TEMA

Centenário de Luis Gonzaga

Luiz Gonzaga - Exu, 13 de dezembro de 1912. Brasil, 13 de dezembro de 2012. Cem anos de Luiz Gonzaga. O rei do baião, xote e xaxado. Inventor da música nordestina para o restante do país. Eternizador da sanfona, zabumba e triângulo. Até nos dias de hoje, num bom forró não pode faltar. Deu animo novo para as festas juninas e bailes de forró, mas não ficou só na diversão, em meio a alegria de suas músicas, trouxe a tona os problemas resultantes da pobreza e das injustiças que predominavam na árida terra do sertão nordestino.
Nascido na zona rural do sertão pernambucano, vivenciando todos os problemas de um jovem cidadão nascido em berço humilde, atirou-se ao exercito a fim de esquecer suas limitações, e como soldado correu diversas cidades, diversos estados, e pode constatar que as dificuldades não eram só suas. Os coronéis mandavam e desmandavam na região nordestina. Já estava longe no nordeste, em Juiz de Fora MG, quando tomou a música como seu objetivo de seriedade, mas não abandonou sua história de nordestino, focando seu visual e criação neste histórico, em sua raiz.

Abandonou o exército e passou a dedicar-se inteiramente à música. E para viver da música, somente em uma cidade poderia ser; Rio de Janeiro. Começou como sanfoneiro em prostíbulos. Arriscava alguns programas de calouros, mas ainda não tinha a ideia de usar o visual nordestino/cangaceiro/vaqueiro. Foram dois anos de muita luta, até que finalmente emplacou uma música, ainda instrumental, de sucesso, "vira e mexe". Com este sucesso, muitas portas foram se abrindo, e numa dessas, ele encontrou um sanfoneiro gaúcho que tocava com trajes típicos de seu estado. Daí veio a Ideia de aliar sua arte ao trajar nordestino, e o sucesso foi total, uma marca registrada. Como a música instrumental tem um apelo popular limitado, naturalmente, Luis Gonzaga se enveredou pelos caminhos do cantar.

Sem dúvida, a música mais marcante de sua carreira foi "Asa branca", mas mais que músicas de sucesso, Gonzagão foi um ícone para o povo nordestino. Um ponto de referencia para dar um fôlego de alegria e auto estima em sua intimidade. Logo após o seu surgimento veio a explosão de imigração nordestina para o sudeste do país. E a figura de Luis Gonzaga ajudou a minimizar as dificuldades encontradas em terras estranhas. O preconceito existiu e foi muito forte, mas certamente seria maior sem a sua existência, bem o mal, caricato ou não, ele ajudou a enraizar a figura alegre do nordestino, e isto ajudou muito para que fossem relativamente aceitos no Rio e em Sum Paulo.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação