Textos escritos por crianças

1º Lugar - Escola: Meu Pedacinho do Céu - Aluno: Bruno Emanuel Silva Aranha - Professora: Nilse Coure - Título: A natureza

A natureza existe a milhares de anos, do aparecimento dos dinossauros até os nossos dias.
O homem já vem destruindo a natureza há muito tempo. No Brasil a derrubada de árvores começou em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil.
Naquela época existiam muitas árvores chamadas de pau-brasil e da sua madeira se extraia uma cor avermelhada para tingir roupas.
Daí em diante o homem começou a destruir a natureza e não parou mais ,só agora no século XXI é que o homem foi se tocar que estava prejudicando a si mesmo, com a poluição, desmatamento, etc.
Agora o homem está tentando o reflorestamento, fazendo reservas para cuidar da natureza. Mais ainda existem pessoas que desmatam ilegalmente para ganhar dinheiro. Muitos invadem florestas indigenas para fazer garimpo prejudicando ainda mais o ambiente.
Eles pensam que nada disso faz mal, mais essa erosão com o tempo destroi ainda mais a natureza.
Cuide bem dela. Preserve a vida.


2º Lugar - Escola: Centro Infantil Primeiros Passos - Aluna: Talita Karen Nascimento Veloso - Professor: Néris Modesto - Título: A Natureza é o Homem

O homem hoje não dá importância para a natureza.
Ela é uma das coisas mais bela que Deus criou.
A natureza e tudo aquilo feito por Deus sem a participação do homem.
O homem tem que preservar mais a natureza porque sem o verde das árvores, sem o canto dos pássaros tudo ficaria muito triste.
Os donos das fábricas pensam apenas em ganhar dinheiro pra ter tudo do bom e do melhor só não pensam em colocar filtros nas chamines para diminuir a poluição do ar.
Há muito tempo atrás na arca de Noé, antes de Cristo, Deus armou uma grande tempestade. Noé, antes da tempestade cair chamou as crianças, os animais para dentro da arca e com essa tempestade Deus destruiu a natureza.
Com isso Deus então disse, nunca mais irei destruir a natureza com água . Então criou o arco-íris como símbolo de sua aliança com o homem.
Se Deus reconheceu que errou destruindo a natureza, porque não podemos reconhecer também que estamos errados quando cometemos esse crime.
Preserve a natureza, não queime, não desmate, porque quando você faz isso você está tirando uma vida.


3º Lugar - Escola São Jerônimo - Aluna: Jéssica Oliveira Pereira - Professora: Áurea Cristina - Título: O mundo está se acabando

Aos poucos o ser humano está acabando com o mundo, cortando árvores, poluindo a cidade, os mares, os rios e muito mais. Será que eles não tem consciência que se eles acabarem com o mundo estarão acabando com eles mesmos?
O ser humano está se importando muito com os bens materiais, não está preocupado nem um pouco com a natureza, com a harmonia dos pássaros, com a água pura dos rios e etc.
As industrias estão cada vez crescendo mais e poluindo ainda mais o mundo.
Se todos tivessem um pouquinho de amor no coração e humildade, o mundo já estaria numa situação muito melhor. Se cada uma pessoa estivesse consciente que uma simples atitude de se jogar papel de bombom da janela do carro já está prejudicando o meio ambiente, esse mundo já estaria no seu lugar certo.
Nós que ainda somos jovens temos a chance de melhorar esse mundo, de conscientizar o ser humano que poluindo estaremos nos prejudicando também.
Vamos fazer com que tenha árvores em todos os lugares e que nós possamos sentir o ar puro soprar no nosso rosto. A natureza em si é muito importante para nós e com ela que se tem remédios, a nossa casa, etc.
Nós somos o futuro desse mundo e temos a chance de melhorá-lo, então vamos cuidar bem da natureza.


Texto anterior

Texto anterior

          

Próximo texto

Próximo texto