Pergunta: Qual o número de fonemas das palavras: piscina, passarinho e querida?

Identificar os fonemas de uma palavra nem sempre é uma tarefa fácil, e para responder a sua pergunta é preciso identificar a definição de fonema, e como usá-lo.

A palavra fonologia é formada pelos elementos gregos fono ( "som, voz") e log, logia ( "estudo", "conhecimento") . Significa literalmente " estudo dos sons" ou "estudo dos sons da voz". O homem, ao falar, emite sons. Cada indivíduo tem uma maneira própria de realizar esses sons no ato da fala. Essas particularidades na pronúncia de cada falante são estudadas pela Fonética. Dá-se o nome de fonema ao menor elemento sonoro capaz de estabelecer uma distinção de significado entre as palavras. Cada segmento sonoro se refere a um dado da língua portuguesa que está em sua memória: a imagem acústica que você, como falante de português, guarda de cada um deles. É essa imagem acústica, esse referencial de padrão sonoro, que constitui o fonema. Os fonemas formam os significantes dos signos linguísticos. Geralmente, aparecem representados entre barras. Assim: /m/, /b/, /a/, /v/, etc. O fonema não deve ser confundido com a letra. Na língua escrita, representamos os fonemas por meio de sinais chamados letras.


Portanto, letra é a representação gráfica do fonema. Na palavra sapo, por exemplo, a letra s representa o fonema /s/ (lê-se sê); já na palavra brasa, a letra s representa o fonema /z/ (lê-se zê). Às vezes, o mesmo fonema pode ser representado por mais de uma letra do alfabeto. É o caso do fonema /z/, que pode ser representado pelas letras z, s, x. Em alguns casos, a mesma letra pode representar mais de um fonema. A letra x, por exemplo, pode representar: sê, zé, che, ks. O número de letras nem sempre coincide com o número de fonemas. As letras m e n, em determinadas palavras, não representam fonemas. A letra h, ao iniciar uma palavra, não representa fonema.


Agora sim, após esta boa definição de fonema, vamos tentar resolver a questão; quem discoradr que nos envie uma outra solução:

           Piscina = p/i/sc/i/n/a = 6 fonemas
           Passarinho = p/a/ss/a/r/i/nh/o = 8 fonemas
           Querida = qu/e/r/i/d/a = 6 fonemas
           

pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta