S

A
A L A D E L E I T U R
HOME PAGE
ESCRITORES
PROFESSOR VIRTUAL
TESTES EDUCATIVOS
JOGOS LITERÁRIOS
SOB ENCOMENDA
SALA DE LEITURA
BUSCA LITERÁRIA
SEBO DA CULTURA

SALA DE LEITURA
ARTIGOS AUTO AJUDA CINEMA CONTOS CRÔNICAS ESOTÉRICO EXPRESSÕES
E-ZINE INFANTIL MEDITAÇÃO NOVELA POESIA PROVÉRBIOS TEATRO

Unitrilhas

No. 19 - 21/2/2003

1. A p r e n d e n d o e m A m b i e n t e s N a t u r a i s
2. F i c a m o s S e m T V !
3. C r i a n ç a s e o M u n d o Q u e Q u e r e m o s
4. M a n i f e s t a ç õ e s H u m a n a s
5. A t e n d i m e n t o
6. P r ó x i m o s R o t e i r o s
7. D i c a s
8. E n t r e v i s t a
9. A g e n d a V i v a M a i s

Oi, Freqüentar Ambientes Naturais me deixou mais amadurecido e ligado no que se passa no mundo, na vida (penso eu, risos...). Porque lá no mato os acontecimentos são totalmente diferentes ao nosso cotidiano. Parece que tudo funciona sob uma ordem Universal implícita, que nada mais é que desordem, caos, liberdade e diversidade de ações e acontecimentos. É a mesma diversidade que faz a vida existir fisicamente(diversidade biológica). Apesar da liberdade e livre arbítrio, tudo está direta ou indiretamente ligado e cumpre fielmente sua função para qual veio ao mundo. O conhecimento talvez jamais conseguirá detectar isso. Ainda bem que temos uma coisa que também rege a vida de todo ser humano: sensações, emoçõõõessss !
Adriano Garbelini - Editor
unitrilhas@yahoo.com.br

Canto Cidadão, uma organização para a Produção e Democratização da Informação para o terceiro setor e a cidadania www.cantocidadao.org.br

1. A p r e n d e n d o e m A m b i e n t e s N a t u r a i s
Problema derivado do modo de viver baseado no consumo, o lixo se tornou um dos maiores cânceres sociais. No Brasil, os grandes centros urbanos - confirmando a excessiva centralização da máquina publica - estão muito mais capacitados para um destino ambientalmente adequado do lixo, quando comparado a lugares mais remotos. Portanto, nas sua andanças, nas suas trilhas, pense nessas dicas:
-evite levar produtos descartáveis
-ao fazer sua compra, procure por produtos em embalagens recicladas
-leve sacolinhas plásticas vazias para acondicionar seu lixo
-e traga tudo que produzir de volta pra sua cidade
-inclusive o orgânico, que atrai animais como ratos, mosquitos e baratas
-e que podem causar doenças para as pessoas que utilizam as águas locais
-contaminando animais silvestres, através dos agrotóxicos contidos produtos humanos
-causam cheiro ruim e incomodam outros visitantes da trilha
-poluição visual, que corta o barato duma trilha selvagem
-liberar seus excrementos o mais longe possível da trilha, se passível, cavando um buraco no solo (não esqueça de avisar o guia que irá "passar um fax")
-alerte e incentive seus companheiros de trilha para os perigos ocultos do lixo
-participe de campanhas como o Dia da Montanha Limpa, Excursionismo de Mínimo Impacto www.geocities.com/mgrego/ceu/minimp.html ...
-e o melhor: use o bom senso, observe e aprenda com as coisas mais simples que acontecem.
Os Ambientes Naturais são as melhores locais para o aprendizado do funcionamento da vida. Use e abuse..... conscientemente !
equipe Unitrilhas

2. F i c a m o s S e m T V !
Quando as crianças se preparavam para dormir, uma de nossas filhas perguntou: "Mãe, como faremos quando voltar a televisão?"
Vivemos um período inusitado para uma família dos tempos modernos. Estamos praticamente sem televisores em casa. Uma onda repentina e seqüencial de quebradeira atingiu os aparelhos da família. Algo similar à entrada e ocupação das tropas russas em Pristina, Kosovo.
Não obstante a sensação inicial de desvalia e desconsolo, com o passar das noites fomos observando os benéficos resultados dos indesejáveis enguiços. Ficamos até espantados com tantos benefícios... o tempo de conversa familiar aumentou; o piano (relíquia de família) voltou à ativa. E como...; intensificou-se a leitura de livros, individuais e em conjunto; jantares mais serenos, participativos e conversativos; e, pelo menos uma vez por semana, reunimo-nos para rezar juntos. A despeito dos constantes shows de música e dança encenados pela caçula, o nível do volume de som geral baixou, em tempos de carência de silêncio.
Se a falta dos televisores apresentou-nos mais vantagens do que desvantagens, o que tem sido deficiente na televisão?
Primeiramente, o televisor é utilizado como "máquina de fazer silêncio". Não silêncio ambiente, ao contrário, os níveis de som são altíssimos, principalmente quando entram os comerciais. Porém, o silêncio entre as pessoas presentes. Sentados à volta da telinha, quando alguém esboça um comentário qualquer recebe, quase imediatamente: "Cala a boca!"
Ora, o uso da televisão seria um fantástico meio para gerar discussões e debates sobre assuntos, diferentemente do "você decide, na opção A ou opção B", sem senso crítico, analítico e perscrutador. As possibilidades educacionais........
continua no www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/qtv120220032.htm
por Palmiro F. da Costa, advogado no Rio de Janeiro

3. C r i a n ç a s e o M u n d o Q u e Q u e r e m o s
A melhoria dos hábitos alimentares constitui o eixo principal do trabalho em segurança alimentar desenvolvido em Anta Gorda, no Vale do Taquari, RS. Uma parceria entre a Emater/RS e a Secretaria Municipal de Educação está permitindo que merendeiras levem conhecimentos em alimentação alternativa e segura, adquiridos através de cursos, para a casa dos alunos. A educação alimentar foi incorporada ao plano pedagógico das escolas. Além da melhoria na qualidade nutricional das merendas, são realizadas oficinas práticas, ministradas pelas próprias merendeiras, com o auxílio dos professores, que ensinam aos alunos do ensino fundamental a importância do consumo de farelos, grãos e vegetais para a saúde. O conhecimento dos alunos é transmitido aos pais, que participam do abastecimento solidário na merenda das escolas e percebem a valorização de seus produtos. O programa atualmente envolve dez escolas de 28 comunidades e 620 famílias.
fonte Boletim Por Um Brasil Livre dos Trangêncos no.146
http://server.digipronto.com.br/idec.org.br/paginas/campanha_transgenicos_livre.asp

4. M a n i f e s t a ç õ e s H u m a n a s
Devia ter amado mais, ter chorado mais Ter visto o sol nascer Devia ter arriscado mais e até errado mais Ter feito o que eu queria fazer Queria ter aceitado as pessoas como elas são Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração O acaso vai me proteger Enquanto eu andar distraído O acaso vai me proteger Enquanto eu andar Devia ter complicado menos, trabalhado menos Ter visto o sol se por Devia ter me importado menos com problemas pequenos Ter morrido de amor Queria ter aceitado a vida como ela é A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier
EPITÁFIO (Titãs)
colaboração Clara claragiannelli@uol.com.br

5. A t e n d i m e n t o
Tel (11) 6963-0232, de terça a sexta-feira, das 8:00 às 15:00 hs.
E-mails unitrilhas@yahoo.com.br e unitrilhas@ig.com.br

6. P r ó x i m o s R o t e i r o s
1 à 4/3: Alagoa, montanha, isolamento, alimentação natural 580,00
8, 16, 23/3: Caraguatatuba, cachoeiras do Pq Estadual 100,00
15 e 22/3: Cassandoca-Tabatinga, praias desertas, travessia 110,00
29/3: Salesópolis-Boissucanga, cachoeira, travessia 120,00
18 à 21/4: Cunha, arte, cachoeiras, bucolismo
27 à 29/6: Ilha Bela, música instrumental, cachoeiras

7. D i c a s
Aqui algumas dicas para você aproveitar plenamente sua aventura.
::: andar em grupo é muito interessante. Você faz novas amizades, conhece outras posições de vida e se diverte muito
::: andar sozinho é bem diferente. Voce aguça a percepção do ambiente, e de si mesmo; um auto-conhecimento
::: trilhar em dupla também é ótimo, principalmente para curtir um parceiro(a) ou amigo(a) querido(a)

8. E n t r e v i s t a
Saiba o que está acontecendo em prol da qualidade de vida. Ações à favor da vida. Personagens anônimos que vibram, trabalham e agem por um mundo melhor
Conheça Evandro Sanguinetto diretor da Encantador de Sonhos Educação e Meio Ambiente, uma empresa voltada para a educação, ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento integral do ser.
a) Olá Evandro, o que é viver bem na sua opinião?
É viver em harmonia, primeiro consigo mesmo, depois com a família, a sociedade, o planeta. É olhar para o outro e reconhecer nele um extensão de você, uma parte do todo que compõe a existência.
b) E você, quais suas ações para viver melhor?
Posso fazer de minha vida o que bem entender. Temos livre-arbítrio, não é? Então resolvi dedicar-me à evolução de tudo que tem vida, seja pessoas, seres diversos, pensamentos, sentimentos, emoções. Aprendi e exercito olhar o outro como extensão de mim mesmo, como espelho de mim mesmo. Exercito o respeito à diferença.
c) E para coletividade, tem feito algo?
Essa frase da Oficina de Sonhos "Sementes da Paz" resume bem a filosofia da empresa: "(...) a função de um Encantador de Sonhos é encantar os sonhos pessoais e coletivos para que se transformem em seres luminosos que possam fazer a viagem do reino das idéias para o reino da manifestação prática de realização na matéria".
d) Como é sua alimentação?
Muito à base de cereais. Nada de carne, a não ser um peixinho de vez em quando.
e) Que acha dos transgênicos?
A FAO (segundo Ziegler) diz que o mundo produz alimentos para 12 bilhões de pessoas. Fazendo as contas: somos 6,5 bilhões e dessas 900 milhões padecem de fome extrema. Os transgênicos são a expressão de mentes doentias que tem olhos apenas para lucros.
f) Qual sua arte/artista preferido?
A principal é a arte da contemplação: chegar em um belo lugar e permanecer extasiado diante de sua beleza; ou procurar em um lugar "sem vida", a beleza que sempre esconde.
g) Quem ou o que mais lhe influenciou na compreensão da existência?
Foram certamente as filosofias orientais, a possibilidade de buscarmos o "caminho do meio", alinhando pensamento, palavra, emoção e ação. A noção de "causa e efeito" (toda ação corresponde a uma reação, de acordo com a física) e a possibilidade de se desenvolver e transcender a matéria, a dualidade do bem e do mal.
h) As Unidades de Conservação Ambiental tem cumprido sua função?
Tem muita gente boa em todo lugar. E é preciso lembrar que as instituições são compostas de pessoas e seu trabalho será a cara das pessoas que o desenvolvem.
i) Qual sua recomendação para quem procura viver mais naturalmente?
Pacificar, olhar para dentro, buscar o alinhamento entre pensamento, palavra, coração e ação.
j) À favor da livre expressão, o espaço é todo seu.
Vi Lula sendo diplomado presidente. Com a voz embargada e chorando, disse que sempre fora criticado por não ter diploma. Mas que agora, o primeiro diploma que recebia em sua vida era o "diploma de presidente do meu país". O coração chegou ao poder! Pela primeira vez na história temos a possibilidade de unir razão e emoção, cabeça e coração. Quando a ação é embasada apenas na razão, construímos mundos de exclusão: não importam pessoas, importa o lucro! Quando entra a emoção, o feminino, o cuidado, o acolhimento, a lágrima, a ação se reveste de novo significado. O Brasil está encontrando sua alma e dando-lhe acolhida.
k) Qual a melhor forma de contatar-lhe?
e-mail sanguinetto@uol.com.br encantadordesonhos@ieg.com.br
site www.encantadordesonhos.hpg.ig.com.br/tudo.htm
Você já sonhou, já elaborou, agiu ou conquistou algum de seus sonhos? Se sim, manda sua entrevista que eu publico. Se não, saiba que - querendo - sonhos viram realidade. Pergunta pro Evandro.

Coluna da Marina Lemle no JB Online. Toda segunda-feira dicas bem úteis para o cotidiano de quem gosta de se comunicar por e-mails http://jbonline.terra.com.br/insite

9. A g e n d a V i v a M a i s
::: Lançamento de Livro
Marketing Hacker: A Revolução dos Mercados, de Hernani Dimantas
Dia 24/2/2003, 19hs. Livraria Fnac, Av Pedroso de Morais, 858, SP
Convite www.marketinghacker.com.br/media/1/20030207-convite.jpg
Leia entrevista www.novae.inf.br/marketinghacker/entrevista_hernani.html
::: Curso Tecnologias Sustentáveis para América Latina
Por Paolo Lugari, da Las Gaivotas, ecovila modelo do PNUD, Colômbia
Dias 9 e 10/3/2003. Local Pirenópolis, GO. Realização IPEC/PAL
Inst de Pesquisas do Cerrado, tel (61) 9645-6333 ipec1@terra.com.br
www.permacultura.org.br/ipec/downloads/conferencia.doc
::: Curso Fon Suei e Fundamentos do I Ching
Dia 15 e 22/3/2003. Investimento R$ 250,00. Local V Mariana, SP.
Realização Ass Centro Social Tochugui, tels (11) 5084-1831 / 9106-0388
Colaboração H. Sathie Seó sathie@imagenet.com.br

Conheça um pouco sobre a pedagogia libertária: livre expressão, independência, autogestão e liberdade começam na infância.
http://somaterapia.vilabol.uol.com.br/peda.html

Direitos Autorais: essa e-zine é de domínio publico.
Reproduza e encaminhe livremente ! Evite Spams.

e-zine anterior

E-zine anterior

          

Próximo e-zine

próximo e-zine

>