TEMA

Relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho

Relacionamento: Entrar na intimidade de alguém.
Interpessoal: O que é relativo a ou implica em uma relação entre duas ou mais pessoas.
Ambiente: O Que envolve ou está à volta de alguma coisa ou pessoa. O que é relativo ao meio físico ou social circundante. O conjunto das circunstâncias culturais, econômicas, morais e sociais em que vive um indivíduo. Um espaço físico delimitado.
Trabalho: Qualquer ocupação manual ou intelectual. Cuidado que se emprega na feitura de uma obra. Obra feita ou que se faz ou está para se fazer. Labutação, lida.
Não há dúvidas quanto a primeira premissa sobre esta questão; o trabalho é a parte fundamental. Todo o resto visa satisfazer as necessidades para o sucesso do trabalho. Não importa se você não vai com a cara do seu colega ao lado, ele é seu parceiro na empreitada, e gostando ou não dele vocês terão que chegar a um bom final, com um produto de qualidade, conforme espera o investidor.

Não escolhemos com quem iremos trabalhar. Embora possamos escolher um ou outro individuo, dificilmente conseguimos formar uma equipe somente com aqueles que gostariamos de contar. Ainda bem que não conseguimos formar este grupo “perfeito”, porque esta escolha de com quem gostariamos de trabalhar é normalmente uma escolha equivocada. Nos baseamos na afinidade pessoal para escolher as companhias, porém, não estamos num evento social, aqui é um ambiente de trabalho e nossas escolhas deveriam ser em função do que cada um pode produzir para realizar o trabalho, mas isto está além das forças da maioria das pessoas, e a tendencia é escolher os mais agradaveis na hora do cafézinho.
Este relacionamento forçado com pessoas pelas quais não sentimos afinidades é um belo exercício de autocontrole. A capacidade de ambos em relacionar-se intimamente apesar das diversas divergencias de pensamento é de grande utilidade não só para o resultado do trabalho, mas também para o crescimento pessoal do individuo. Uma pessoa acostumada a lidar com as diferenças, dificilmente tomará atitudes radicais como as que vemos frequentemente pelo mundo afora. Viver em sociedade não é só viver com os iguais, é principalmente viver com os diferentes.
As diferanças são fundamentais, pois para cada atividade é necessário um perfil, e que muitas vezes são bem antagonicos. Por isso, se você é dinamico e o outro metódico, não fique irritado. Para cada necessidade um ou outro será a melhor opção. Por isso digo que niguém é melhor que ninguém, mesmo. Depende do trabalho que será feito, e das qualidades necessárias para se chegar a um bom resultado.
Uma das situações mais tensas nesse relacionamento é quando das promoções. É muito dificil digerir quando um colega é promovido e você não. Também é incomodo quando você sobe e o colega não. É dificil manter a cordialidade e diversas vezes vemos o preterido ir a sala da chefia questionar a decisão. Muitas vezes presenciamos boicotes ao recem promovido. Mais comum ainda é a sonegação de informações, quem chega geralmente fica numa situação de isolamento total. Nos dizemos civilizados, mas vemos tudo isso em qualquer documentário do “animal planet”.
O que fazer para minimizar tantas divergências e situações constrangedoras? Bom senso. Pense sempre: O que não quero para mim? Então não quero para os outros. Seja ético. Seja caridoso. Se não der, pelo menos não atrapalhe o ambiente.

Autor: Arnold Gonçalves



Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação

Relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho