador do Monitor de Ecoturismo "o Parque Nacional é fundamental para a nossa atividade. A maioria dos nossos atrativos naturais estão no entorno do Parque e os trabalhos acadêmicos realizados nesta unidade de conservação são hoje referência para o nosso trabalho em Resende".
O esforço de preservação do Itatiaia ganhou também o reforço alunos do curso de Engenharia Ambiental da Fundação Oswaldo Aranha (Unifoa) de Volta Redonda www.urbanescape.hpg.com.br .
Para o IERJ (Instituto de Ecoturismo do Rio de Janeiro), idealizador do Programa Infotrilhas de Monitoramento Voluntário, essas parcerias são essenciais para que o Infotrilhas se mostre viável como proposta de educação ambiental e motivação voluntária para recuperação e manutenção das trilhas.
Segundo seu diretor presidente, Flávio "Zen" Mello, é possível que cada visitante, cada montanhista, aprenda a identificar os sinais de impacto nas trilhas e de moto próprio colaborar, não só com as obras de recuperação das trilhas, mas ainda se tornar um formador e multiplicador dos conceitos de conduta consciente em ambientes naturais.
Com a adesão ao InfoTrilhas em Itatiaia , da pesquisadora Isabel Torres, como consultora voluntária, esperamos que a geração de dados tenha mais rigor técnico, embasando os estudos de LAC e iniciativas de recuperação. Assim como possibilitar o aproveitamento por outros pesquisadores que queiram colaborar com o Infotrilhas no PNI, concluiu Flávio Zen.
enviado por Flávio Zen Mello ecotrecker@yahoo.com.br

2. N a d a s e P e r d e , T u d o s e A p r o v e i t a
Uma idéia que surgiu de uma simples arrumação doméstica está servindo como uma ótima solução para pessoas e empresas e beneficiando diversas instituições sem fins lucrativos de São Paulo. O Programa de Redistribuição de Excedentes, que existe há dez anos, recebe doações de empresas e indivíduos e repassa o que é arrecadado para instituições cadastradas. O trabalho é voluntário, ainda não está regulamentado e não recebe nenhum tipo de apoio financeiro. À frente desta iniciativa está a socióloga Cláudia Troncoso que, em 1992, começou a organizar em caixas de papelão os brinquedos que seus filhos não queriam mais. Passou a juntar em casa, também, brinquedos de sobrinhos, de filhos de amigos e de vizinhos. Para se desfazer desses brinquedos, procurou conhecer e visitar instituições, quando surgiu a idéia de montar um cadastro. A partir daí, pessoas conhecidas que queriam se desfazer de algum objeto - porém não sabiam como - passaram a procurar Cláudia, que se tornou intermediadora das doações. Ela começou a entrar em contato com eventos, feiras e empresas para explicar o seu trabalho; as pessoas e instituições que tinham algum excedente para doar, retornavam o contato. Estava sendo estruturado, assim, o Programa de Redistribuição de Excedentes. Ao receber as doações, o programa entra em contato com as entidades cadastradas que estejam interessadas e possam recolher o material. Entre os objetos encaminhados para as entidades estão: carpete, uniformes, camisetas, mochilas, chaveiros, bonés, camisetas, toalhas de mesa, louças, refrigerantes, água, alimentos (que não tenham sido manipulados), materiais de construção, entre inúmeros outros. O contato para doações e para o cadastro no Programa de Redistribuição de Excedentes pode ser feito pelo telefone (11) 5044-1338 ou através do correio eletrônico actroncoso@uol.com.br.
fonte Rets http://tamarindo.rits.org.br

3. D i r e i t o s U n i v e r s a i s d o C o r p o
A ecologia do planeta e a ecologia humana são uma única e mesma questão. Qualquer indivíduo do planeta Terra, que esteja disposto a atuar solidariamente consigo mesmo, pode mudar seu próprio destino.
O HOMEM PODE...
... voltar a ter confiança em si mesmo;
... se estimular para redescobrir o que já sabia;
... reconhecer como seus maiores patrimônios a saúde e a vida;
... respeitar a si mesmo e autocontrolar sua saúde;
... reconhecer as causas dos desequilíbrios orgânicos que ele autoprovoca;
... avaliar permanentemente os critérios da sua alimentação física, mental e sentimental;
... liderar seu próprio organismo, antes de liderar a família, grupos e nações;
... revalorizar os seus sentidos: olfato, tato, visão, audição, paladar e sexo.
... reflorestar sua sensibilidade, instinto, percepção e intuição.
O HOMEM NÃO TEM DIREITO...
... de adulterar, transplantar, nem mutilar nenhuma parte de seu organismo;
... de interromper nenhum processo natural de gestação, assimilação e eliminação.
O HOMEM DEVE...
... nascer por si mesmo com força;
... viver vitalmente com integridade;
... morrer naturalmente com dignidade;
... voltar a ser a mais bela criação da natureza.
A vida, esse fluir maravilhoso e incessante de energia divina, deve se manter sempre latente em nosso pequeno universo: O Corpo Humano. Urge que o universo hominal se realize livre, voluntária e plenamente, com a mesma grandiosidade que o universo sideral o faz, fecunda e esplendorosamente.
Raul Forster
fonte www.cnotinfor.com.br/cemana/declaracao.htm

4. P r e s e n t e
Não serei o poeta de um mundo caduco. Também não cantarei o mundo futuro. Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças. Entre eles considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas. Não serei o cantor de uma mulher, de uma história, não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela, não distrubuirei entorpecentes ou cartas suicidas, não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins. O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.
Carlos Drummond de Andrade
colaboração Gislene Bosnich bosnich@mfn.com.br

5. A t e n d i m e n t o
Atendemos com maior prazer e satisfação nos seguinte horários, mesmo olhando pela janela e vendo aquele Sol enorme nos chamando pra praia: Tel (11) 6963-0232, de terça a sexta-feira, das 8:00 às 15:00 hs. E-mails unitrilhas@yahoo.com.br e unitrilhas@ig.com.br

6. P r ó x i m o s R o t e i r o s
Fique por dentro da programação de verão das caminhadas Unitrilhas. Para não ficar de fora reserve sua vaga o quanto antes. Sujeito a modificações.
· 7 e 15/12: Paranapiacaba, comunidade, cachoeira 60,00
· 8 e 14/12: Ipanema, cachoeira, história 70,00
· 28/12 à 1/1: Alagoa, montanha, isolamento, alimentação natural 645,00

7. D i c a s
Aqui algumas dicas para você aproveitar plenamente sua aventura.
::: saco de dormir é excelente pra quem curti dormir ao ar livre (inclusive no fim de ano Unitrilhas)
::: é estimulante, pois tendo o equipamento dá mais impulso em ir sair do conforto cotidiano e dormir na adversidade da montanha
::: lembre-se que nossa terra é Brasil, é tropical, é calor; evite os sacos importados e caros, para temperaturas muito baixas

