O que a bíblia realmente ensina?

Testemunhas de Jeová

www.jw.org

Gostaria de conhecer a verdade? A Verdade sobre o quê? Sobre algumas ds perguntas mais importantes que as pessoas já fizeram.

Será que Deus realmente se importa conosco?
Motivo da pergunta: Vivemos num mundo cheio de crueldade e injustiça. Muitas religiões ensinam que nosso sofrimento é da vontade de Deus.
O que a bíblia ensina: Deus nunca causa a maldade. “O verdadeiro Deus jamais faria o que é mau, o Todo Poderoso nunca faria o que é errado” diz Jó 34:10. Deus tem um propósito amoroso para os humanos. É por isso que Jesus nos ensinou a orar: “Pai nosso, que estás no céu... venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra” (Mateus 6:9, 10). “Deus se importa tanto conosco que não mediu esforços para garantir o cumprimento de seu propósito¨João 3:16.

A guerra e o sofrimento acabarão algum dia?
Motivo da pergunta: A guerra continua a tirar um número enorme de vidas humanas. Todos nós já passamos por algum tipo de sofrimento.
O que a bíblia ensina: Deus diz que no futuro vai estabelecer paz na terra inteira. Debaixo de seu reino, um governo dos céus, as pessoas não aprenderão mais a guerra. Em vez disso, elas “transformarão as suas espadas em arados” (Isaías 2:4). Deus acabará com todo tipo de injustiça e sofrimento. A bíblia promete: “[Deus] enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor. As coisas anteriores [incluindo as injustiças e o sofrimento de hoje] já passaram” (Apocalipse 21:3,4).

O que acontece depois da morte?
Motivo da pergunta: A maioria das religiões ensina que algo dentro da pessoa continua vivendo depois da morte do corpo. Algumas dizem que os mortos podem prejudicar os vivos e que Deus castiga os maus, condenando-os ao tormento eterno num inferno de fogo.
O que a bíblia ensina: Ao morrer, os humanos deixam de existir. “Os mortos não sabem absolutamente nada”, diz Eclesiastes 9:5. Visto que os mortos não sabem nada, não sentem nada, nem podem fazer nada, eles não podem prejudicar, nem ajudar, os vivos.

Há alguma esperança para os mortos?
Motivo da pergunta: Nós queremos viver. Queremos aproveitar a vida com aqueles que amamos. É natural desejarmos ver novamente as pessoas queridas que morreram.
O que a bíblia ensina: A maioria das pessoas que morreram serão ressuscitadas. Jesus prometeu: “Os que estão nos túmulos... saírão” (João 5:28, 29). De acordo com o propósito que Deus tinha no início, os ressuscitados para a vida na terra viverão num paraíso (Lucas 23:43). Nesse futuro prometido, as pessoas obedientes terão saúde perfeita e vida eterna. A bíblia diz “Os justos possuirão a terra e viverão nela para sempre” Salmo 37:29.

O que é preciso fazer para Deus ouvir minhas preces?
Motivo da pergunta: Pessoas de praticamente todas as religiões fazem orações. Mas muitas delas acham que suas orações não são respondidas.
O que a bíblia ensina: Jesus nos ensinou a evitar a repetição de palavras decoradas. Ele disse: “Quando orar, não diga as mesmas coisas vez após vez” (Mateus 6:7). Se quisermos que Deus ouça as nossas orações, temos de orar de um modo que Ele aprova. Para isso, precisamos aprender qual é a vontade de Deus, e então orar de acordo com essa vontade. “Não importa o que peçamos, segundo a Sua vontade, Ele nos ouve” (João 5:14).

Como posso encontrar a felicidade?
Motivo da pergunta: Muitas pessoas acham que dinheiro, fama e beleza lhes trarão felicidade. Assim, elas se esforçam para conseguir essas coisas, e, quando conseguem, percebem que não são felizes.
O que a bíblia ensina: Jesus, revelou o segredo da felicidade ao dizer: “Felizes os que têm consciência de [ou reconhecem] sua necessidade espiritual” (Mateus 5:3). A verdadeira felicidade só pode ser encontrada se dermos passos para satisfazer a maior de nossas necessidades: o desejo de saber a verdade sobre Deus e Seu propósito para nós. Essa verdade está na bíblia. Conhece-la pode nos ajudar a perceber o que é realmente importante e o que não é. Quando permitimos que a verdade da bíblia oriente nossas decisões e atitudes, temos uma vida significativa.

menu de meditações

Menu de meditações

          

Próxima meditação

próxima meditação