Você está no Site do Escritor

4º CAMPEONATO DE POESIA "SITE DO ESCRITOR"

Objetivo: Divulgar a literatura, sobretudo a poesia. Aprimorar a técnica de escrita dos participantes através da prática da crítica, autocrítica e da assimilação da crítica recebida. Intercâmbio entre escritores e aficionados das artes de escrever e ler.

Premiação: Auto confiança, auto conhecimento, novas amizades, aprimoramento técnico, etc

Inscrição: Cada participante só poderá se inscrever com uma única poesia. Serão 32 participantes, selecionados por ordem crescente de data de inscrição.

Correção: Não haverá correção de textos, pois não há como corrigir a criação literária. Cada participante analisará de duas poesias por vez, e deverá escolher uma delas como sendo a sua preferida. Além da escolha, deverá descrever pontos positivos e negativos que viu em cada texto. O conteúdo desta descrição será publicado no Site do Escritor. Após o final do campeonato será enviado, para cada participante, um arquivo em formato pdf com todos os detalhes do evento.

Forma de disputa: Segue o modelo adotado pelos últimos campeonatos mundiais de futebol, com 32 poesias participantes, divididas em oito grupos de quatro poesias. As duas poesias com melhor pontuação em seu grupo, classificam-se para a próxima fase. As 16 poesias restantes se enfrentarão em grupo de 2 até chegar à campeã.

Forma de avaliação: Cada participante receberá, via email, duas poesias semanalmente, sem identificação do autor, e deverá sempre escolher uma como sendo a sua preferida em relação a outra; deverá justificar a escolha apontando os pontos positivos e negativos de cada uma delas; esta justificativa deverá ter no mínimo 100 caracteres para cada poema, e as duas poesias devem ter seu julgamento. O participante não receberá sua própria poesia para análise em confronto com outra. Todos os participantes receberão o mesmo número de poesias para análise. Os participantes poderão receber a mesma poesia mais de uma vez, só que em confronto diferente. Todas as poesias serão publicadas no Site do Escritor, e os internautas também poderão votar, desde que com justificativa apropriada. Apenas um voto de internauta será aceito como pontuação, será o que tiver a justificativa redigida com a maior qualidade, emitindo opinião sobre as duas poesias. Vence o confronto, quem terminar com a maior quantidade votos.

Pontuação: Vitória no confronto entre as poesias = 3 pontos para o vencedor e = 0 pontos para o perdedor. Empate no confronto das poesias = 1 ponto para cada participante. Participação = 2 pontos para quem justificar com no mínimo 100 caracteres para cada poema; = 1 para quem justificar apenas um poema ou não justificar com no mínimo 100 caracteres qualquer um dos poemas. = 0 ponto para quem não votar ou não justificar.

Classificação: A ordem de classificação na fase de grupos será por quem tiver mais "pontos", "vitórias", "participação", "votos a favor", menor "votos contra". Caso todos estes itens estejam iguais, os participantes estarão empatados na classificação.

Prazos: Serão aceitas inscrições até o dia 30 de setembro de 2010. No final de semana subseqüente será publicada a lista dos participantes e a tabela geral do evento. A partir daí, semanalmente, serão publicadas as demais rodadas de desafios. Semanalmente será atualizada a classificação por identificação de inscrito, sem a associação à poesia.

Conteúdo do texto: O tema, formato, conteúdo, etc; é livre. O artista deve ter liberdade para criar.

Finalização: Esperamos que todos se divirtam e aprendam mais um pouquinho. Para que nosso campeonato dê certo, é necessário que todos participem; cumprindo os prazos, lendo e avaliando com atenção as poesias dos demais participantes, criticando, sugerindo e elogiando nosso trabalho para atingirmos um formato ideal.

Um Grande Abraço

Site do Escritor

 VOLTAR