S

A
A L A D E L E I T U R
HOME PAGE
ESCRITORES
PROFESSOR VIRTUAL
TESTES EDUCATIVOS
JOGOS LITERÁRIOS
SOB ENCOMENDA
SALA DE LEITURA
BUSCA LITERÁRIA
SEBO DA CULTURA

SALA DE LEITURA
ARTIGOS AUTO AJUDA CINEMA CONTOS CRÔNICAS ESOTÉRICO EXPRESSÕES
E-ZINE INFANTIL MEDITAÇÃO NOVELA POESIA PROVÉRBIOS TEATRO

Unitrilhas

No. 18 - 6/2/2003

1. R e g u l a n d o S u a M o c h i l a
2. C a r d á p i o P a r a T r i l h a s
3. A R e v o l u ç ã o d o s M e r c a d o s
4. M a n i f e s t a ç õ e s H u m a n a s
5. A t e n d i m e n t o
6. P r ó x i m o s R o t e i r o s
7. D i c a s
8. E n t r e v i s t a
9. A g e n d a V i v a M a i s

Olá, Estive Fórum Social Mundial/2003 www.forumsocialmundial.org.br . Constatei e vivi num mundo paralelo, onde as pessoas e suas atitudes são muito, mas muito mais importantes que as leis criadas para dominação. Onde a construção já é a desconstrução do incabível. Conheci pessoas do mundo inteiro, agindo em prol da coletividade e dum planeta mais saudável, doce, fluídico, onde todos tenham vez. Eu vi um mundo dando certo. Mas reparei que fomos levados a pensar que o mundo vai mal, numa cartada interesseira da mídia de massa. Ex: fui recebido numa casa de familia que nem me conhecia. É um programa chamado "Hospedagem Solidária", onde os moradores de Porto Alegre recebem os participantes do FSM. Foi enriquecedor conviver com essas pessoas. Por seis dias fomos pais e filhos temporários.
Agora posso afirmar com mais convicção ainda, que tem muita coisa e pessoas boas acontecendo por aí. Então uma dica: saia um pouco do seu ninho-cotidiano, veja e participe de "um outro mundo possivel", já acontecendo.
Ele é sempre lindo, faça sol ou chuva. É o Gaia agindo....todo dia....hoje.
Adriano Garbelini - Editor
unitrilhas@yahoo.com.br

Brasil Festeiro www.brasilfesteiro.com.br . Conhecendo melhor o Brasil atraves de suas manifestações culturais e musicais de raiz

1. R e g u l a n d o S u a M o c h i l a
Você sabia que mochilas com alças mal reguladas tendem a balançar e a amplificar o movimento do corpo, o que gera maior cansaço nas caminhadas? Por isso, aprenda agora como regulá-las corretamente:
- Use as alças de regulagem para melhor prender a mochila ao corpo. Quanto mais presa ela estiver em suas costas, menos atrapalhará
- A mochila precisa estar fixada confortavelmente em suas costas, sem vácuos ou pontos incômodos
- A parte de baixo da mochila deve se moldar comodamente na parte superior dos quadris, pois lá estarão cerca de dois terços do peso da mochila (as alças sobre os ombros suportam o resto)
- Sinta o peso centrado nas costas, ou seja, bem distribuído por toda a mochila. Nunca inicie caminhadas com um lado mais pesado que o outro
- Use as alças principais para colocar a mochila acima de seus quadris, nunca na mesma linha ou abaixo deles. As cintas horizontais, no peito ou na cintura, servem para estabilizar todo o conjunto. A mochila não pode ficar balançando quando você anda
- Confira a largura das alças principais. Em ombros muito largos, as alças principais podem causar assaduras na pele, abaixo dos músculos peitorais, principalmente em caso de longas caminhadas.
por Jony Favaro e Alexandra Soares fonte http://aventure-se.ig.com.br/especiais/7/0101-0200/120/120_03.html

2. C a r d á p i o P a r a T r i l h a s
O suco de uva contém mais calorias que o leite, uma certa analogia que pode ser levada mais longe; a composição do suco de uva mostra surpreendentes semelhanças com a do leite materno.
O açúcar do suco de uva, composto por glicose e frutose, é diretamente assimilável, não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos. É estimulante das funções hepáticas, constituindo mesmo a base de remédios farmacêuticos para o fígado (esta função é desempenhada não apenas pelo suco, como também, pela uva e folhas de parreira).
Sucos naturais são formas saborosas de superenergizar seu corpo com energia rápida. Os sucos naturais contém nutrientes específicos não encontrados em alimentos cozidos.
Tomar pequenos goles é melhor do que engolir o suco todo, pois pequenos goles corretamente salivados, evitarão distúrbios digestivos. Além disso, o efeito energético será maior. O suco de uva deve ser consumido isoladamente e não quando se consomem outros alimentos, para que se aproveitem todas as suas qualidades nutritivas.
Sob o aspecto nutricional, os principais constituintes do suco de uva são: água, açucares, ácidos orgânicos, sais minerais, vitaminas, substâncias nitrogenadas, compostos fenólicos e pectina.
fonte FAURGS ( Faculdade de Agronomia da Universidade do Rio Grande do Sul) Por Dra. Neiva Carniel Furlanetto, nutricionista
nota Unitrilhas. Principalmente no calor, congele seu suco de uva um dia antes de ir pra trilha e antes de guardá-lo na mochila, envolva-o em papel jornal. Ficará fresco por mais tempo

3. A R e v o l u ç ã o d o s M e r c a d o s
Marketing Hacker: A Revolução dos Mercados conta, por meio de uma série de artigos, a trajetória do projeto www.marketinghacker.com.br, iniciado por Hernani Dimantas hernani@javali.com.br em 1997.
Dimantas é um pioneiro no Brasil nas discussões sobre as relações entre a natureza e as finalidades da Internet, definida como um meio aberto à produção coletiva e destinado à troca de idéias e conhecimento entre pessoas, e os usos _ e abusos _ deste meio por parte das empresas.
Para o autor, as estratégia das empresas _ que consideram a Internet como um meio de comunicação de massa e um difusor de publicidade massiva, desconsiderando não apenas as opiniões dos consumidores como, em muitos casos, os próprios direitos destes _ tende ao fracasso na medida em que se amplia a comunidade de cidadãos que utiliza a Internet como uma ferramenta para expressar idéias, opiniões e críticas.
Conversando com autores como Pierre Lévy e com textos como o Manifesto Clue Train _ uma espécie de carta de princípios, elaborada nos Estados Unidos, sobre a ética na Internet _, o autor aborda a revolução que a Internet possibilita nas relações de produção e consumo de mercadorias e mensagens.
Trata-se de um livro fundamental para entender a Internet e as profundas mudanças que este meio tem provocado nas sociedades em geral e no contexto brasileiro em particular.
Por Maria Alzira Brum Lemos

4. M a n i f e s t a ç õ e s H u m a n a s
"achei bonito o apito da usina achei bonito o telefone tocar achei bonito o trem corrê na linha meu beim achei bonito avião pará no ar araçá, buriti, piquiá, cambuci" (recolhimento folclórico - folia de reis)
colaboração Anderson manufatura@manufatura.art.br

5. A t e n d i m e n t o
Tel (11) 6963-0232, de terça a sexta-feira, das 8:00 às 15:00 hs.
E-mails unitrilhas@yahoo.com.br e unitrilhas@ig.com.br
Sempre com aquele prazer de quem faz o que mais gosta.

6. P r ó x i m o s R o t e i r o s
8 e 23/2: Campos do Jordão, montanha, cachoeira 110,00
9/2: Monte Verde, montanha, queijos 110,00
16 e 22/2: Extrema, montanha, cachoeira 100,00
1 à 4/3: Alagoa, montanha, isolamento, alimentação natural 580,00
8, 16, 23/3: Caraguatatuba, cachoeiras do Pq Estadual 100,00
15 e 22/3: Cassandoca-Tabatinga, praias desertas, travessia 110,00
29/3: Salesópolis-Boissucanga, cachoeira, travessia 120,00
18 à 21/4: Cunha, arte, cachoeiras, bucolismo
27 à 29/6: Ilha Bela, música instrumental, cachoeiras

7. D i c a s
Escolha seu cantil ! (recipientes para levar água na trilha)
::: os de alumínio são resistentes, duráveis e mantém bem os líquidos, quentes ou frios. Não soltam gosto e são bem rígidos
::: os de couro são divertidos, higiênicos (soltam jatos de água), decorativos e anatômicos. São internamente emborrachados e soltam gosto na água
::: os de plástico são potenciais contaminantes sanguíneos, devido ao pvc. Porém baratos, leves, resistentes e fácil de encontrar no mercado
::: os descartáveis plásticos são leves, não soltam gosto e possuem bico tipo mamadeira. Encontrado em qualquer supermercado. Reaproveitáveis.

8. E n t r e v i s t a
Saiba o que está acontecendo em prol da qualidade de vida. Ações à favor da vida. Personagens anônimos que vibram, trabalham e agem por um mundo melhor
Conheça o empresário da engenharia automotiva Newton Yoshiyuki Shibata, amante da Vida, da Natureza e do relacionamento humano.
a) Olá Newton, o que é viver bem na sua opinião?
Olá! Viver bem é ter as ações coordenadas com os reais objetivos de Vida. É fazer do Mundo um lugar melhor para todos, é conhecer novas pessoas e lugares derrubando preconceitos e estendendo horizontes. Viver bem é ser feliz no presente.
b) E você, quais suas ações para viver melhor?
Ser membro da comunidade Unitrilhas, onde exercito a arte de conhecer novas pessoas e lugares. Caminhar pela cidade de SP com amigos como exercício e para manter o amor por essa cidade linda e maltratada. Jogar papo fora com os amigos num choppinho.
c) E para coletividade, tem feito algo?
Um projeto de formação humana envolvendo uma escola pública, onde procuramos fazer a juventude enxergar que ela possui vários recursos próprios para vencer na Vida, ou seja, é uma usina de criação de líderes produtivos através do auto-conhecimento.
d) Como é sua alimentação?
Quando tenho tempo, busco equilibrar a coisa indo para algo mais natural e preparado por mim mesmo. O "must" é a pizza integral, cuja receita foi aprendida com mestre Adriano Garbelini.
e) Que acha dos transgênicos?
É algo complexo... prefiro os produtos naturais originais.
f) Qual sua arte/artista preferido?
Adoro Tolkien, do "O Senhor dos Anéis" e lí todos os seus livros. Curto muito U2 e Gal Costa. Ultimamente estou apaixonado pelo cinema nacional: "Cidade de Deus" e "Madame Satã" são excelentes.
g) Quem ou o que mais lhe influenciou na compreensão da existência?
A arte de tirar proveito de cada momento como algo único. O que me influenciou é um processo de auto-conhecimento e auto-realização e a leitura sobre religiões sem comprometer minhas ações com elas. O trabalho voluntário abriu a minha cabeça.
h) As Unidades de Conservação Ambiental tem cumprido sua função?
Para conservar fauna e flora é preciso isolá-las. As Unidades estão aí para serem vistas e entendidas, elas precisam ser abertas de uma forma racional integrando as pessoas à Natureza. Assim, as pessoas terão consciência de seu papel no meio ambiente.
i) Qual sua recomendação para quem procura viver mais naturalmente?
Descobrir seus reais objetivos de Vida. É um exercício diário de auto-conhecimento, lembrando que não só você existe, mas também outras pessoas com ideais e necessidades diferentes dos seus.
j) À favor da livre expressão, o espaço é todo seu.
Acredito que o nosso Mundo pode ser melhor se vivermos melhor. Desde que me integrei à comunidade Unitrilhas sou uma pessoa mais feliz e conheci mais pessoas que estão fazendo o nosso Mundo melhor. Agradeço ao irmão Adriano pelo espaço para expor meus pensamentos e espero encontrar vocês em uma Unitrilhas.
k) Qual a melhor forma de contatar-lhe?
e-mail newton@netz.com.br
tel (11) 9612-8756
Obrigado pela consideração Newton. Nem tinha idéia de quanto as Unitrilhas interferem na vida das pessoas. Vai firme que seu caminho é bom - se é que existem caminhos.

Produtos Veraloe Cassiopéia, elevando a saúde humana através da Babosa....... naturalmente www.veraloe.com.br

9. A g e n d a V i v a M a i s
::: Oficina de Brinquedos
Construção de bonecas de pano, insetos e formato de animais.
De 6 à 27/2/2003, das 14 às 16hs, São Paulo, SP. Investimento R$
80,00. Realização Palas www.palasathena.org.br/cef/2003fev_oficina_brinquedos.html
::: Curso Temático de Educação Ambiental Trilhas, vivências e experiências, com Profª. Solange Guimarães
hadra@uol.com.br De 19 à 21/2/2003. Realização CEA/UNESP, Rio Claro, SP, tel (19) 3534 0122
::: Espirival
Festa do espírito. Com Edson Hiroshi. Dança, medicina alimentar...
De 1 à 4/3/2003. Investimento R$ 385,00. Local Jundiaí, SP
Realização Sathie, tel (11) 5679-8518 sathie@imagenet.com.br

Poda de árvores, limpeza de bueiros, coleta de lixo, remoção de veículos, esclarecimento de duvidas..... já pode ser pedido no site da Prefeitura de São Paulo http://sac.prodam.sp.gov.br

Direitos Autorais: essa e-zine é de domínio publico.
Reproduza e encaminhe livremente ! Evite Spams.

e-zine anterior

E-zine anterior

          

Próximo e-zine

próximo e-zine