Pergunta: Qual sequência didática poderia ser elaborada para o trabalho com a crônica “Recado ao senhor 903” em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental?

Crônica de Rubem Braga: Recado ao senhor 903

Há uma infinidade de formas de abordagem quando de um trabalho envolvendo obra literária, mas primeiro devemos solicitar a leitura do texto. O professor deve definir qual o seu objetivo e escolher o texto adequado para atingir o alvo com boa produtividade. Neste caso, é uma crônica urbana e de critica social, muito adequada para se aplicar em escolas situadas em localidades extremamente urbanizadas como as grandes metrópoles.

A sequência didática tem como principal objetivo estabelecer a ordem de forma a termos atividades organizadas e interligadas com um objetivo final pré estabelecido. Neste caso, após a leitura do texto, poderia ser pedido um breve trabalho sobre algum tema gramatical, como os verbos; e a definição de crônica e as principais características que a diferem dos demais gêneros literários. Este trabalho pode ser feito individual ou coletivamente.

Provavelmente, se chegará a conclusão de que a crônica trata sobre o cotidiano, e neste momento pode ser proposta uma discussão em sala sobre as críticas intrínsecas contidas no texto do autor. Os jovens, de maneira geral, gostam de criticar a sociedade vigente, e esta é uma das principais características da crônica, então... Pode ser uma boa tentativa de trabalho em um único grupo. Cabe ao professor mediar e evitar que o tempo se estenda demasiadamente nesta discussão.

Para fechar, solicite um breve texto, em apenas dez linhas, algo que seja uma crônica e aborde os assuntos discutidos neste debate em sala de aula. Poderá valer como pontuação na nota final, para animar os alunos, já que quando se inicia um debate, ninguém quer mais voltar aos livros e cadernos. Pode ser para fazer em casa também, ou no inicio da próxima aula; o importante é que eles escrevam sobre o discutido.

Pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

Próxima pergunta