Pergunta: Quais foram as principais correntes românticas?

Romantismo em Portugal
1º Romantismo (ou primeira geração): foi durante o período de 1825 e 1840, mas ainda com forte influência do Classicismo. Serviu de base para a consolidação do liberalismo em Portugal, Os ideais dessa geração tinham origem na pureza e originalidade. Principais escritores: Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Antônio Feliciano de Castilho.
2º Romantismo (ou segunda geração): também conhecido como Ultra-Romantismo, marcado pelo exagero, desequilíbrio, sentimentalismo, prevaleceu até 1860. Principais escritores: Camilo Castelo Branco e Soares Passos.
3º Romantismo (ou terceira geração): de 1860 a 1870, foi considerado momento de transição, pois já anunciava o Realismo. Trouxe um Romantismo mais equilibrado, regenerado (corrigido, reconstituído). Principais escritores: João de Deus, na poesia, e Júlio Dinis, na prosa.


Romantismo no Brasil
Primeira geração: Indianista ou nacionalista. Teve como principais poetas José de Alencar, Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias. Características: Sentimentalismo; Índio é visualizado como herói; Natureza exaltada; Nacionalismo; Influência da Independência em 1822.
Segunda geração: Mal do Século. Teve como principais poetas Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo. Características: Egocentrismo; Byronismo - Modo de percepção inspirado no inglês Lord Byron, onde era cultivado o vício como bebidas, fumo e sexo, narcisismo, egocentrismo e o pessimismo; Fuga da realidade por meio da morte, da loucura; Mulher idealizada sempre distante - sempre em forma inacessível como um sonho; Noturnismo - Hábitos noturnos.
Terceira geração: Condoreira. Teve como principais poetas Castro Alves e Tobias Barreto. Características: Fala sobre o amor; O condor é uma ave que voa muito alto, e possui uma visão abrangente das coisas, uma visão aberta, dando a característica da liberdade para o poeta, principalmente pela base das revoluções que aconteceram em relação a proclamação da República em 1889, e a Abolição da Escravatura em 1888.


pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta