Pergunta: Dicas de como escrever uma crônica argumentativa

Um dos segredos de uma boa crônica é a ótica com que se observam os detalhes, é através disso que vários cronistas podem fazer um texto falando do mesmo fato ou assunto, mas de forma individual e original, pois cada um observa de um ângulo diferente e destaca aspectos diferentes.

A característica mais relevante de uma crônica é o objetivo com que ela é escrita. Seu eixo temático é sempre em torno de uma realidade social, política ou cultural. Essa mesma realidade é avaliada pelo autor da crônica e uma opinião é gerada, quase sempre com um tom de protesto ou de argumentação. Esse tipo de crônica pode ser simplesmente argumentativa, e dispensar o uso da narração. É possível que percam-se assim, elementos típicos do gênero como personagens, tempo, espaço.

A crônica conta um fato comum do dia a dia, relatam o cotidiano da vida real das pessoas, enquanto o conto e a fábula contam fatos inusitados ou até fantásticos. Ou seja, distantes da realidade.

Características da crônica: Ligada à vida cotidiana; Sinopse; linguagem coloquial; Sensibilidade no contato com a realidade; Síntese; Exercício de estilo e criatividade; Natureza ensaística; Leveza; Dar vida as coisas; Brevidade; Sujeita à rápida transformação e à fugacidade da vida moderna. A crônica argumentativa começa com uma introdução ligada ao assunto, tema.

Pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

Próxima pergunta