TEMA

De onde vindes? O lado ético nas relações

A ética é descrita como sendo a ciência da moralidade, o estudo do que é bom para o indivíduo e para a sociedade.
Esta definição leva a uma questão muito delicada, as relações humanas. Sabe-se que o relacionamento humano sofre constantemente com os conflitos de interesses, e costumeiramente vemos personalidades sociais; como pais, mães e mestres, não desempenharem seus papéis como convencionalmente se espera deles.
Podemos enumerar os problemas éticos nos relacionamentos humanos; violência, irresponsabilidade, imaturidade, ganância, ambição, e vários outros. "Querer se dar bem" é mais forte que "Meu espaço termina quando começa o do outro".
Talvez possamos começar a resolver o grave problema ético nas relações humanas partindo do principio de que devamos identificar o que nos faz mal e também o que faz mal ao nosso semelhante, amar o semelhante como si mesmo.
Para que este amor floresça, as pessoas devem auto conhecer-se física e emocionalmente; identificar seus pontos fortes e fracos, habilidades e necessidades. Um homem que domina a si próprio dificilmente atacará o próximo, estando assim, um passo a frente no quesito ética.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação