P

L
R O F E S S O R   V I R T U A

HOME PAGE

ESCRITORES
PROFESSOR VIRTUAL
TESTES EDUCATIVOS

JOGOS LITERÁRIOS

SOB ENCOMENDA
SALA DE LEITURA
BUSCA LITERÁRIA
SEBO DA CULTURA

Pergunta: Sobre os tipos de predicados.

O predicado pode ser classificado em Predicado nominal, Predicado verbal ou Predicado verbo-nominal (verbo nominal).

Predicado Nominal
Possui por núcleo um substantivo ou adjetivo; denominado sintaticamente como predicativo do sujeito. Integra esse termo da oração um verbo de ligação, também chamado de verbo não-significativo, ou de verbo relacional. Ocorre quando o verbo indicar "estado" como sendo característica do sujeito, e seu núcleo é representado por um nome. Neste tipo de predicado há os chamados verbos de ligação, ou seja, possuem a função de ligar o sujeito a uma determinada característica. Esta característica denomina-se como Predicativo do sujeito, pois atribui qualidades ao mesmo.
Ex. Estou com uma vontade louca de comer chocolate!

Predicado Verbal
É aquele que tem por núcleo o próprio verbo, sendo que este expressa idéia de ação. Isto nos remete a idéia de correr, pular, nadar, jogar... Possui um verbo com significado, também denominado de verbo de ação; ou seja: verbo que exprime ação. O predicado verbal não pode ser retirado, porque faria falta na frase.
Ex. O dono da fazenda anunciará um pacote de novas medidas para o plantio.

Predicado Verbo Nominal
É aquele que tem como núcleo um verbo e um nome ao mesmo tempo. O verbo de ligação neste caso fica subentendido. O predicado é verbo-nominal porque seus núcleos são um verbo, que indica uma ação praticada pelo sujeito, e um predicativo do sujeito, que indica o estado do sujeito no momento em que se desenvolve o processo verbal. É importante observar que o predicado dessa oração poderia ser desdobrado em dois outros, um verbal e um nominal.
Ex. Os alunos saíram da aula. Eles estavam alegres.

Fontes:
www.alunosonline.com.br
www.seuconcurso.com.br

pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta