Pergunta: O que é uma sinopse? Quero um texto de exemplo.

Sinopse

A sinopse é um texto breve dos resultados da revisão, claramente redigido e dirigido aos consumidores e leitores não-especialistas. A sinopse é um produto adicional que não substitui o resumo da revisão sistemática; tem o objetivo de aumentar a acessibilidade da revisão, disseminar amplamente seus achados para a comunidade internacional e servir como ajuda à leitura.
A Rede de Consumidores avalia cada sinopse, aquelas satisfatórias serão disponibilizadas no sítio da Colaboração Cochrane e publicadas como artigo na Rede de Consumidores e em algumas outras entidades da Colaboração Cochrane.
As sinopses são traduzidas para vários idiomas. Os revisores podem escrever a sinopse (preferencialmente com auxílio dos consumidores sobre seu conteúdo e acessibilidade) ou enviar um rascunho ou versão final da revisão à Rede de Consumidores no Centro Cochrane da Austrália (CCA). Depois de recebidas, este centro fornece um rascunho da sinopse, o que ocorre normalmente em duas semanas.
Os grupos de revisão podem desenvolver políticas próprias sobre o processo de elaboração das sinopses. Os revisores podem enviar suas sinopses para o Centro Cochrane Australiano para assegurar consistência, estilo e extensão do conteúdo. As sinopses analisadas por este centro são enviadas aos revisores e, quando necessário, à base editorial do seu grupo de revisão para comentário e revisão.

A aprovação editorial da sinopse publicada em uma revisão sistemática é de responsabilidade do grupo de revisão. A ajuda para sua elaboração, seja dos consumidores ou do Centro Cochrane Australiano pode ser reconhecida na seção de agradecimentos. Quando a atualização da revisão requerer modificação da sinopse, a nova versão pode ser enviada ao Centro Cochrane Australiano para ser editada. Isto também permite ao Centro Cochrane Australiano notificar àqueles que mantém traduções das sinopses que uma atualização é necessária.
A sinopse é composta de duas partes:
Essas duas partes devem ser separadas por uma linha em branco. Para manter as frases pequenas, algumas abreviações e termos técnicos podem ser inevitáveis, mas devem ser expressos em linguagem clara no corpo da sinopse (com a descrição técnica ou simples entre parênteses).
As frases devem ser pequenas e usar linguagem facilmente compreensível. O texto deve cobrir brevemente:
A sinopse simplesmente apresenta os resultados da revisão sistemática. Não é aconselhável a emissão de opinião dos autores nem outras observações particulares. Quando houver potenciais malefícios ou benefícios, estes devem ser identificados e, se forem críticos, devem incluir breves afirmações sobre o grau de certeza dos resultados ou limitações em termos de generalização.
A sinopse tem que ser consistente com a revisão e escrita em terceira pessoa (por exemplo, os revisores, em vez de nós). O número de estudos e resultados estatísticos com intervalos de confiança deve ser evitado, embora uma descrição narrativa dos resultados possa ser incluída, caso seja útil aos leitores.

Exemplos de Sinopse

(Sinopse para jornal sobre um filme que vai passar na TV, sempre contém um comentário extra-filme, que no caso do comercial pode até ser dito pelo publicitário, mas não deve aparecer no texto).
Dois garotos, amigos de longa data, resolvem treinar um cachorro e conseguem transformá-lo em um perfeito e verdadeiro cão de caça. O resultado da empreitada acaba por causar espanto ao pai de um dos meninos, que não havia dado nada pelos dotes do animal. A pergunta se torna então inevitável: qual o interesse nessa patacoada toda? Mais uma das produções do arsenal do SBT de filmes feitos para a TV.

(Sinopse para UOL contando sobre o capítulo do dia da Novela. Repare que aqui não há comentário extra, se aproxima mais do estilo de escrever da sinopse publicitária.)
Marisol conversa com Gil. Sandra confessa que Amparo mentiu sobre a morte do garoto. Rodrigo não consegue entender o que está acontecendo. Tomás convida Margarida para jantar. Chico encontra a mãe. Marisol discute com Gil. Ele diz que não gosta dela. Chico conta sua história para dona Margarida, diz que foi para os Estados Unidos e que hoje trabalha em uma grande empresa. Mário discute com Vanessa. Marisol pede explicações à Sandra. Chico conversa com Mimi, diz que quer levá-la para os EUA. Mimi diz que não o ama mais. Maria Bonita leva Sofia. Vanessa, disfarçada de Marisol, vai procurar Rodrigo. Ela tenta seduzi-lo. Ele a expulsa.

(Sinopse de um comercial de 30", feito em aula)
Ao som de "Marina", uma modelo (ana paula arosio) olha para a câmera como se fosse seu espelho e se maquia com os produtos de beleza do Boticário, demonstrando um total descaso à letra da música que toca no fundo. Ao final, solta os cabelos e entra assinatura Boticário.
Uma adolescente está sozinha com o pai em casa quando toca o telefone. É sua mãe que está viajando, pedindo se ela está cozinhando para o pai. Ela diz que sim, que está cozinhando picles, cebola, carne (aparece a imagem dos produtos McDonalds). A mãe pergunta sobre a cozinha e a filha abrindo a porta da mesma diz – Está como você deixou. Em seguida aparece a imagem do pai indo com a filha até o McDonalds.


pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta