S

A
A L A D E L E I T U R
HOME PAGE
ESCRITORES
PROFESSOR VIRTUAL
TESTES EDUCATIVOS
JOGOS LITERÁRIOS
SOB ENCOMENDA
SALA DE LEITURA
BUSCA LITERÁRIA
SEBO DA CULTURA

SALA DE LEITURA
ARTIGOS AUTO AJUDA CINEMA CONTOS CRÔNICAS ESOTÉRICO EXPRESSÕES
E-ZINE INFANTIL MEDITAÇÃO NOVELA POESIA PROVÉRBIOS TEATRO

Unitrilhas

No. 17 - 19/12/2002

1. D i c a s P a r a C a m i n h a n t e s
2. C o n s u l t a s . . . g r á t i s
3. A H o r a d o P o d e r
4. M e s t r e
5. A t e n d i m e n t o
6. P r ó x i m o s R o t e i r o s
7. D i c a s
8. E n t r e v i s t a
9. A g e n d a V i v a M a i s

Olá, Essa é uma época de bastante emoções. Altas e baixas Uns explodindo de alegria. Outros bem pra baixo. É isso que vejo, escuto e leio das pessoas que encontro. Cada um com seus motivos. Cada um com sua história de vida. As demais espécies desse planeta vivem todo o dia com a mesma importância, intensamente. No presente. Fico pensando o real significado do calendário humano... Tá bom, tá bom, o ser humano tem uma coisa exclusiva....: emoçõesssss. Grandes emoções pra todos nós, todos os anos, todos dias !!!
Adriano Garbelini - Editor
unitrilhas@yahoo.com.br

Jardins, sonhos, ação...... Viaje nos contos e poesias de Rubem Alves http://rubemalves.locaweb.com.br/hall/jardim/index.htm

1. D i c a s P a r a C a m i n h a n t e s Todo mundo que já saiu para alguma expedição de aventura sabe a confusão que é a véspera do dia da partida. São centenas de itens para se lembrar, providenciar, organizar e fazer caber nas mochilas.
Para evitar um pouquinho de toda esta bagunça, uma alternativa é preparar uma lista de bagagem. É normal que uma boa lista de viagem contenha centenas de itens. Porém para cada tipo de viagem escolhemos quais iremos levar. A cada viagem percebemos alguma coisinha que faltou e acrescentamos na lista.
Um outro recurso que acaba ajudando quem viaja com certa freqüência, é guardar os itens de bagagem juntos e organizados. Reserve um armário ou algumas gavetas só para suas tralhas e equipamentos de viagem. Na hora de arrumar as coisas é só ir jogando tudo para dentro dos alforjes e depois conferir a lista.
Eliana e Rodrigo são cicloturistas info@clubedecicloturismo.com.br site www.clubedecicloturismo.com.br
fonte www.ecoviagem.com.br
Nota. Aproveitando o ensejo para autopromoção, o Unitrilhas fornece uma lista de bagagem especifica para cada roteiro.

2. C o n s u l t a s . . . g r á t i s Os autores da série Guia do Turista Brasileiro (GTB), Lúcio Martins e Bebel Enge agora prestam assessoria gratuita para viagens internacionais.
O serviço, que começou há cerca de um ano, não se limita a dar informações sobre sites interessantes que possam ajudar o internauta-viajante. As respostas são bem detalhadas, claras e sempre com um tom divertido. A idéia é fazer com que o brasileiro também se interesse pela cultura dos lugares para onde viaja e não só pelas compras.
Para obter informações sobre viagens e programação do roteiro, envie um e-mail para manualdoturista@aol.com.
fonte: http://www.cruzeironet.com.br/run/9/40713.shl

3. A H o r a d o P o d e r Folheando mesmo livro que falava da Tenda da Lua, encontrei um capítulo sobre a "HORA DE PODER", que eu nunca tinha lido. É um livro escrito por uma índia. Vou transcrever alguns trechos:
"Todos os seres humanos possuem seu próprio ritmo interno. Alguns cumprem suas tarefas diárias muito rapidamente, ao passo que outros são mais metódicos. Algumas pessoas possuem uma taxa de metabolismo lenta, enquanto que outras parecem ter um dínamo dentro de seus organismos. O processo de raciocínio de algumas pessoas é extremamente rápido, enquanto outras são agraciadas com a capacidade de fazer análises profundas e pesquisas que exigem muita paciência. Pelo mesmo motivo cada pessoa também possui sua Hora de Poder personalizada no decorrer de um ciclo diário. Toda pessoa sente mais conexão com determinada hora do dia ou da noite. Para alguns, isto ocorre logo antes do amanhecer, naqueles momentos em que o mundo ainda está calmo e silencioso emas sombras da noite vão empalidecendo, começando a abrir caminho para a chegada do Avô Sol. Para outros, pode ser entre 3 e 4 da madrugada, naquela hora tranqüila e sem agitação em que se torna mais fácil Entrar no Silêncio. (...) para todas as pessoas, a sua hora especial do dia ou da noite corresponde à sua Hora de Poder.
Devemos examinar o significado do poder. Quando vc se sente poderoso, vc também se sente feliz, cheio de coragem, de valentia, pronto para encarar a vida de braços abertos, cheio de vitalidade, apto a colocar em prática todos os seus talentos, conectado a todas as formas de vida e harmonizado com tudo aquilo que vc é, ou deve ser, neste momento. Todos estes aspectos representam diferentes facetas da Totalidade. O verdadeiro poder nada mais é do que o reconhecimento e o uso adequado de todos os nossos próprios aspectos, dons e habilidades. Se vc quiser descobrir a sua hora de Poder, comece a reparar em que hora do dia vc se sente melhor, e em que hora se sente mais fraco. Em geral, estes dois momentos possuem 12 horas de diferença entre si, ou seja, são exatamente opostos. Estes dois momentos correspondem ao seu ciclo interno. Por ex, aqueles que se sentem melhor às 3 da madrugada sofrerão, normalmente, uma baixa em seu ciclo de energia às 3 da tarde. Caso vc nunca tenha estado acordado às 3 da madrugada, não pode ter idéia de como se sente neste momento. Todos nós possuímos aquele relógio interno, que nos gratifica com uma onda de energia e vigor, quando nos conectamos com a Terra na hora do apogeu de nosso ciclo pessoal. Quando nos desligamos dos nossos próprios corpos, ou perdemos contato com a Mãe Terra que os criou, acabamos perdendo o sentido de ritmo interno. E quando não possuímos este ritmo interno, acabamos por perder a nossa harmonia e o nosso equilíbrio na vida.
É muito importante Entrar no Silêncio, e sentir, cada dia, a Hora de Poder, para que ela consiga permear e nutrir o corpo, o coração, a mente e o espírito. Existe um ponto zero de equilíbrio, que é a pausa existente entre a inspiração e a expiração do nosso corpo físico. Trata-se de um espaço perfeitamente neutro, cuja função é preparar o nascimento de uma nova fase de Criação. Os nossos espíritos são provenientes do Vento, que corresponde à nossa respiração. Durante o ponto zero o espírito faz uma pausa, para que o nosso ritmo interno possa mudar de marcha. O espírito se aproveita deste intervalo para alimentar o corpo com doses renovadas de alegria, vigor e animação. Devido à falta de ligação com a Terra nos grandes centros urbanos, muitas pessoas se desconectaram de seus ritmos pessoais. A Hora de Poder não tem nenhuma relação com sua hora de nascimento; ela corresponde a um ritmo interno. A mudança de estrutura física provocada por uma cirurgia, um trauma ou choque pode modificar o seu ritmo interno, porque a conexão com as batidas do coração da Mãe Terra foi interrompida. Se a pessoa, nestes momentos, ficasse ligada com a Mãe Terra, e permitisse que seu corpo fosse curado através desta ligação, não haveria qualquer mudança em seu ritmo interno. Sempre que houver uma fase de crescimento, de mudança de nível de consciência ou uma cura pessoal, poderá haver uma mudança na Hora de Poder. Estamos constantemente evoluindo, e nosso ritmo interno também será regulado de acordo com o novo crescimento. A Hora de Poder original do nosso organismo poderá passar a ter um novo ritmo ou um tempo diferente devido ao nosso novo estado de saúde". colaboração Ana Flávia aninhabasso@zipmail.com.br

