Pergunta: As atividades econômicas envolvem economia?

Economia - É a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano, resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-los. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.

Atividade Econômica - É a geração de riqueza mediante a extração, transformação e distribuição de recursos naturais, bens e serviços, tendo como finalidade a satisfação de necessidades humanas. Um dos desafios da análise de mercado é identificar, no caso das empresas, como varia seu comportamento em função de sua atividade econômica. Por exemplo, o comércio e as indústrias possuem um comportamento diferente em relação à utilização de produtos e serviços de tecnologia. Muitas vezes, a análise precisa ser bem mais detalhada. Entretanto, há momentos em que uma divisão em poucos grandes segmentos e preferível. Tudo depende do mercado-alvo em estudo. Por exemplo, uma empresa de software que comercializa produtos apenas para indústrias, vai querer identificar as características para cada tipo de indústria que ela almeja atender. Para poder então atender às várias situações que aparecem na análise de mercado. É preciso um sistema que permita trabalhar no nível de detalhe mais adequado a cada situação.

Conclusão - A atividade econômica é ação resultante de uma ciência chamada economia. Neste caso, as pessoas agiram primeiro, daí tantos fracassos empresariais e familiares que vemos atualmente, porém, cada vez mais a aplicação da ciência se faz necessária e vem sendo aplicada para que as empresas obtenham sucesso, ou para que as famílias conquistem maior conforto e segurança financeira.


pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta