P

L
R O F E S S O R   V I R T U A

HOME PAGE

ESCRITORES
PROFESSOR VIRTUAL
TESTES EDUCATIVOS

JOGOS LITERÁRIOS

SOB ENCOMENDA
SALA DE LEITURA
BUSCA LITERÁRIA
SEBO DA CULTURA

Pergunta: Estou com dificuldade de aprendizagem, quero aprender a ler e escrever.

Aprendendo a ler e escrever

Os adultos freqüentemente esquecem como aprenderam a ler e escrever quando eram crianças. Isto significa que o processo de alfabetizar pode, às vezes, ser difícil e confuso. Quando há treinamento em alfabetização disponível, os facilitadores treinados são as melhores pessoas para ensinar estas habilidades. No entanto, uma compreensão básica do treinamento em alfabetização pode ser muito útil para os pais e para a família e os amigos das pessoas que estão a se alfabetizar.

Cartões com palavras Os cartões com palavras são uma maneira muito boa de ajudar tanto as crianças quanto os adultos a aprenderem. Escreva palavras curtas e conhecidas em cartões ou pedaços de papel (você pode até colá-los como rótulos pela casa). Ajude as pessoas a reconhecerem as palavras e fazerem frases curtas com os cartões. O uso de figuras simples pode ajudar as pessoas a se lembrarem das palavras.

Palavras inteiras Antigamente, as crianças primeiro aprendiam a recitar as letras do alfabeto. Agora, as pessoas geralmente aprendem primeiro a reconhecer o formato de palavras curtas inteiras. Mais tarde, elas aprendem os sons das palavras, para poderem reconhecer palavras mais longas.

Formatos das letras À medida que as pessoas aprendem a reconhecer as palavras, elas precisam de practicar a sua escrita. No início, algumas linhas paralelas podem ajudá-las a reconhecer os diferentes formatos das letras. Os alunos podem copiá-los e aprender a escrever palavras – geralmente começando com os seus nomes.

Como lidar com palavras mais longas Assim que as pessoas ganham confiança para reconhecer e ler pequenas palavras, elas precisam de aprender como separar em sílabas as palavras mais longas que não reconhecem. Produzindo o som das letras, elas podem descobrir a nova palavra. Uma técnica muito útil é pegar uma palavra longa, que foi discutida durante o encontro de alfabetização, e separá-la em sílabas. Por exemplo, pegue a palavra educar: Descubra quantas vogais diferentes a palavra contém (as vogais são a, e, i, o, u) e escreva-as horizontalmente na parte de cima da grade. Descubra quantas consoantes diferentes há e escreva-as verticalmente no lado esquerdo da grade: Pratique, dizendo cada uma destas combinações. Se possível, faça palavras novas com as combinações e as letras: cara, dura, cada, careca. Depois, volte e practique, dizendo e escrevendo a palavra inicial.

Letras maiúsculas Isto aplica-se somente à escrita romana. As pessoas freqüentemente se enganam ao pensar que as letras maiúsculas são mais fáceis de ler. Na verdade, aprender as letras maiúsculas é como aprender uma segunda língua. As palavras deveriam ser sempre escritas em letras minúsculas, com exceção dos nomes.

Palavras novas Uma vez que os alunos tiverem as habilidades básicas para ler e escrever, eles poderão aprender novos conjuntos de palavras, com cada palavra relacionada com um tema específico, tais como a família, a casa, legumes. Isto ajuda os alunos a se lembrarem das palavras novas e dos seus significados. É importante ajudar os alunos a compreenderem e copiarem as palavras novas além de reconhecê-las. Aprender a ler e escrever deve ser divertido! Os jogos e as canções são uma forma agradável de os alunos praticarem as suas novas habilidades e se comunicarem com os outros.

Maneiras de practicar a alfabetização

Cartazes Os melhores cartazes usam muito poucas palavras. Os cartazes que compartilham informações, usando umas poucas palavras necessárias, são uma boa maneira de dar confiança às pessoas que estão a se alfabetizar. As pessoas podem criar o cartaz juntas, decidir o que é necessário escrever e practicar as palavras antes de escrevê- -las no papel.

Gráficos Podem-se elaborar vários tipos de gráficos. As folhas de árvores úteis podem ser colhidas e rotuladas. Podem-se rotular desenhos simples de legumes e frutas. Os gráficos também podem mostrar as actividades das diferentes estações. Por exemplo, como os rendimentos das pessoas mudam ou os problemas de saúde que há ao longo do ano. Tudo isto precisa de rótulos e informações escritas.

Mapas Os mapas são uma maneira muito útil para que as pessoas encontrem usos prácticos para as suas novas habilidades de alfabetização. Os alunos podem trabalhar juntos fazendo mapas. Estes poderiam ser mapas da sua região local, para mostrar os recursos hídricos ou os riscos para a saúde. Quando os mapas estiverem concluídos, as pessoas podem entrar em acordo sobre rótulos úteis e informações adicionais. Estas poderiam ser os nomes das pessoas que vivem em certas casas ou os nomes das plantações, da vegetação, dos riachos ou dos prédios da comunidade.

Fonte:
tilz.tearfund.org

pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta