Aspectos do texto

Na estrutura do texto, alguns aspectos normalmente são avaliados, independentemente da proposta. Portanto, podemos buscar estabelecer um tipo de auto-avaliação, na qual consideraremos os aspectos estético, gramatical e estilístico; do texto que estivermos desenvolvendo.
Aspecto estético: Devemos considerar a legibilidade da letra, os parágrafos, se as margens estão regulares, o uso do travessão e a ausência de rasuras.
Aspecto gramatical: Devemos observar a ortografia, considerando o emprego correto da acentuação, da concordância, da pontuação, da colocação pronominal e da regência verbal.
Aspecto estilístico: Devemos tomar cuidado com o uso de frases longas, a repetição desnecessária de palavras, o emprego de palavras desnecessárias, o uso inadequado do pronome "onde", o emprego repetitivo das palavras "que", "porque" e "mas", além da presença de conectivos da língua falada, o que pode tornar o texto longo e enjoativo. É necessário que a formulação das frases sejam claras, de modo que estas sejam facilmente compreendidas.

Assunto anterior

Assunto anterior

          

Próximo assunto

Próximo assunto