TEMA

Sustentabilidade.

Sustentabilidade: Qualidade de sustentável. Sustentável: Que se pode sustentar. Sustentar: Segurar por baixo; servir de escora a; impedir que caia; suportar, apoiar; afirmar categoricamente; ratificar, reafirmar, confirmar; fazer face a; resistir a; sustar; conservar, manter; alimentar física ou moralmente; prover de viveres ou munições; impedir a ruína ou a queda de; amparar; dar ânimo a; animar; proteger, favorecer, auxiliar; sofrer com resignação, com firmeza; agüentar; defender com argumentos, com razões; estimular, incitar, instigar; pelejar a favor de; ser contrário, opor-se; conservar a mesma posição; suster-se, equilibrar-se; alimentar-se, nutrir-se.
Sustentabilidade é tudo isso, embora, quando eu leia esta palavra, seja remetido ao pensamento de um cenário onde a mata fechada comanda, e entramos nela apenas para pegar uma fruta ou uma folhinha. Mas como vemos não é apenas isso, preservar a selva, preservar a amazônia, etc. Sustentabilidade é mais, é aproveitar totalmente os alimentos servidos em nossa mesa; separar o lixo reciclável; comprar produtos biodegradáveis ou orgânicos; utilizar energias renováveis como a energia solar; levar as sacolas para a compra no supermercado; utilizar embalagens retornáveis para cervejas e refrigerantes; não trocar de carro a cada seis meses; Deixar de usar brinquedos que precisam de pilhas, e muitas outras coisas mais.
Hoje em dia já podemos ver muitas iniciativas de sustentabilidade que não estão na selva, e sim nas grandes cidades. Novos condomínios, ainda os de alto padrão, já são projetados para aproveitar as águas da chuva e a tratar o seu próprio esgoto. O lixo reciclável está sendo separado por boa parte da população, e os catadores de latinha e papelão estão fazendo um trabalho fantástico de formiguinha. Nossa coleta de latinhas é uma das melhores do mundo graças a eles. O governo deixa a desejar no quesito de reciclagem, a população adere, mas o recolhimento não funciona e o lixo reciclável acaba no lixão do mesmo jeito. Os governos municipais, de forma geral, precisam se movimentar neste quesito. Os lixões e aterros sanitários não estão dando certo, contaminam a terra e os lençóis de água. Há uma tendência de que cada casa tenha que cuidar de seu próprio lixo, então, prepare-se para o futuro. Quanto menos lixo sua família gerar, melhor. Quanto mais durar as coisas em sua casa, melhor.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação