TEMA

Direitos humanos.

Muito se fala sobre direito humano, e suas seguidas violações, mas ao meditar sobre o assunto percebi que não sou capaz de definir ao certo o que é, em verdade, um direito humano. Sendo assim, antes de começar a escrever esta redação resolvi ler a declaração universal dos direitos humanos, e para a minha surpresa, à medida que lia o texto, crescia a sensação de que muito melhorou em relação aos direitos humanos desde que me dou por gente.

Inicialmente, pretendia escrever uma redação de protesto, questionando a má conduta humana, mas... Quem viveu um pouco mais pode dizer que muito melhorou. Quer exemplos? Até a década de 70 matar a esposa por ciúme era coisa natural e aceita pela sociedade. Até o começo da década de 80, espancar homosexuais era prova de masculinidade. E as torturas feitas durante a ditadura no Brasil? Nem se comparam aos sacos do bope, do filme tropa de elite. Seguro desemprego? Não existia. Inflação galopante (especulação)... Os jovens de hoje não conseguem compreender como funcionava isso, um quilo de feijão as 8:00 por Cr$ 1.000,00 e às 20:00 do mesmo dia por Cr$ 1.000.000,00. Quantas pessoas perderam tudo da noite para o dia e se suicidaram. Sou capaz de dar um exemplo de progresso para cada artigo que li da declaração universal dos direitos humanos.

É claro que não vivemos num mundo ideal, muitas atrocidades acontecem diariamente, mas, como está escrito no próprio inicio da declaração; "A presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.". É um ideal a ser alcançado, e, pelo menos no Brasil, vejo como um ideal que tem sido procurado, apesar das forças contrárias, ou ocultas, como dizia um antigo presidente da república.

Ao ler a declaração percebi quanto mais importante é o comportamento de cada cidadão para chegarmos à realização de tal ideal, do que a importância do governo em si mesmo. Percebi claramente que a sociedade é a soma do pensamento dos indivíduos, quanto mais indivíduos pensando no bem, tanto mais próximos do ideal estaremos. Então mãos a obra, ou melhor, na sua consciência, procure fazer o bem. A cidadania é realmente a chave da felicidade social. Comece decorando de ponta a ponta a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e viva sempre levando em consideração o que está escrito lá. Se todos fizerem isso o mundo será sem igual (ao que é hoje), mas com muita igualdade social.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação