S

A
A L A D E L E I T U R
HOME PAGE
ESCRITORES
PROFESSOR VIRTUAL
TESTES EDUCATIVOS
JOGOS LITERÁRIOS
SOB ENCOMENDA
SALA DE LEITURA
BUSCA LITERÁRIA
SEBO DA CULTURA

SALA DE LEITURA
ARTIGOS AUTO AJUDA CINEMA CONTOS CRÔNICAS ESOTÉRICO EXPRESSÕES
E-ZINE INFANTIL MEDITAÇÃO NOVELA POESIA PROVÉRBIOS TEATRO

Unitrilhas

No. 28 - 18/11/2003

1. D i c a s
2. ? E c o t u r i s m o
3. U m M u n d o P a r a T o d o s
4. M a n i f e s t a ç õ e s H u m a n a s
5. A t e n d i m e n t o
6. P r ó x i m o s R o t e i r o s
7. E n t r e v i s t a
8. A g e n d a V i v a M a i s

A Prefeitura de São Paulo está com o projeto de participação popular nos Pqs Públicos. Uma iniciativa importante, com atraso de uns 50 anos. O Governo também está implantando os Conselhos Consultivos nas Unidades de Conservação Estaduais Essas são boas oportunidades aos usuários atuarem para que as áreas publicas entrem de vez nas prioridades das políticas governamentais. E para as outras pessoas - aliás a grande maioria - que não possuem um Pq perto de casa, bom momento para iniciar uma ampla articulação para que seu pedaço fique mais verde. E, se alguém ainda tem dúvidas sobre a importancia dessas áreas, é só dar uma lidinha no Thoreau.
Abraço Aventureiro,
Adriano Garbelini - Editor

Pessoas carentes, portadoras de deficiência física, mental, auditiva e visual, podem viajar em ônibus interestadual gratuitamente. É o Passe Livre www.transportes.gov.br/ascom/PasseLivre/Manual.htm

1. D i c a s
Confira o site da Terenet www.terenet.com.br onde você pode assistir ao vídeo das últimas 12 horas da Serra dos Órgãos. Dá para ver do Dedo de Deus até o Papudo, tendo total noção da nebulosidade e ventos!! Atualizado de hora em hora, ou seja, cada hora um novo filme acelerado!!!
colaboração Flávio Zen Mello

2. ? E c o t u r i s m o
O consumidor que adquirir uma passagem aérea ou um pacote turístico em uma agência de viagens e enfrentar problemas como overbooking ou falta de reserva no hotel, não poderá mais reclamar diretamente na Agência de Viagens na qual contratou os serviços. É o que pretende o projeto de lei projeto de lei n.º 5120/01, de autoria do Deputado Alex Canziani, do PTB - PR, já aprovado na Câmara dos Deputados e que no momento tramita no Congresso Nacional.
Se aprovado pelo Senado, o projeto de lei desrespeitará um dos pilares fundamentais do Código de Defesa do Consumidor, que atribui aos fornecedores a responsabilidade pela prestação dos serviços.
Para impedir que essa nova e vergonhosa tentativa seja bem sucedida, o Idec está lançando uma campanha de envio de e-mails ao deputado Luiz Eduardo Greenhalgh do PT - SP, relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e aos senadores que deverão votar o PL.

3. U m M u n d o P a r a T o d o s
A prefeitura lançou um projeto para implantação de conselhos gestores que poderão influenciar em novas decisões. Há vagas para pessoas físicas, ONG´s e empresas que queiram se candidatar. Para isso é necessário ser usuário do Parque e morar no raio de "influência" .
Quem conhece o Parque Burle Max, no Panamby, sabe que, de longe, ele é um dos mais seguros e bem administrados da cidade. Isso se deve ao fato de, excepcionalmente, ser administrado por uma Fundação, sem custos para a Prefeitura. Apesar do perfeito funcionamento temos encontrado entraves para liberação de algumas ações dentro do Pq, apesar de serem todas legais. Imaginamos que com essa eleição corremos o risco de termos nossas ações dificultadas devido a "jogos" de política.
Portanto, peço aos moradores da cidade que se envolvam nos processos dos Pqs próximos às suas casas. E, aos que moram no Panamby, Morumbi ou proximidade do Parque Burle Max que venham nos ajudar a montar a Associação de Amigos do Parque Burle Max (com processo encaminhado) e/ou venha nos ajudar se candidatando a uma vaga do conselho gestor ou, ao menos, votando em nossas chapas em 30/11.
Também gostaria de pedir que caso alguém saiba ou faça parte de alguma ONG desta região, por favor, me avise. Estamos fazendo uma listagem para poder entrar em contato.
Adriana Guimarães site da Prefeitura

4. M a n i f e s t a ç õ e s H u m a n a s
A minha vizinhança oferece muito passeios agradáveis e, embora eu tenha caminhado quase todos os dias, por muitos anos, e algumas vezes por dias seguidos, ainda não os esgotei. Uma nova perspectiva é uma grande felicidade e ainda posso realizá-la em qualquer tarde. Duas ou três horas de caminhada me transportarão a um país diferente que não esperava encontrar.
Existe, de fato, uma espécie de harmonia a ser descoberta entre as possibilidades da paisagem, num círculo com raio de dez milhas, ou dentro dos limites de um passeio à tarde, e os setenta anos da vida humana. Ela nunca se tornará completamente familiar para você...
O Pequeno Livro da Sabedoria, Henry D Thoreau, ed Best Seller

5. A t e n d i m e n t o
Tel (11) 6963-0232, de terça a sexta-feira, das 8:00 às 15:00 hs.
E-mails unitrilhas@yahoo.com.br e unitrilhas@ig.com.br

6. P r ó x i m o s R o t e i r o s
22/11: Campos-Pinda, montanha, travessia 110,00
29/11: Sete Praias, praias desertas, encostas rochosas 110,00
30/11: Cassandoca-Tabatinga, praias desertas, travessia 110,00
7/12: Juréia, praias desertas 100,00
14/12: Cantareira, águas claras, pedra grande 50,00
15 a 23/12: Tibá Tour, ecovila, viagem cooperada
27/12 a 1/1/04: Alagoa, montanha, alimentação natural 780,00

7. E n t r e v i s t a
[pessoas vibrando e agindo por um mundo melhor]
Gosto muito da tranqüilidade e infra de Mogi das Cruzes. E lá você pode fazer bons contatos, como por ex o Valter, consultor logístico.
a) Olá Valter, o que é viver bem na sua opinião?
É poder aproveitar os benefícios da tecnologia reduzindo o impacto ambiental. É balancear uma vida saudável em contato com a família e os amigos com um trabalho ético. Sou contra radicalismos. Como diriam os budistas, é escolher o caminho do meio.
b) E você, quais suas ações para viver melhor?
Optei por viver fora da metrópole porque não sou viciado em monóxido de carbono, mas suficientemente perto dela para aproveitar seus benefícios. Adotei o conceito de "home office" .
c) E para coletividade, tem feito algo?
Sou um crítico feroz da falta de civilidade em nossa sociedade. Quer me ver bravo é furar fila, usar vaga de deficiente, jogar bituca. Procuro tratar disso sempre que possível em meus programas de treinamento. E quero iniciar ainda este ano um trabalho voluntário.
d) Como é sua alimentação?
Colorida e sem preconceitos. Como de tudo e sem consciência pesada, só tendo o cuidado de não exagerar no sal, gordura, açúcar, e evitar refrigerantes. Esse lance de não comer carne deixa meus caninos indignados. Quem disse que uma cenoura não é um material em decomposição assim que sai da horta?
e) Que acha dos transgênicos?
Num país em que 30% da produção agrícola se perde entre o produtor e o consumidor, transgênicos não farão diferença. O fundamental é desviar dinheiro das guerras para a produção de alimentos, medicamentos e educação. A tecnologia não é perversa assim como a maioria dos cientistas só quer a grandeza humana.
f) Qual sua arte/artista preferido?
Sou eclético de carteirinha. Minha discoteca tem de música caipira até música para meditação. Aprecio dança, fotografia, artes plásticas e quaisquer manifestações artísticas inteligentes.
g) Quem ou o que mais lhe influenciou na compreensão da existência?
Seria muita pretensão achar que compreendo. Mas gosto de uma frase: "Ver o mundo num grão de areia, e o céu numa flor agreste". Acho que a existência não precisa de grandes explicações.
h) As Unidades de Conservação Ambiental tem cumprido sua função?
É preciso mais do que delimitar áreas e definir como crime inafiançável a captura da taturana amarela do alto Paticumbum. Precisamos dar condições para o turismo sustentável e cuidar dos habitantes locais que não tem de onde tirar recursos para sua subsistência.
i) Qual sua recomendação para quem procura viver mais naturalmente?
Não seja radical. Todos os extremos significam que você deixou de lado um monte de possibilidades. Seja um cidadão consciente e procure deixar tudo um pouco melhor do que você encontrou.
j) À favor da livre expressão, o espaço é todo seu.
É duro perceber, que o homem está perdendo o senso de gentileza, de delicadeza mesmo no trato com o outro. Eu canso de ver carinha estacionando em cima de faixa de pedestres, furando semáforo ou emprestando criança pra sair mais rápido da fila do banco.
k) Qual a melhor forma de contatar-lhe?
Vamu de imeiel né: contato@clinicalogistica.com.br
[Aquela força Valter, e muito grato pelas palavras.]

e-Fotos Express: www2.e-fotos.com.br - Revelação convencional de fotos digitais.

8. A g e n d a V i v a M a i s
::: 5º Feira de Livros da USP
Edusp, mais 100 editoras com descontos a partir de 50%
De 19 a 21/11/03. Local prédio da História e Geografia (FFLCH)
colaboração Maria Cristina
::: Oficina A Criança, O Artista e O Índio Internos
Danças, poesias, canto, musica, artes-plásticas. Com Cecilia Borelli
Dia 29/11/03, 10 as 16h. Investimento R$ 75. Inscrições (11) 5571-9775.
Realização Espaço Integração, R Md Cabrini, 265A, metrô V Mariana
::: Viagem Ceará Mar e Sertão
Turismo sócio-cultural de intercâmbio em comunidades visitadas
De 13 a 21/12/03. Investimento R$ 900. Realização Projeto Bagagem

Assine [trilhadica] grupo de intercâmbio para quem curte viagem, trilha e ambientes naturais trilhadica-subscribe@yahoogrupos.com.br

Direitos Autorais: essa e-zine é de domínio publico.
Reproduza e encaminhe livremente ! Evite Spams.

e-zine anterior

E-zine anterior

          

Próximo e-zine

próximo e-zine