S

A
A L A D E L E I T U R
HOME PAGE
ESCRITORES
PROFESSOR VIRTUAL
TESTES EDUCATIVOS
JOGOS LITERÁRIOS
SOB ENCOMENDA
SALA DE LEITURA
BUSCA LITERÁRIA
SEBO DA CULTURA

SALA DE LEITURA
ARTIGOS AUTO AJUDA CINEMA CONTOS CRÔNICAS ESOTÉRICO EXPRESSÕES
E-ZINE INFANTIL MEDITAÇÃO NOVELA POESIA PROVÉRBIOS TEATRO

Unitrilhas

No. 31 - 27/2/2004

1. D i c a s melhorarando suas pedaladas
2. P a r a C r i a n ç a s denuncie maus tratos infantis
3. U m M u n d o P a r a T o d o s Christiania, a cidade livre
4. M a n i f e s t a ç õ e s H u m a n a s saindo da passividade
5. P r ó x i m o s R o t e i r o s juréia, campos do jordão, ilhabela...
6. A g e n d a V i v a M a i s curso de jardins comestíveis
7. L i g a ç õ e s sites interessantes

Gostaria de agradecer as pessoas que me responderam a pesquisa de opinião, obrigado gente. Algumas sessões serão modificadas outras excluídas, com por ex as Entrevistas, que dão um trabalho danado para produzir, mas é a parte menos lida. Uma constatação de hábitos de leitura me deixa preocupado. 61% disseram na pesquisa que deixam de ler por falta de tempo. Então combinemos o seguinte. Eu melhoro e deixo a Trilhazine mais enxuta e você arruma um tempo para ler, ok? Por unanimidade das respostas a circulação continua mensal e o formato fica em texto-HTML, mantendo-a leve para abrir. Mais alguma opinião?
Abraço Aventureiro,
Adriano Garbelini - Editor

1. D i c a s
Parte das pessoas que usam a bicicleta diariamente pedala com muita força, isto é, usando uma marcha muito pesada. Mesmo que os músculos agüentem essa força toda, pode ser que, pelo fato deles não estarem preparados para isto, acabem sobrecarregando as articulações.
Uma das maneiras de se perceber quando se está pedalando muito forte, é reparando no movimento das costas. Se o ciclista está ajudando a pedalar com as costas, isto é, fazendo movimentos para cima e para baixo com a mesma, é sinal que uma marcha mais leve vai bem.
Se você não tiver um preparo muito bom para ciclismo aconselha-se que pedale com um giro alto e pouca força.
Eliana e Rodrigo cicloturistas

2. P a r a C r i a n ç a s
Alô Vida - serviço telefônico da Fundação Orsa que atende a chamadas sobre violência contra a infância, adoção e deficiências.
A equipe que atende as chamadas, formada por profissionais de psicologia e serviço social, atende qualquer caso de suspeita de violação de direitos contra a criança e o adolescente. As denúncias podem ser anônimas e o atendimento é sigiloso. Os casos de violência são encaminhados aos órgãos competentes: conselho tutelar ou vara de infância e juventude do município. Após 15 dias, a equipe volta a entrar em contato com o órgão para saber se o caso foi averiguado, se foi confirmado e que medidas foram tomadas.
"Tivemos o caso de uma menina de nove anos que ligou para denunciar o pai que não a devolveu à guarda da mãe e ficou quase um mês sofrendo ameaças. Ela soube do Alô Vida pelo projeto social que participava. O resultado do atendimento foi o retorno da menina para casa e o encaminhamento de toda a família para tratamento psicoterapêutico.
Alô Vida (11) 4181-8866 alovida@fundacaoorsa.org.br.
Mariana Loiola

