AUTO AJUDA

Os benefícios surpreendentes do SAL ROSA do Himalaia

Autora: Alanna Ketler

A história
Primeiro de tudo, o que faz o sal de cristal do Himalaia ser tão incrível? Cerca de duzentos milhões de anos atrás havia camadas cristalizadas de sal que foram cobertas com lava. Sendo mantidas nesse ambiente intocado e imaculado que foi coberto por neve e gelo durante tantos anos significa que o sal rosa é o mais puro sal que pode ser encontrado no planeta.

Minerais e Energia
O sal do Himalaia contém os mesmos oitenta e quatro minerais e elementos que são encontrados no corpo humano, que por si só é bastante impressionante! Ao utilizar este sal, na verdade você está recebendo menos ingestão de sódio por porção do que o do atual sal de mesa marinho porque é menos refinado. Os cristais ou flocos ocupam menos espaço do que o do sal de mesa, que é uma variedade altamente processada. Outra coisa legal sobre este sal é que por causa de sua estrutura celular ele armazena energia vibracional. Os minerais deste sal existem na forma coloidal, o que significa que eles são pequenos o suficiente para as nossas células absorve-los facilmente.

Quais são exatamente os benefícios?
Alguns dos benefícios que você pode esperar ao consumir este sal no lugar do sal de mesa regular incluem:
Auxilia na saúde vascular
Ajuda os pulmões e função respiratória
Promove o equilíbrio do ph dentro das células
Reduz os sinais de envelhecimento
Promove padrões de sono saudáveis
Aumenta a libido
Previne cãibras musculares
Aumenta a hidratação
Fortalece os ossos
Reduz a pressão arterial
Melhora a circulação
Desintoxica o corpo de metais pesados

Outros sais:

Sal marinho
Está se tornando cada vez mais processado e admitamos, nossos oceanos estão se tornando cada vez mais poluídos a cada ano, apenas pense sobre os enormes vazmantos de óleo que ocorreram.

Sal de mesa
Em seu processo de refinamento são retirados completamente a maioria dos seus minérios, com exceção do sódio e cloreto. Ele é branqueado, limpo com produtos químicos e, em seguida, aquecido à temperaturas extremamente altas. O iodo que é adicionado ao sal de mesa é quase sempre sintético e é difícil para os nossos corpos absorverem corretamente. Depois ele é tratado com agentes anti-aglomerantes, impedindo que o sal se dissolva no depósito. Estes agentes, em seguida, evitam que o sal seja absorvido em nossos próprios corpos, o que leva a uma acumulação e depósito dentro dos órgãos. Isso pode causar problemas de saúde graves. Estudos têm mostrado que, para cada grama de sal de mesa consumida e que o corpo não pode processar, ele vai utilizar vinte vezes a quantidade de água celular para neutralizar a quantidade de cloreto de sódio que está presente no sal tratado quimicamente.

Esta é em parte a causa do porquê da má reputação do sal. Não é necessariamente o sal que não é saudável para nós, mas o processo de refinamento dele que não é saudável. Afora isso, muitos de nós consumimos muitas comidas processadas. Estes alimentos contêm quantidades astronômicas de sal, e não do tipo bom. Não se trata de limitar o nosso consumo de sal, e sim consumir mais alimentos naturais, caseiros e integrais. Desta forma optamos por qualidade.

Fonte: essentialnutrition.com.br


POESIA

Mulher especial

Autor: Ivan de Albuquerque

Há mulheres que são especiais.
Em dadas circunstâncias, parecem princesas ou mesmo rainhas, pois encantam, fascinam e mostram ter poderes de tal modo expressivos, diante dos quais dobramos a cerviz.
Há ocasiões em que são como administradoras ou economistas, quando se põe a organizar a vida do lar, seus movimentos e despesas, tudo aquilo que se compra e o que se põe na mesa, para a fruição de todos. Conseguem, muitas vezes, ajuntar alguma quantia que sobra para momentos mais difíceis.
Quantas vezes se mostram como agentes de disciplina? Alteiam a voz, como quem dá voz de comando, ordenam, impactam com o tipo de inflexão que utilizam, e põem, dessa maneira, tudo e todos em seus devidos lugares, dentro de casa.
São quais colegas, quais colegiais, variadas vezes. Envolvem-se com os petizes, brincam, jogam com eles; riem-se deles e com eles, até o momento justo de estancar a brincadeira.
Mulheres há que se tornam médicas ou enfermeiras diante das necessidades dos seus filhos. Acolhem-nos, preparam-lhe poções e chás diversos, e, muitas vezes contrariando as instruções formais, dão-lhes xaropes e pastilhas. Se enfermos, banham-nos, põem-nos em seus leitos, recobrem-nos, acalentam e vigiam, dias ou noites, dias e noites, até que retornem à saúde.
Mas, dentre essas mulheres incríveis, especiais de verdade, temos aqueles que reunem todas essas habilidades; são mestras, são agentes disciplinares; são administradoras e economistas, enfermeiras, psicólogas, são médicas. São cozinheiras, lavadeiras, artezãs e fiandeiras. Conseguem ser governantas, serviçais e chegam a ser santas.
Essas almas geniais de mulher são alimentadas pelo estranho ideal de sempre entender, de atender e de sempre servir. São companheiras próximas dos anjos, são servidoras de Deus e mensageiras da vida. São nossas fãs, amigas extremadas, para quem nunca há nada impossível quande se trata de atender-nos, de alegrar-nos, de ajudar-nos.
São mulheres sem igual. Perfumam como flores, são ardentes como a chama e brilham como estrelas. Nada obstante todos os encômios que lhes possamos dirigir, o que é mais tocante, mais comovente, é saber que uma dessas mulheres, incumbidas por Deus para mudar o mundo, ajudando-o a ser melhor, a ser um campo bom de se viver, tem uma missão particular.
Há uma mulher para quem o Criador entregou a missão de cuidar-me, de fazer-me estudar para entender, de ensinar-me a orar e a crescer, a respeitar a todos e a servir para o bem. Essa mulher é um encanto em minha vida e não há ninguém que se lhe assemelhe. Ao vê-la, marejam-se-me os olhos e bate forte o meu coração. Ela é tal qual amálgama de ouro e brilhante.
Ela é, por fim, a luz que torna meu caminho cintilante. É aquela a quem chamo de minha mãe.

Mensagem Psicografada em 08/03/2006, na Sociedade Espírita Fraternidade, Niterói RJ. Texto extraído do livro: Para uma vida melhor na terra. Autor: Raul Teixeira. Editora: Fráter.

CRÔNICA

O intelectual é um eterno incompreendido

Autor: Humberto Pinho da Silva
Contato: humbertopinhodasilva@gmail.com

Para o vulgo, estudar, escrever e pensar, não é trabalho. Para a maioria das pessoas, trabalho : é o braçal. O do espírito: é puro passatempo ou divertimento. Diz Fulton - Sheen, que quando se observa alguém com a cabeça entre mãos, logo lhe perguntam, se está com dor de cabeça… Alçada Baptista, certa ocasião, em entrevista realizada pela RTP, contou que seu antepassado, conheceu velhinha que fora criada de Herculano. Quando lhe perguntavam: - “A senhora conheceu o Senhor Alexandre Herculano? Não conheceu?” Ria-se muito, e dizia com indiferença: _ “Conheci, conheci… Era um grande preguiçoso!…Passava o tempo a ler e a escrever!…” Meu pai era jornalista. Frequentemente era abordado por amigos e leitores, que inqueriam quanto ganhava pelos “escritos”. Como lhes dissesse que fora a remuneração mensal, nada mais recebia, e ainda colaborava, graciosamente, noutras publicações, pelo prazer que isso lhe dava. Ficavam admiradíssimos. Pasmados…
Como podia passar horas a escrever sem receber nada! Ao falar de Herculano, recordei-me da admiração que o Imperador do Brasil, D. Pedro II, tinha pelo historiador. Veio visitá-lo na quinta de Vale de Lobos. O escritor, receou recebe-lo. Em sua opinião, a casa era demasiadamente modesta para um Imperador. D.Pedro II insistiu, e foi convidado para almoçar. Conversaram quase três horas. Tão encantado ficou com o Imperador, que logo, que pode, o foi visitar. A simplicidade e a cultura de D. Pedro II ,a todos cativava. Também o Imperador nunca o esqueceu. Na última visita, que fez a Portugal, a caminho do exílio, ao passar por Lisboa, depositou uma coroa de flores, sobre o tumulo de Herculano, no Mosteiro dos Jerónimos. O Imperador tinha atenções, pouco usuais, em reis do seu tempo. Mas, como ia dizendo, o povo admira-se que possa haver, quem escreva por prazer, e muitos, também não entendem, que haja quem trabalhe na vinha do Senhor, apenas para servir.
Amiga minha, sabendo que tinha uma filha catequista, na paróquia da localidade onde reside, inqueriu-me: “Quanto ganha” (!); porque pensava empregar uma “pequena” como catequista!… Dizem que Miguel Torga recusou o cargo de ministro, porque precisava de tempo, para pensar e escrever. Esse prazer, era, para ele, superior à honra de ser Ministro de Estado… Para o povo, o intelectual é um excêntrico, que passa horas e horas a ler e a escrever, apartado de tudo e de todos. Mas, como podem compreender o intelectual, se a maioria trabalha, exclusivamente, por dinheiro, para amealharem sempre e sempre mais?!

