TEMA

O pós-Segunda Grande Guerra...

O pós-Segunda Grande Guerra foi um marco importante das inovações tecnológicas que conhecemos atualmente. Inerente as mesmas vieram a falta de liberdade, a vigilância constante a que somos submetidos e ao medo que sentimos de termos nossa individualidade exposta para um grupo de pessoas que se utilizam desses meios para fins maliciosos.
A segunda guerra mundial marcou um desenvolvimento muito grande em várias áreas do conhecimento humano. O palco da guerra serviu para que diversas nações, não só a Alemanha, fizessem vários experimentos. Estes, não se limitaram ao desenvolvimento tecnológico, militar e científico; todas as áreas do conhecimento tiveram seus avanços. Uma delas foi pouca comentada até os dias atuais, a sociologia.
Após o fim da guerra, a democracia dominou grande parte dos países do mundo que conhecemos. Travestida em sinônimo de liberdade, a democracia quer ser a forma mais avançada de convivência humana. Inicialmente, ela realmente parecia nos trazer a liberdade de viver e de se expressar, mas, passados mais de cinqüenta anos, começa a aflorar a sensação de impotência individual do ser humano diante da máquina democrática, baseada em leis antagônicas e conflitantes, em mídia e educação direcionadas em moldurar estereótipos para cada geração. Cada vez mais percebemos as pessoas robotizadas pela máquina social democrática.
Vemos assim que tanto quanto o comunismo, a democracia tem como base a dominação do ser humano, e não a sua libertação.

Autor: Arnold Gonçalves



Redação anterior

Redação anterior

          

Menu de Redações

Menu de Redações