Pergunta: No conjunto de uma oração, a conjunção exercerá variadas funções sintática? Ela poderá exercer a função de Adjunto Adverbial?

Conjunto - É uma coleção de elementos. Nos conjuntos, a ordem e a quantidade de vezes que os elementos estão listados na coleção não é relevante. Em contraste, uma coleção de elementos na qual a multiplicidade, mas não a ordem, é relevante, é chamada multiconjunto. Dizemos que dois conjuntos são iguais se e somente se cada elemento de um é também elemento do outro.

Oração - É todo conjunto lingüístico que se estrutura em torno de um verbo, apresentando, sujeito e predicado. O que caracteriza a oração é o verbo, não importando que a oração tenha sentido ou não sem ele.

Funções Sintáticas - Você pode nomear as funções sintáticas baseando-se nas categorizações formalizadas pela tradição gramatical. As principais funções são: Sujeito, Predicativo, Adjunto adnominal, Adjunto adverbial, Aposto, Vocativo, Complemento nominal, Objeto direto e Objeto indireto.

Adjunto Adverbial - É o termo da oração que indica uma circunstância, dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc. É o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio.

Conjunção - É uma das cinco classes de palavras definidas pela gramática. As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação. São exemplos de conjunções: portanto, logo, pois, como, mas, e, embora, porque, entretanto, nem, quando, ora, que, porém, todavia, quer, contudo, seja, conforme. Quando duas ou mais palavras exercem função de conjunção, dá-se-lhes o nome de locução conjuntiva. São exemplos de locuções conjuntivas: à medida que, apesar de, a fim de que. As conjunções são classificadas de acordo a relação de dependência sintática dos termos que ligam. Se conectarem orações ou termos pertencentes a um mesmo nível sintático, são ditas conjunções coordenativas. Quando conectam duas orações que apresentem diferentes níveis sintáticos, ou seja, uma oração é um membro sintático da outra, são chamadas de conjunções subordinativas. Apesar de ser uma classe de palavras com muitas classificações, são poucas as conjunções propriamente ditas existentes. A maioria delas são na verdade locuções conjuntivas (mais de uma palavra com a função de conjunção) ou palavras de outras classes gramaticais que às vezes exercem a função de conjunção em um período. As conjunções ditas "essenciais" (isto é, palavras que funcionam somente como conjunção) são as seguintes: e, nem, mas, porém, todavia, contudo, entretanto, ou, porque,pois, portanto, se, ora, apesar e como.


pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta