TEMA

Como fazer uma boa redação?

Não é fácil dar uma receita de esquema de redação de sucesso, se fosse, não teríamos tantas discussões a respeito, no entanto, nem por isso irei fugir a esta discussão. Para tentar evitar ser repetitivo, vou deixar meu parecer seguindo a lógica que uso para escrever as minhas redações para este site, assim como nos concursos e cursos em que já participei.
Creio que não há necessidade de falar muito a respeito das obrigatoriedades da redação de qualidade: inicio, meio e fim; gramática correta; coerência e texto dentro do assunto. Com tudo isso em dia, já teremos uma redação certinha, mas não é suficiente.
Inicialmente concentro-me apenas no texto e no que explana o professor a respeito do que é esperado. A seguir, procuro refletir sobre tudo que sei a respeito e vou selecionando mentalmente alguns conhecimentos relevantes para a situação. Esta fase é costumeiramente denominada como "escolha do assunto" e "criação de idéias"; nem sempre podemos escolher o assunto, mas sempre podemos escolher a abordagem, e normalmente, é aí que uma redação vencedora se materializa. Uma abordagem empolgante é a chave; começo, meio e fim é conseqüência. A isto é denominado "estilo", forma pessoal de passar suas idéias ao papel ou para outras pessoas, via oral. Um bom texto precisa de estilo e este está intimamente ligado ao prazer de escrever do autor.

Algumas pessoas aceitam e usam a paráfrase e a imitação, mas eu não gosto muito disso. Inicialmente, até que é bom, mas só é bom por ser mais fácil escrever o que já foi escritor por outro. Creio que o pensamento é mais importante, uma idéia inovadora é mais valiosa do que qualquer texto bem escritinho. Escrever corretamente é uma obrigação nos dias de hoje; quem lê as redações quer sempre algo mais, mas que não seja polemico. Abordagens politicamente incorretas devem ser abandonadas imediatamente, é reprovação e exclusão na certa. Hoje vivemos uma censura do "morno"; textos frios ou quentes são certamente descartados, sendo assim, não concorde com tudo, nem discorde de tudo. Vivemos também o momento do "otimismo", escreva sobre coisas como "tudo caminha para uma situação melhor" e "as medidas irão melhorar a situação".
Por fim, deixo uma última dica, leia sempre. De preferência, livros. Sempre aqueles que te chamam a atenção e sobre assuntos que te agradam. Naturalmente irá melhorar a sua escrita através da leitura.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação


Como fazer uma boa redação?