Pergunta: Qual a diferença entre leitura passiva e leitura ativa?

A leitura ativa é um método que ajuda a reforçar o que você leu. Ao invés de simplesmente ler um texto, a leitura ativa requer que você leia, pense criticamente sobre o que leu e faça atividades para entender melhor o conteúdo. Esse método é um processo que requer um pouco mais de tempo e paciência, mas a recompensa será uma melhor compreensão do que leu e retenção da informação.

A leitura passiva é aquela em que predomina a mera recepção de informações. Você decodifica o texto, não pensa sobre ele. É ler com a postura com que geralmente costumamos folhear uma revista de celebridades. É quando lemos um texto de maneira superficial, "passando os olhos", sem realmente nos interessarmos por ele. O resultado é apenas uma memorização superficial do que se leu.

Um exemplo de leitura ativa: É a leitura feita em um ambiente ventilado, confortável e silencioso. Com tempo suficiente para ler atentamente o texto. Com acessórios como lápis e papel para escrever observações ou sublinhar trechos importantes no corpo do livro. É digerir cada frase, cada palavra. É procurar o significado de palavras desconhecidas. Nesta situação há uma atividade muito mais intelectual do que visual.

Um exemplo de leitura passiva: É a leitura que fazemos de qualquer texto disponível em uma sala de espera de um consultório médico. A leitura é rápida e sem profundidade. A atenção fica em segundo plano, pois a atenção principal tem que estar focada no movimento de médicos, enfermeiros e recepcionistas. Só haverá alguma chance de retermos informação se houverem diversos apelos visuais. Um texto puro é muito difícil de ser lido e entendido numa situação dessas.


pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

próxima pergunta