8. E n t r e v i s t a
Saiba o que está acontecendo em prol da qualidade de vida. Ações à favor da vida. Personagens anônimos que vibram, trabalham e agem por um mundo melhor. Quem digita é Pamela Siegel, psicóloga, astróloga e profa. de Yoga. Viajou para muitos paises, inclusive China, Índia, Paquistão, Tailândia. Morou em vários Ashrams, inclusive na América do Sul.
a) Olá Pamela, o que é viver bem na sua opinião?
Amar a Deus e todos os Avatares em primeiro lugar, amar o próximo e todos os reinos da Criação...Buscar a União, YUG.
b) E você, quais suas ações para viver melhor?
Não-violência em pensamentos, palavras e atos (tanto a paz como a guerra estão na nossa mente...), ausência de quaisquer vícios, tolerância, verdade, paz. Síntese dos conhecimentos.
c) E para coletividade, tem feito algo?
Vivências de reeducação humana, de acordo com a Tradição Iniciática. Instrução é o aprendizado de matérias curriculares (geografia, história, etc), enquanto que Educação diz respeito à conduta humana, à ética. Traduções de livros, divulgação dos princípios da Nova Era de Aquarius, sobretudo, naturismo, yoga, religiões comparadas, astrologia, Sufismo, Gnosticismo, etc.
d) Como é sua alimentação?
Vegetariana, há 27 anos. Preferência: frutas e cereais. Não há melhor presente que uma saborosa manga!
e) Que acha dos transgênicos?
Um risco incalculável para o planeta.
f) Qual sua arte/artista preferido?
Atualmente, estou curtindo Nicholas Roerich www.roerich.org/collection.html Os quadros estão em ordem alfabética. Ele pintou até nas gélidas montanhas dos Himalaias! Vivenciou cada trilha!
g) Quem ou o que mais lhe influenciou na compreensão da existência?
O sábio francês, pintor, cientista e Mestre, Serge Raynaud de la Ferrière, por resgatar a sapiência milenar e trazê-la à humanidade presente, por fazer a síntese entre oriente e ocidente www.maestre.org
h) As Unidades de Conservação Ambiental tem cumprido sua função?
Há tentativas. É preciso reeducar o ser humano. A arrogância de alguns setores da humanidade atual nos trouxe até este ponto de devastação e somente a união dos povos e a busca de leis justas e equânimes pode nos tirar do estado atual.
i) Qual sua recomendação para quem procura viver mais naturalmente?
Evitar o consumismo, os programas em lugares fechados, barulhentos, sem "Prana" (energia vital), evitar substâncias que alteram a consciência. Procurar grupos e amigos que cultivem uma vida saudável, sempre estar na natureza, ouvir a linguagem dos pássaros, do vento, d´água... Praticar Yoga, estudar Arte...
j) À favor da livre expressão, o espaço é todo seu.
O estado atual de desequilíbrio do planeta provém do baixo nível de consciência espiritual da maioria dos seres que o habitam. Quando entendermos de onde viemos, quem somos e para onde vamos, saberemos tudo... É importante libertar-se dos apegos. Caso haja interesse por workshops, consultoria astrológica, cursos e palestras sobre a Psicologia, Yoga, Naturismo, entrar em contato.
k) Qual a melhor forma de contatar-lhe?
e-mail pam@mpcnet.com.br
site www.astrosat.hpg.ig.com.br
tel (19) 3258-5343
Brigado pela entrevista hein Pamela. Agora vamos pra manga. Sabia que estamos em plena época e os pés carregados? Huuuuummmmmm.

Palavra Cantada www.palavracantada.com.br
Cds com musicas, histórias e ritmos brasileiros de raiz. Canções do Brasil, de Roda, de Brincar, de Alegrar, dos Bichos. Ótimo presente para crianças - e para adultos também. Já sorriu seu filho hoje?

9. A g e n d a V i v a M a i s
::: Receitas de Saúde
Aprendendo sobre alimentação voltada para saúde. Com Rubens de Napole contato@nutrinforma.com Dia 18/12/2002, das 18 às 21:00hs.
Investimento R$ 50,00. Realização Nutrinforma, tels (11) 5585-2957/3958
www.nutrinforma.com Local R Caramuru, 178, Saúde, São Paulo.
::: Turismo Comunitário no Amazonas
Interação com as comunidades ribeirinhas, valorização das culturas locais.
De 14 à 22/12/2002. Investimento de R$ 750,00 à 900,00. Realização
Projeto Bagagem www.projetobagagem.hpg.com.br
http://www.franciscando.com.br/
::: Curso Monitoria de Ecoturismo
Destinado a alunos, professores, profissionais e interessados na área.
Realização Instituto ACQUA Aventura www.institutoacqua.org.br
Tel (11) 4828-2159 Investimento R$ 70,00. Local Ribeirão Pires, SP.

Acampamento Para Crianças Franciscando www.franciscando.com.br
O primeiro voltado para saúde e experimentações. Horta, piscina, trilha, oficinas de arte.... Recomendado pela equipe Unitrilhas.
http://www.taps.org.br/dicas.htmhttp://www.google.com.br/

Direitos Autorais: essa e-zine está livre de qualquer proteção autoral.
Reproduza e encaminhe livremente ! Evite Spams.

e-zine anterior

E-zine anterior

          

Próximo e-zine

próximo e-zine