AUTO AJUDA

Câncer de próstata

O que é?
O câncer de próstata é o resultado da multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.
Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado.
Homens a partir de cinquenta anos de idade, ou quarenta e cinco, se houver casos de câncer de próstata na família; devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.
Fatores de risco
Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)
Histórico familiar
Raça (maior incidência entre os negros)
Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos.
Sedentarismo
Obesidade
Sintomas (só aparecem nos casos avançados)
Vontade de urinar com urgência
Dificuldade para urinar
Levantar-se várias vezes a noite para ir ao banheiro
Dor óssea
Queda do estado geral
Insuficiência renal
Dores fortes no corpo
Novembro azul
Novembro azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do dia mundial de combate ao câncer de próstata, realizado a 17 de novembro.
No Brasil, o novembro azul foi criado pelo “Instituto Lado a Lado pela Vida”, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o instituto realizou 2200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como o Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas e Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos; além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.
Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bross), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos bagos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros. Na verdade, novembro azul é mais tradicionalmente dedicado ao diabetes mellitus. Em 14 de novembro, data do nascimento do Dr. Banting, descobridor da insulina, comemora-se o dia mundial do diabetes (a data foi instituída pela federação internacional de diabetes – IDF e pela Organização mundial da saúde – OMS) desde 1991, e que em dezembro de 2006 assinou a carta resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial, e no mundo inteiro, ações são desenvolvidas para que o diabetes seja mais divulgado, seus modos de prevenção, diagnóstico precoce e manejos. Em muitos locais do mundo, instituições são iluminadas de azul, caminhadas são propostas, ações em ruas movimentadas, etc.

POESIA

Roteiro para empreender a fuga

Autor: Whisner Fraga
Extraído do livro: "O livro da carne"

Reter o vão
Chacoalhar guizos de canduras
Afivelar saudades
Olhar derradeiro as disposições dos trigos
Recolher as tranças das rosas
Beirar a ânsia de conter o então

E depois

Ajeitando o cerco com urgências
E fechaduras

Repisar o charco
Como se suportasse um naco de alma

Reinventar companhias
Calcular senões
Refundir amálgamas de pedras
E vegetais

Levar também a chave
Para um possível retorno.


CRÔNICA

Escola da vida

Autora: Rosimeire Leal da Motta Piredda
Contato: rosimeireleal@uol.com.br

Quando um feto é formado, está sendo feita uma matricula para entrar na escola da vida.
O cotidiano vai moldando aos poucos a pessoa.
No momento em que a criança vem ao mundo, é iniciada a aprendizagem. Estão ao seu dispor os melhores professores com titulação de Mestre e Doutorado: seus pais. À medida que cresce, brinca e aprende.
O material auxiliar de ensino é tudo o que está a sua volta.
As lições teóricas são realizadas em seu lar. Na convivência com as demais pessoas serão colocadas em prática, no dia-a-dia.
Muitas vezes, apesar de inúmeras explicações, o aluno demora a entender... erra muitas vezes até acertar. Porém, há aqueles que são sempre reprovados e parece que jamais alcançarão a próxima etapa.
A vida é um estudar contínuo, cuja carga horária só termina quando deixamos de respirar, entretanto, pressentimos que em tempo algum nos tornamos realmente habilitados para viver na íntegra.
É necessário ultrapassar a fase de estagiário e aproximar-se ao máximo de um profissional capacitado na arte de viver... igualar-se a um aventureiro e escalar os picos mais altos das dificuldades. Sofrer, ganhar ou perder, não importa, mas recolher o que adquiriu ao longo dos anos e seguir em frente; preparar-se para o próximo obstáculo, porque a existência é uma batalha constante, não necessariamente uma guerra violenta, porém, ela gosta de provocar para conduzir o indivíduo mais adiante.
A pós-graduação se dá na maturidade, no auge da vivência.
No fim, quando o ser humano fecha os olhos e parte para a eternidade, leva consigo sua maior riqueza: experiências de vida... isso não se pode receber como herança de ninguém: cada qual conquista a sua e ficam apenas as memórias da trajetória de um estudante que tornou-se universitário, diplomou-se... no entanto, lhe persegue a sensação que ainda falta alguma coisa...
Por muito que se vive, parece pouco...
Ao nascer, ganhamos uma caneta, para com ela escrevermos a história da nossa vida, contudo, um dia, a tinta acaba, não sendo possível substituí-la por outra.

MEDITAÇÃO

O que a bíblia realmente ensina?

Testemunhas de Jeová
Contato: www.jw.org/pt/contato

Gostaria de conhecer a verdade? A Verdade sobre o quê? Sobre algumas ds perguntas mais importantes que as pessoas já fizeram.

Será que Deus realmente se importa conosco?
Motivo da pergunta: Vivemos num mundo cheio de crueldade e injustiça. Muitas religiões ensinam que nosso sofrimento é da vontade de Deus.
O que a bíblia ensina: Deus nunca causa a maldade. “O verdadeiro Deus jamais faria o que é mau, o Todo Poderoso nunca faria o que é errado” diz Jó 34:10. Deus tem um propósito amoroso para os humanos. É por isso que Jesus nos ensinou a orar: “Pai nosso, que estás no céu... venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra” (Mateus 6:9, 10). “Deus se importa tanto conosco que não mediu esforços para garantir o cumprimento de seu propósito¨João 3:16.

A guerra e o sofrimento acabarão algum dia?
Motivo da pergunta: A guerra continua a tirar um número enorme de vidas humanas. Todos nós já passamos por algum tipo de sofrimento.
O que a bíblia ensina: Deus diz que no futuro vai estabelecer paz na terra inteira. Debaixo de seu reino, um governo dos céus, as pessoas não aprenderão mais a guerra. Em vez disso, elas “transformarão as suas espadas em arados” (Isaías 2:4). Deus acabará com todo tipo de injustiça e sofrimento. A bíblia promete: “[Deus] enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor. As coisas anteriores [incluindo as injustiças e o sofrimento de hoje] já passaram” (Apocalipse 21:3,4).

O que acontece depois da morte?
Motivo da pergunta: A maioria das religiões ensina que algo dentro da pessoa continua vivendo depois da morte do corpo. Algumas dizem que os mortos podem prejudicar os vivos e que Deus castiga os maus, condenando-os ao tormento eterno num inferno de fogo.
O que a bíblia ensina: Ao morrer, os humanos deixam de existir. “Os mortos não sabem absolutamente nada”, diz Eclesiastes 9:5. Visto que os mortos não sabem nada, não sentem nada, nem podem fazer nada, eles não podem prejudicar, nem ajudar, os vivos.

Há alguma esperança para os mortos?
Motivo da pergunta: Nós queremos viver. Queremos aproveitar a vida com aqueles que amamos. É natural desejarmos ver novamente as pessoas queridas que morreram.
O que a bíblia ensina: A maioria das pessoas que morreram serão ressuscitadas. Jesus prometeu: “Os que estão nos túmulos... saírão” (João 5:28, 29). De acordo com o propósito que Deus tinha no início, os ressuscitados para a vida na terra viverão num paraíso (Lucas 23:43). Nesse futuro prometido, as pessoas obedientes terão saúde perfeita e vida eterna. A bíblia diz “Os justos possuirão a terra e viverão nela para sempre” Salmo 37:29.

O que é preciso fazer para Deus ouvir minhas preces?
Motivo da pergunta: Pessoas de praticamente todas as religiões fazem orações. Mas muitas delas acham que suas orações não são respondidas.
O que a bíblia ensina: Jesus nos ensinou a evitar a repetição de palavras decoradas. Ele disse: “Quando orar, não diga as mesmas coisas vez após vez” (Mateus 6:7). Se quisermos que Deus ouça as nossas orações, temos de orar de um modo que Ele aprova. Para isso, precisamos aprender qual é a vontade de Deus, e então orar de acordo com essa vontade. “Não importa o que peçamos, segundo a Sua vontade, Ele nos ouve” (João 5:14).

Como posso encontrar a felicidade?
Motivo da pergunta: Muitas pessoas acham que dinheiro, fama e beleza lhes trarão felicidade. Assim, elas se esforçam para conseguir essas coisas, e, quando conseguem, percebem que não são felizes.
O que a bíblia ensina: Jesus, revelou o segredo da felicidade ao dizer: “Felizes os que têm consciência de [ou reconhecem] sua necessidade espiritual” (Mateus 5:3). A verdadeira felicidade só pode ser encontrada se dermos passos para satisfazer a maior de nossas necessidades: o desejo de saber a verdade sobre Deus e Seu propósito para nós. Essa verdade está na bíblia. Conhece-la pode nos ajudar a perceber o que é realmente importante e o que não é. Quando permitimos que a verdade da bíblia oriente nossas decisões e atitudes, temos uma vida significativa.

AUTO AJUDA

Dez dicas para prevenir o câncer de mama

ABRAPEC - Associação BRasileira de Assistência às PEssoas com Câncer
Contato: www.facebook.com.br/abrapecribeirao

1) Tenha uma alimentação equilibrada. Rica em frutas, legumes e verduras. Lentilha, feijão branco e grão de bico; são algumas leguminosas que ajudam a prevenir o surgimento de compostos cancerígenos.
2) Mulheres acima de quarenta anos precisam fazer mamografia a cada dois anos. Principalmente aquelas que têm histórico da doença na família.
3) Mulheres na menopausa não devem fazer reposição hormonal. Não é recomendável, porém, se precisar, faça-o sob orientação médica.
4) Não fume. Pesquisas afirmam que fumar aumenta em muito as chances de se ter câncer de mama.
5) Faça o auto exame. Não dispense-o, pois cerca de 80% dos casos são descobertos por ele. O câncer de mama é silencioso. Sem sintomas, portanto, por isso é tão importante fazer sempre o auto exame.
6) Não beba. Mesmo que em pequenas doses ou esporadicamente, o consumo de bebida alcoólica aumenta as chances de desenvolver câncer de mama, principalmente se for associada ao tabaco.
7) Pratique uma atividade física e saia do sedentarismo. Mulheres obesas produzem maiores quantidades de estrogênio, que é um hormônio feminino ligado ao aparecimento de compostos cancerígenos.
8) Tome um banho de sol de dez minutos antes das dez horas da manhã e depois das quatro horas da tarde. O sol aumenta a produção de vitamina D no corpo, o que reduz pela metade os riscos de se ter câncer de mama.
9) Sopa de tomate e suco de cenoura. Faça essa refeição pelo menos duas vezes por semana. Além de muito nutritiva, ela fornece ao corpo, antioxidantes que reduzem os riscos de câncer de mama.
10) Amamente. Segundo diversas pesquisas, mulheres que amamentam durante mais tempo, reduzem os riscos de câncer de mama.

NOVELA

Um resumo de um sonho a novela "Esperança Não Mata"

Autor: Rafael Santos de Souza
Contato: rsantoscebi@hotmail.com

Edson Pereira Filho conhecido como Edinho,um jovem de 18 anos, agricultor que trabalha como diarista na roça dos patrões, fazendo de tudo, capinando, rancando touco ou feijão, quebrando mamona ou milho. Seu trabalho começa as seis da manhã e vai até as quatorze horas, o seu sonho é ser um corredor famoso e ganhar a corrida de São Silvestre e mostrar pra seu pai Edson que ele não é um vagabundo como o chama e conquistar a sua amada, a ambiciosa Patricia que sonha ser modelo, ele foi criado no meio de um conflito porque ele é um sonho frustado de seu pai, que acha que ele é fruto de uma traição de sua mãe Maria com Renato, um grande amigo de luta que era namorado de Sandra.
Por causa dessa suspeita, além da casa de seu Edson ter virado um inferno, o Renato perdeu a política de prefeito para o poderoso e ambicioso Daniel Miranda que se casou com a Sandra, o Renato fugiu para Barreiras porque se não, corria o risco de ser lixado pelo povo, porque além de ter perdido a política, também perderam dinheiro em aposta, muitos ficaram na miséria. Bem, mas sua vida é um inferno porque ele é um estorvo, é causa de sofrimento pra sua família, que seus pais não se separaram, mas brigam o tempo todo e sua guera é guerra o tempo todo, por causa disso sua irmã foi expulsa de casa, a Sandra que é filha de um poderoso da cidade José Menezes e continua apaixonada por Renato, mas que não o perdoou pela traição, ela se casou sem amor com Daniel que além de poderoso, não tem um pingo de escrúpulo e é capaz de fazer qualquer coisa pra se manter no poder.
Edinho ao ir ao encontro de Patricia que é sua vizinha e filha dos seus padrinhos de batismo Joana e Zeca, irmã de seu melhor amigo Zezinho para declarar o seu amor, ele descobre que ela é amante de Daniel Miranda, quando o tenta conversar com ela , o humilha e ele ao tentar contar para os pais dela é passado por mentiroso, eles o convence que ele está namorando o Júnior que é irmão de Sandra e cunhado do Daniel, com isso ele dorme na rua. No outro dia Edinho cai numa armadilha, que manda um grupo dá uma surra nele, ao descobrir essa injustiça e o que Daniel está fazendo, até prometendo abandonar sua irmã doente, o Júnior tenta ajudar o Edinho é assinado com uma pedrada e a principal testemunha de acusação é Patricia.
Depois de sete anos preso, quase lixado pela população, ao sair da cadeia, não aceito em casa e vai morar na rua com os bêbados, depois de muito sofrimento ele vai parar na fazenda de Valéria Rodrigues que é fazendeira, mas que também é tratada como sem prestigio pela as irmãs, depois que se encontra, se apaixonam, ele ajuda a administrar os seu bens. Mas nesse mesmo tempo o pai de Patricia descobre que ela está grávida e expulsa de casa, mas contrariando todo mundo o Edinho acolhe mesmo correndo o risco de perder seu amor Valéria, mas a Patricia morre,ele doa o rim a Sandra e descobre que ele era filho dela com Renato, que houve uma troca de crianças por Daniel, que trocou o filho de Sandra O Edinho por Danilo que era filho de Maria e Edson, depois de desmascarado o Daniel tenta matar o Edinho, mas ele escapa.
Daniel é preso, Edinho casa com Valéria e tem uma filha Vitória, ganha a corrida de São Silvestre, o Renato casa com Sandra e eleito prefeito,Edson pede perdão Maria. ele são felizes para sempre. Essa história já publicada em um livro Esperança Não Mata do mesmo autor na Editora Gregory, independente e é considerado pelos leitores como um dos melhores livros do gênero, mas o meu sonho foi sempre ser novela.um abraço Rafael Santos.


CONTO

O futuro da humanidade

Autora: Eliate Oliveira
Contato: Eliateoliveira@gmail.com

O protagonista da obra O Futuro da Humanidade do escritor e psiquiatra Augusto Cury é um jovem aventureiro chamado Marco Polo. Seu pai, Rodolfo, admirador do aventureiro veneziano Marco Polo do século XIII decidiu pôr o nome do seu filho em homenagem ao seu ídolo. Marco Polo decide cursar medicina. No primeiro dia de aula, sobre anatomia, fica atônito e indignado com a indiferença e a falta de sensibilidade dos professores ao falarem sobre os cadáveres que os alunos iriam dissecar. Diziam friamente que se tratavam apenas de mendigos indigentes. O chefe do departamento de anatomia da universidade, o Dr. George, era sarcástico e intransigente. Marco Polo fica constrangido com a situação, assim como outros calouros, pois dizia que sob os escombros do sofrimento, das perdas e misérias físicas e psíquicas das pessoas existem belíssimas histórias de vida, regadas de esperança, lágrimas e amor.
Por possuir um espírito humanista e aventureiro decide descobrir a história de pelo menos um cadáver que iriam dissecar, após ser desafiado pelo professor especialista em anatomia, o Dr. George. Na praça do parque central conheceu Falcão, um mendigo filósofo que, posteriormente, tornara-se seu melhor amigo. Descobriu que ele fora um inteligentíssimo filósofo professor de uma universidade, mas que ao deprimir-se foi expulso do cargo de docente e traído pela esposa com o seu psiquiatra. Além disso, possuía um filho, de nome Lucas, que chamava carinhosamente de pupilo. Seu sogro proibiu-lhe de ver o filho, pois alegava que a sua doença mental poderia afetar o menino. Falcão deprimiu-se ainda mais e, querendo o melhor para seu filho, decidiu abandoná-lo e viver como andarilho. Conheceu o Poeta da Vida, um mendigo que fora um médico muito rico, que após perder a sua esposa e seus dois filhos em um acidente de carro ficou extremamente depressivo e tornou-se andarilho.
Marco Polo o convidou para ir à universidade. Chegando lá Falcão logo reconheceu a face de um dos cadáveres e contou para os presentes a sua história de vida. Dr. George ficou estarrecido ao perceber que o cadáver era na verdade o corpo de um renomado cientista cirurgião que também fora o diretor e professor da universidade que atualmente lecionava. Todos ficaram emocionados e decidiram afixar uma homenagem próxima ao corpo inerte do ilustre pensador e cientista, além de fazer o mesmo com os outros corpos. O Dr. George pediu desculpas a Marco Polo pela sua arrogância e insensibilidade e passou a fazer uma abordagem metodológica diferente em suas primeiras aulas de anatomia, incentivando os alunos novatos a pesquisarem sobre a vida dos cadáveres que iriam estudar. Convida, dias depois, Falcão para partirem em busca do filho dele. Chegando à cidade em que morava com sua família, Falcão descobre que seu filho tornou-se o pró-reitor da universidade em que trabalhava antes de adoecer.
Lucas, com 32 anos de idade, estava administrando uma palestra e ao terminar de falar foi surpreendido com um mendigo que decidira discursar, era Falcão. Descobre logo depois que se tratava de seu pai, o qual não via há mais de 20 anos. Ambos se abraçaram e choraram copiosamente por um longo tempo. Lucas compreendeu a ausência do pai e o perdoou. Falcão foi conhecer a casa do filho e, no dia seguinte, lá reviu a sua ex-esposa, Débora. Após conversarem, Falcão compreendeu suas atitudes e a perdoou tornando-se grandes amigos. Foi convidado a retornar ao seu cargo de professor na universidade em que seu filho agora era pró-reitor. Marco Polo voltou para sua cidade e a cada semestre voltava para conversar e brincar com o seu amigo Falcão que tanto lhe ensinara so bre os mistérios do teatro da vida. Decidiu, a partir daí, dedicar-se ao estudo da complexa mente humana. Após formar-se em medicina Marco Polo decide especializar-se em psiquiatria em um famoso e renomado hospital chamado Atlântico.
Lá conheceu e tornou-se amigo de vários pacientes que deprimiram-se por sofrerem perdas inexprimíveis. Dentre eles Dr. Romero, Ali Ramadan, Jaime, Isaac, Cláudia e outros mais que foram cativados pela humildade, carisma e atenção de Marco Polo. O diretor do hospital, Dr. Mário, e a enfermeira-chefe, Dora, não gostavam do jeito que Marco Polo agia, pois segundo eles suas ações poderiam causar uma rebelião entre os internados e causar um escândalo na imprensa fazendo-os perderem seus cargos. Marco Polo revolucionou a forma de tratar os doentes mentais do hospital Atlântico e tornou-se muito reconhecido pela sociedade. Usava músicas clássicas para tranquilizar seus pacientes além de incentivar os seus talentos através de cursos de dança, pintura, música e outras habilidades que eles, posteriormente, desenvolveram com maestria. Depois de especializar-se passou a criticar veementemente os rumos que a psiquiatria estava tomando.
As pessoas depressivas são tratadas como máquinas e não como seres humanos que possuem uma complexa capacidade de gerenciar pensamentos, que possuem histórias de alegrias e sofrimentos, famílias, amigos e que, acima de tudo, choram, cantam, riem, enfim, não são tratados como seres humanos portadores de emoções e sentimentos. Os psiquiatras tratam de doenças e não de doentes. Prescrevem inúmeros medicamentos para seus pacientes ignorando a afetividade e a comunicação como tratamento eficaz contra doenças psicológicas, como a depressão. Em uma conferência Marco Polo conhece uma jovem chamada Anna. Ficou encantado com a sua beleza. Decidiu conversar com ela, mas esta não queria aproximação. Marco Polo ficou intrigado com o seu comportamento e decidiu conhecê-la melhor. Após muita persistência conquistou sua amizade. Descobriu que ela era extremamente depressiva. Anna contou-lhe que desenvolveu a doença ainda quando criança, após encontrar sua mãe morta em seu quarto.
Sua mãe sofria de transtornos psicológicos e para aliviar seu sofrimento e sua dor suicidou-se. Seu pai, o empresário Lúcio Fernández, era bilionário e insensível. Nunca lhe dava atenção e amor como sua mãe o fizera. Por isso desenvolveu uma série de outros problemas psicológicos, como timidez, insegurança, hipersensibilidade. Anna era ótima com os outros, mas péssima consigo mesma. Marco Polo decide ajudá-la a libertar-se do seu cárcere emocional. Ambos se apaixonam e começam a namorar. O pai de Anna era contra o namoro, pois queria que a filha se casasse com um homem a sua altura econômica, um juiz, por exemplo. Marco Polo enfrenta todas as adversidades para manter o amor e o relacionamento que tinha com Anna e convida-a para se casarem. Lúcio só aceita o casamento se for com separação total de bens. Marco Polo, conhecendo a ambição exacerbada do sogro, diz-lhe que só casará com Anna se ficar com toda a sua fortuna.
Lúcio fica abalado e indignado com a proposta, pensando que Marco Polo era um salafrário que queria lhe aplicar um golpe. Marco Polo completa dizendo que sua maior fortuna é Anna e que, portanto, só se casará se herdá-la completamente. Para fazer uma surpresa à filha, Lúcio prepara-lhe uma luxuosa festa surpresa e convida ilustres personalidades como senadores, governadores, presidente da república, atrizes famosas de cinema e o presidente de segurança. No dia do casamento Anna e Marco Polo ficam assustados com a surpresa, porém preferiram manter a discrição para evitar tumulto. Os amigos de Marco Polo do hospital Atlântico, convidados por ele, foram barrados na entrada da festa por apresentarem características de psicóticos e mendigos. Todos ficaram chocados ao descobrirem que eram amigos do noivo. Marco Polo os tratou com muita humildade e carinho, diferente de muitos artistas e empresários que os humilharam por causa de suas condições físicas e econômicas.
Ao descobrir que Marco Polo foi o responsável pela denúncia dos efeitos colaterais do medicamento Venthax, Lúcio queria interromper o casamento, pois ele era o dono da indústria farmacêutica que o produzira e, por isso, acabou perdendo milhares de dóla res com a queda de vendas após a denúncia. Falcão aparece no final da festa dizendo para Marco Polo não deixar sua criança morrer abandonada. Todos criticaram Marco Polo pensando que ele havia abandonado um filho. Marco Polo diz aos presentes que Anna o ajudará a criá-la. Todos ficaram mais estarrecidos ainda. Na verdade Falcão estava se referindo a criança interior que existe dentro de nós e que nos faz sermos mais felizes e contemplativos. Marco Polo e Anna ficam enormemente felizes com a presença do inigualável amigo. A maioria dos convidados, sobretudo alguns empresários, políticos e artistas, começou a cantar e dançar valsa, movidos pela euforia e animação dos noivos e seus amigos estranhos.


Contato: Publique seu texto também.