TEMA

As grandes questões da gestão pública na área da saúde.

A tendência da maior parte dos paises em desenvolvimento é a descentralização da gestão pública como parte inerente da democracia. O objetivo é o fortalecimento das instituições locais, de forma que o cidadão tenha a condição de participar ativamente do processo.
No caso do Brasil, essa estrutura de descentralização já se encontra em estágio avançado, sobretudo na área da saúde. Independente da direção política dos governantes das cidades, o resultado quanto a esta descentralização parece ser semelhante, e infelizmente, os problemas também.
Ao que tudo indica, o cidadão brasileiro carece de prática com o convívio democrático. É fato que governantes da direita tendem a escolher correligionários e que os da esquerda buscam a comunidade, porém, alijam a participação de camadas mais conservadoras da sociedade, das decisões.
Sendo assim, é de se esperar que os resultados sejam parecidos, pois, ambos os comandos decisórios visam benefícios particulares em detrimento dos benefícios sociais. Finalizando, a grande questão da sociedade brasileira é criar o espírito democrático no cidadão, em todos os âmbitos sociais.

Autor: Arnold Gonçalves

redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

próxima redação