3. U m M u n d o P a r a T o d o s
Christiania. Parece ter saído de um conto de fadas. Flores espalham-se por janelas de pequenos sobrados de pedra, em ruas ainda de paralelepípedos; calçadas que lembram bosques, com um chão que veste um cobertor de retalhos, folhas cor de ferrugem; e há o céu, azul, que não ameniza o ar gelado de novembro. O tempo parece parado. Monotonia de outono, entretanto, que se quebra com o burburinho incessante de um pequeno mercado de artesanato, marijuana e haxixe.
O turista desavisado que passa por København (Copenhague, em dinamarquês) nem sequer percebe Christiania. É como se fosse um bairro, incrustado que está na capital escandinava.
Christiania é organizada em vários conselhos, onde todos os moradores têm direito a opinar e discutir os problemas comunitários. As decisões não são feitas por votação, mas sim através do consenso.
Todos têm a obrigação de viver com as decisões tomadas nas reuniões - e todos têm acesso e o direito de opinar. Mesmo com esta forma de democracia, algumas pessoas decidem não utilizar seus direitos - por exemplo, o tópico a ser discutido na reunião influencia bastante o quorum. Pode ser um processo difícil, e muitos christianitas (como são chamados) estão cansados de reuniões. Mas todos eles, inclusive os milhares de ex-moradores que hoje estão espalhados pelo mundo, aprenderam algo sobre auto-gestão através deste processo.
André Deak www.emcrise.com.br

4. M a n i f e s t a ç õ e s H u m a n a s
Há muitas razões para você ter medo de tentar, muitas razões para falhar, muitas razões para desistir, muitas razões para voltar à sua concha e esperar a vida se esgotar. Aos poucos. Jogando fora um dia de cada vez.
Sim. Há muitas razões para acreditar naquela voz, dentro da sua cabeça, que tenta anular você, corromper seu potencial e convencer você de que é um desperdício tentar dar o próximo passo. Essa voz diz: "Para que escrever a própria história? Assista TV, e viva a história de outros, coma mais e não se exercite, para destruir sua principal máquina de mudar seu mundo; esqueça o amor, anule-se." Estas são as mensagens que tentam derrubar você...
Aldo Novak, conferencista

5. P r ó x i m o s R o t e i r o s
7/3 Sete Praias praia, travessia, peixe frito 110ºº
12-14/3 Ilhabela cachoeira, praia, cultura 365ºº
21/3 Campos do Jordão montanha, cachoeira 100ºº
27/3 Juréia praia deserta, cachoeira ambiente selvagem 100ºº
28/3 Cantareira águas claras, lago 50ºº

6. A g e n d a V i v a M a i s
Curso Jardins Comestíveis
Com Cristiana Reis, Fernanda Queiroz e Marcos Fróes.
De 19 a 21/3/04. Local IPEMA Inst Permacultura, Ubatuba, SP.
Curso O Poder do Alimentos na Medicina Chinesa
Os cinco elementos e reordenação do organismo.
Dias 17 e 18/4/04, das 19:30 as 22h. Valor R$ 180. Realização
Elemento Terra R Rio da Prata, 176, Brooklin, SP. Tel (11) 5505-6703

7. L i g a ç õ e s
http://mochilabrasil.uol.com.br/mochileiros/default.asp
O fórum para viajantes mais completo da Internet, onde você pode trocar idéias e dicas de viagem direta e pessoalmente com outros amantes da mochilada.
www.mg.senac.br/aprendendo/turismo/default.htm
Site do Senac-MG que oferece dicas de viagem, de fotografias em trilhas... tudo em áudio. Isso mesmo, você vai escutando. Precisa ter um micro com boa memória e sistema de áudio instalado.
www.viaglobal.com.br
Site com dicas super organizadas sobre arte, cultura, restaurantes, passeios... das principais cidades brasileiras. Tem opinião de usuários dos serviços divulgados. Navegação agradável e eficaz.

© essa e-zine é de domínio publico.
Reproduza e encaminhe livremente! Evite Spams.

e-zine anterior

E-zine anterior

          

Próximo e-zine

próximo e-zine