Terapia da Cozinha

TEMA

A importância da interpretação.

Interpretar: Ajuizar a intenção, o sentido de. Tirar de indução ou pressagio. Explicar um texto, lei, etc. Pois bem, o difícil é sabermos decifrar qual a mensagem que um determinado texto quer nos transmitir e, para isso, é essencial analisarmos diversos pontos. Precisamos estar atentos ao título, uma vez que nele normalmente está contido o assunto que será tratado pelo texto. O primeiro parágrafo deve revelar os principais elementos contidos no assunto a ser discutido. Nos parágrafos seguintes o escritor deve desenvolver a sua ideia de forma detalhada. No parágrafo final costuma fazer um resumo, ou conclusão sobre tudo o que foi dito, para reforçar a Ideia a ser entendida pelo leitor.
Quanto a importância da interpretação... Se não conseguirmos entender as coisas que lemos, certamente teremos muita dificuldade em sobreviver na sociedade das "pequenas letrinhas" em que vivemos. Se tivermos preguiça de ler contratos, bulas, mapas e tudo o mais que está escrito; continuaremos sendo enganados, intoxicados, e perdidos pelo mundo afora. De forma geral, temos o impulso de sair fazendo as coisas sem analisar a situação e as possibilidades de caminhos para se obter o sucesso no que pretendemos fazer. Faça! Mas faça a coisa certa.
O hábito constante da leitura é decisivo para a conquista do entendimento. O enriquecimento do vocabulário, o domínio das estruturas linguísticas, e a capacidade de interpretação textual são competências adquiridas ao longo de nossa experiência como leitor. Interpretar um texto significa "desvendar mistérios", então, é necessário embutir um elemento investigativo em nossa forma de pensar a leitura. Nunca leia por ler, leia para entender. Busque também por conhecimentos extra textuais; ver filmes, documentários, palestras, peças teatrais, etc. Quanto mais você souber sobre os elementos que circundam o assunto a ser lido e interpretado, melhor.
Talvez, a interpretação de textos seja o maior dos problemas que afetam a educação brasileira. Já que em todas as disciplinas faz-se necessário interpretar as informações. A deficiência nesta habilidade compromete todo o processo evolutivo educacional do indivíduo. A responsabilidade de solucionar o problema, geralmente recai sobre o professor de português; mas este profissional não tem condições de resolver sozinho algo que envolve vários setores da sociedade. Principalmente a vontade política de reforçar a estrutura básica da família e da educação nos primeiros anos da infância.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação