TEMA

O que é ser pai?

O que é ser pai? Pergunta difícil de responder, já que não há uma receita a seguir. Sabemos que o pai é muito importante na construção do caráter de seus filhos. Para que essa formação do caráter seja boa é preciso que o pai saiba ser firme no orientar, mas sereno quando é hora de amparar. Não deve fugir ao dever de punir, mas também sem o exagero do agredir.

O que é ser pai? Quase impossível responder, o máximo que podemos fazer é numerar algumas características notoriamente boas. Que ele deve ser o exemplo de trabalho, mas que não fique apenas na esfera material. Que ajude o filho a tomar consciência, mostrando-lhe um mundo muito maior e incompreensivo que existe. Dando-lhe a oportunidade de ter fé e assim acreditar em algo melhor.


O que é ser pai? Cada um tem sua experiência, cada um com sua sina, mas todos com muita vontade de ver seus filhos felizes. Para isso ele deve ver e valorizar as qualidades que os filhos têm. Por pequenas que sejam, pois essa valorização certamente fará com que elas cresçam. Sempre tem a parte difícil, não deve deixar de ver os defeitos e as falhas, porque o pai tem o poder de ajudar a corrigi-las.

O que é ser pai? É reconhecer que não sabe ao certo o que é ser pai, mas que a intuição e o bom senso o guiará. Não há pai sem defeito, mas que isso não o desobriga de ser perfeito no ensinar o que sabe ser certo. Transmitir o amor que possui, para que no futuro seus filhos transmitam o mesmo amor para os seus netos.


O que é ser pai? Às vezes é receber mensagens como essas que falam muito do que você é, e do que deveria ser. Mensagens que querem dizer muito mais do que o escrito. A principal lição destas mensagens está na atitude de quem mandou, ou de quem escreveu. É à busca de uma aproximação maior, de uma interação mais amorosa. Então termine de ler mudando seu olhar para quem lhe enviou a mensagem. Ame mais essa pessoa, afinal, você é um paizão.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação