Pergunta: Como colocar um tema arbitrário e subjetivo em uma narração? Tema escolhido "Felicidade".

Arbitrário é o que não segue regras ou normas; que não tem fundamento lógico; que apenas depende da vontade ou arbítrio daquele que age. O que se pode fazer ou deixar de fazer; facultativo, casual, eventual.

Subjetivo é o que pertence ao sujeito pensante e a seu íntimo. Pertinente a ou característico de um indivíduo; individual, pessoal, particular.

Felicidade é a qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar. Boa fortuna; sorte.

Temos um grande poeta brasileiro que adorava realizar arbitrariedades através do subjetivismo, escancarando a felicidade, ou não, das pessoas comuns. O nome dele: Raul Seixas. Para exemplificar o tema que anda procurando, tomemos uma parte do texto do notável autor, contido na letra da música “Só pra variar”.

Tema exemplo/proposto: Vou rasgar dinheiro, tocar fogo nele, só pra variar.

O tema acima contém todas as característica solicitadas, já que é arbitrário por não seguir a tendência comum de usar o dinheiro para comprar algo. Subjetivo por ser um comportamento particular, praticamente exclusivo do ser. E diz respeito a felicidade, pois a sensação de felicidade ocorre quando ele sai do cotidiano.

Pergunta anterior

Pergunta anterior

          

Próxima pergunta

Próxima pergunta