Pergunta: Por que o estruturalismo e o formalismo russo combateram o biografismo que predominava até o início do século XX?

Estruturalismo
1. Teoria linguística que considera a língua como um conjunto estruturado, onde as analogias definem os termos.
2. Tendência comum a várias ciências humanas (psicologia, etnologia, etc.), que visam definir um feito humano em função de um conjunto organizado e dar conta deste último com o auxílio de fórmulas matemáticas.

Formalismo
1. Observação rigorosa das formalidades ou praxes.
2. Sistema filosófico que só considera a matéria no relativo à forma.

Biografismo
Literatura. Ofício da biografia; grande tendência para o exercício de biografar.
Excesso de utilização de dados biográficos.

O ensaio "A arte como procedimento", escrito em 1917 por Chklovski, é considerado o marco do formalismo. Até que se prove o contrário foi o primeiro texto a trazer a ideia da linguagem poética como um desvio da linguagem cotidiana. Uma oposição ao modelo literário dominante. Introduz a noção de que o valor artístico da obra não está limitado apenas a sua estrutura verbal, mas também a forma como é lida e entendida. Dessa forma ele instaura uma ideia relativista em relação à crítica da arte. Neste ponto há claramente um conflito com o modelo fixo temporal predominante no biografismo.

O estruturalismo propõe o abandono da apreciação individual das obras, tomando-as como um conjunto abstrato de procedimentos. A função da analise individual das obras serve tão somente para criar um modelo arquetipico que englobe todas as obras. Independente de suas características individuais, as obras ganham uma caracterização homogênea, de forma a torna-las una, com um fim único, além do fim individual da obra. Essa ruptura com o individualismo das obras contrapõe ao detalhismo extremado presente no biografismo, gerando aí um grande conflito teórico.


pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta