Pergunta: Por que as artes de hoje podem ser consideradas como produto?

Arte - Geralmente é entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores, dando um significado único e diferente para cada obra de arte.

Produto - É um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria. Portanto, como produtos, consideramos bens físicos (furadeiras, livros, etc), serviços (cortes de cabelo, lavagem de carro, etc.), eventos (concertos, desfiles, etc.), pessoas (Pelé, George Bush, etc.), locais (Havaí, Veneza, etc.), organizações, (Greenpeace, Exército da Salvação, etc.) ou mesmo idéias (planejamento familiar, direção defensiva, etc.). É qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.

Arte como Produto - Desde a época do renascimento que a produção artística é utilizada como produto comercial e de comunicação de status. Mesmo que existam milhares de divagações sobre as qualidades do artista A em comparação ao artista B o que vale, no final das contas, é o valor comercial que sua produção pode gerar. Ter um Picasso ou Monet pendurado na sala é sinal de riqueza muito antes do que um sinal de bom-gosto ou até de uma real apreciação pela obra. Mesmo que as artes tenham alcançado as massas em tempos mais recentes, o apelo comercial continuou sendo muito forte. A diferença fundamental é que ao invés de a arte se personificar num quadro ou escultura que milionários estejam dispostos a investir suas fortunas, ela se personificou em músicas, filmes e outros meios mais acessíveis às massas tanto em linha comunicativa quanto em custo. Um filme só chega às telas se a produção for economicamente viável, ou seja, se a quantidade de ingressos, DVDs e bugigangas vendidos seja superior ao custo da produção.


pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta