TEMA

Ética e conflito de interesses.

Ética: Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.

Conflito: Luta, combate. Guerra. Enfrentamento. Oposição entre duas ou mais partes. Desavença entre pessoas, grupos. Divergência, discordância de Ideias, de opiniões.

Interesse: Lucro material ou pecuniário; ganho. Parte ou participação que alguém tem nalguma coisa. Vantagem, proveito; beneficio. Cobiça, avidez. Zelo, simpatia ou curiosidade por alguém ou algo. Grande atenção; empenho.

O interesse tem haver com o lucro, a necessidade das pessoas em obter algum tipo de vantagem. O conflito ocorre quando o caminho para obter esta vantagem cruza com o caminho de outra pessoa atrapalhando uma ou ambas as partes; se uma dessas partes não ceder, estará aberta a zona de conflito. A ética tem relação com os meios utilizados durante este conflito; existem formas de enfrentamento aceitas socialmente, algumas toleradas, e outras são até punidas com privação da liberdade de quem as utilizam.

Pegamos um exemplo qualquer de uma empresa: Todos devem abster-se da prática de qualquer ação ou omissão em situações que possam provocar conflitos entre os interesses pessoais e os da Empresa, ao tratar com fornecedores, clientes, concorrentes, prestadores de serviços, lojistas e qualquer pessoa física ou jurídica que realize ou venha a realizar qualquer espécie de negócio com as empresas do Grupo. Todos devem atuar sempre em defesa dos interesses das empresas do Grupo, mantendo sigilo sobre negócios, operações e informações relevantes. Devem ter o compromisso de zelar pelos valores e pela imagem da empresa, de manter postura compatível com essa imagem e esses valores... Note que a ética, aqui, é distorcida, colocada a favor da própria empresa, na verdade, apenas interesses. Assim ocorre com todos nós, a ética só serve se for a nosso favor.

Como resolver essa situação? Atualmente proliferam as ramificações do direito e tudo nos levam a disputas jurídicas intermináveis. É comum que as pessoas morram antes de receber o resultado final das ações. Essa é a tendência, creio que a matéria "direito" devia ser ensinada desde o primeiro ano do primário. É uma pena... Jesus disse: Amai seu próximo como ama a ti mesmo. Talvez, a solução para todo esse novelo judicial seja encontrar um amor perdido; as pessoas encontrarem o amor por si mesmas.

Autor: Arnold Gonçalves

redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

próxima redação