4. M e s t r e
Pensamento dum trainee em um instante inspirado:
"A arte de ser mestre é
- perceber a hora de aprender e ser aprendiz,
- ser mestre novamente ensinando e melhorando o que aprendeu,
- enfim, ser flexível."
autoria Newton Shibata, mestre e aprendiz nas Unitrilhas

5. A t e n d i m e n t o
Tel (11) 6963-0232, de terça a sexta-feira, das 8:00 às 15:00 hs.
E-mails unitrilhas@yahoo.com.br e unitrilhas@ig.com.br
De 24/12/2002 à 9/1/2003 estaremos circulando pelo Brasil, num misto de férias e trabalho, sempre de olho em novos lugares, roteiros e aventuras. Portanto não há atendimento telefônico nesse período.
Para participar do roteiro do dia 12/1, basta enviar um e-mail.

6. P r ó x i m o s R o t e i r o s
Em Janeiro o Unitrilhas dedica sua energia para atividades coletivas que fazem diferença, por um mundo melhor e para todos.
· 2 à 9/1: Tibá, viagem comunitária, condomínio da amigos www.caferomano.org/qualivida/condominio_de_amigos_index.html
· 12 e 19/1: Cantareira, cachoeira, historia, macacos 60,00
· 18/1: Paranapiacaba, comunidade, historia, cachoeira 80,00
· 23 à 28/1: Porto Alegre-Forum Social, viagem cooperada, destinos ambientais www.forumsocialmundial.org.br

7. D i c a s
Aqui algumas dicas para você aproveitar plenamente sua aventura.
::: nesse verão abuse de papetes e chinelos de dedo; esqueça a moda
::: roupa de banho na mochila; e se possível já vestida; em todos os roteiros
::: água mineral congelada e envolvida com jornal é uma garrafa térmica simples, barata e eficaz

8. E n t r e v i s t a
Saiba o que está acontecendo em prol da qualidade de vida. Ações à favor da vida. Personagens anônimos que vibram, trabalham e agem por um mundo melhor Agora é a vez do instrumentista preferido da turma Unitrilhas. Pena que essa e-zine não tem musiquinha junto. Com vocês o violão mágico de Eduardo Agni.
a) Olá Agni, o que é viver bem na sua opinião?
É ter uma vida sem problemas. Mas, como não existe uma vida sem problemas, procuro não ter problemas na relação que tenho com os meus problemas. A relação que temos com um problema costuma ser bem mais problemática que o problema em si.
b) E você, quais suas ações para viver melhor?
O que posso fazer é caminhar atenta e prudentemente, para não cair em nenhum buraco. Mas não adianta, uma hora a gente acaba caindo e então diz pra si mesmo: eu juro que, quando sair dessa merda, nunca mais vou cair em outra... Doce ilusão!
c) E para coletividade, tem feito algo?
Contribuo com a humanidade fazendo uma música que propicia ao ouvinte um encontro consigo mesmo. Sou professor, e sempre estou acendendo uma luzinha ou outra na vida dos adolescentes. Faço trabalhos voluntários em orfanatos. Sou um pai abandonado
d) Como é sua alimentação?
Ovolactovegetariano. Não como nada que tenha mãe. Tirando isso, como qualquer porcaria.
e) Que acha dos transgênicos?
Como sem medo! Eu morro de medo dessas gambiarras!
f) Qual sua arte/artista preferido?
Bem, você sabe que a música é a minha maior paixão, minha razão de ser e meu ganha-pão. Depois o cinema e a dança contemporânea.
g) Quem ou o que mais lhe influenciou na compreensão da existência?
Krishnamurti. Pelo menos os seus ensinamentos me mostraram que eu ainda não compreendi nada.
h) As Unidades de Conservação Ambiental tem cumprido sua função?
Fui militante do Greenpeace mas decidi cuidar só da minha música. De umas décadas pra cá, o povo absorveu algumas noções de ecologia, graças ao trabalho duro, quase infrutífero dos ambientalistas.
i) Qual sua recomendação para quem procura viver mais naturalmente?
Vá viver no campo. Faça caminhadas, tenha uma alimentação vegetariana, medite, leia muita literatura brasileira, ouça muito Bach, Gismonti. Estude música ou pintura, ande pelado, faça sexo todos os dias (mas ejacule só de vez em quando), destrua a antena da tv e use-a só pra ver bons filmes, use a net só pra trocar e-mails.
j) À favor da livre expressão, o espaço é todo seu.
1.Fiquei muito feliz com a vitória do Lula. Saí pelas ruas buzinando e gritando como um doido. Eu estava muito feliz.
2. Detesto gurus. Acho que ninguém sabe nada e que tá todo mundo perdido.
3.Cerca de dez anos atrás resolvi sair dizendo por aí que eu era músico e todo mundo acreditou. Fiquei surpreso com isso.
4. Na escola onde leciono, adentrei uma rodinha de adolescentes que se ocupavam em amaldiçoar os homossexuais. Concordando com eles eu disse: - Também detesto bichas. Aliás, eu odeio bichas. Eu gosto mesmo é de homens. - Eles ficartam pálidos de espanto.
5. Agora chega de falar bobagem. O estado atual de desequilíbrio do planeta provém do baixo nível
k) Qual a melhor forma de contatar-lhe?
e-mail eduardoagni@hotmail.com
site www.eduardoagni.com.br
tel (11) 5071-7539
Edu, sem problemas, sem gambiarras, sem gurus e até sem Krishnamurti
- mas com muito admiração - te mando um abraço em nome de todos os leitores-ouvintes. Sabia que seu som afeta corações e mentes?

Acidentes Ambientais no Estado de SP. Tombamento de caminhão tanque, vazamento de produto com risco de contaminação, vazamento de óleo em praia. Disk Meio Ambiente 0800 11 3560, 24hs.

9. A g e n d a V i v a M a i s
::: Paulo Freire e Sua Viola no SESC
Apresentando "A Peleja de Papai Noel com o Capeta"
Dia 22/12/2002, às 11hs. Grátis. Local SESC Belenzinho, São Paulo.
www.paulofreire.com.br
::: Acampamento Para Jovens Franciscando
Oficina de artesanato, brincadeira, teatro, horta, comida natural.
De 12 à 18/1/2003, Jarinu, SP. Investimento R$ 510,00. Realização
Edson Hiroshi, tel (11) 5679-8518 www.franciscando.com.br
::: Trekking Fotográfico
Dias 18 e 20/1/2003. Investimento R$ 115,00. Realização Techimage
Tel (11) 5572-0510 www.techimage.com.br/hortocaragua.htm
http://www.paulofreire.com.br/

Trofoterapia. Células bem nutridas = corpo sadio. Aprendendo a alimentar-se com o pesquisador Rubens de Napole Filho.
www.consultanutrinforma.hpg.com.br
http://www.taps.org.br/dicas.htm

Direitos Autorais: essa e-zine é de domínio publico.
Reproduza e encaminhe livremente ! Evite Spams.

e-zine anterior

E-zine anterior

          

Próximo e-zine

próximo e-zine