Como organizar a definição dos personagens na trama de uma novela?

Eliane e Felipe
Eu e meu amigo estamos escrevendo uma novela. Mas estamos meio confusos com a organização da definição dos personagens. Quando estamos ainda criando as características, quando estamos inventando a personalidade deles, podemos ir escrevendo sem nos preocupar com lógica, concordância etc, ou temos já que seguir organizando tudo? Envio abaixo a definição de um de nossos personagens.
Adriana Ferreira Limas – 28 anos – Filha de Celinha é administradora na Casa Alberto Ferraz. É uma pessoa responsável, generosa como a mãe, e tem um bom relacionamento com todos. Teve um namorado que se acidentou em uma cachoeira e morreu. Eles eram apaixonados um pelo outro, porém sua prima Leandra também era apaixonada por ele e fazia de tudo para conquistá-lo, sem nenhum sucesso, já que o rapaz a via apenas como uma irmã mesmo. Sobre o acidente, Adriana insistiu para que fossem tomar um banho de cachoeira e Guto não queria, a princípio, mas ela insistiu. Quando chegaram ao local, um balneário próximo à cidade, o tempo começou a mudar, Adriana teve um mau pressentimento, desistiu de entrar na água e fez de tudo para que Guto também não entrasse. O rapaz riu, não deu muita confiança para o que Adriana dizia e foi em direção ao ponto mais alto de uma pedra...
Está correto? No que precisamos melhorar? E como é feita a escaleta na hora em que formos montando cada núcleo? Envie-nos um modelo de definição e de como organizá-los dentro da trama. Obrigada desde já. Aguardamos ansiosos por resposta.

Site do Escritor
Não existe fórmula pronta para construir personagens. Cada autor desenvolve uma maneira própria para a sua criação. Certamente não se escreve por impulso e sem prévia definição das características dos personagens. Sei que é gostoso ver o resultado do desenrolar da trama, mas se não houver esta pré definição de como cada personagem irá se comportar, o novelo irá confundir-se de modo a criar nós difíceis de serem desatados. Vocês poderiam começar fazendo uma espécie de ficha cadastral para cada personagem descrevendo minuciosamente as características físicas e comportamentais. Dicas geográficas, como local de trabalho, estudo, caminhos percorridos rotineiramente. Outro tópico importante é o de como o personagem está no momento do inicio da novela, e como deverá ser o seu final, assim como fatos importantes que deverão acontecer em torne de si. Note que através da definição dos personagens, quase toda a novela estará sendo delineada.
O seu exemplo de definição de personagens tem em parte estas definições, mas é feito de forma bem superficial, e há mistura com ações e pontos de vista de outros personagens. Na verdade, você já está escrevendo o conteúdo da história da novela e não retratando o personagem. Procure definir as características dos personagens através de frases curtas e independentes. Evite usar o texto corrido para este fim, pois será difícil fazer consultas quando estiver escrevendo a história em si. Durante a escrita do texto, anote na ficha cadastral de cada personagem tudo que mudar em relação a sua definição inicial, isto fará com que você não perca o controle sobre o seus personagens.
Os núcleos devem ser entendidos como micro histórias que devem estar ligadas entre si de alguma maneira, e o ideal é que todas tenham possíveis ligações com todas as demais, mesmo que não seja usada em nenhum momento da história. Quanto mais ligações, mais novela será a sua macro história. Estas ligações poderão ser facilmente definidas na confecção das fichas cadastrais dos personagens, ali você poderá estabelecer todas estas possíveis ligações.


Menu de Novelas

Menu de Novelas

Próximo texto

Próximo texto