TEMA

Exsicatas.

Definição para Exsicata: “É uma amostra de planta prensada e em seguida seca numa estufa (herborizada), fixada em uma cartolina de tamanho padrão acompanhada de uma etiqueta ou rótulo contendo informações sobre o vegetal e o local de coleta, para fins de estudo botânico. Exsicatas são normalmente guardadas num balão herbário.”.

Passos de confecção: Coleta das amostras, o preparo para armazenamento e transporte até o local de estudo. Desidratação das amostras, analise e documentação do material. Catalogação e armazenamento do produto final.

Coleta: É necessário identificar exatamente onde foi encontrado o alvo da pesquisa e qual a melhor forma para extrair o material para a amostragem. Este processo de extração do material deve levar em conta as características das plantas, as condições ambientais da área, as possibilidade de armazenamento e transporte dos itens obtidos.

Processamento: As amostras devem ser dispostas em folhas de jornal dobradas ao meio, tentando imitar, ao máximo, a disposição da planta na natureza, sempre tendo o cuidado de estender folhas e flores; evidenciando a parte dorsal de algumas folhas e a ventral de outras. Essas folhas de jornal contendo a amostra devem ser intercaladas com as folhas de papelão e de alumínio corrugado, as quais devem ser dispostas sempre com as canaletas na mesma direção para facilitar a circulação do ar. O material deverá ser organizado até formar uma pilha com cerca de dois palmos para, então, ser colocado na prensa e amarrado com corda, que irá comprimir as amostras para que não se enruguem ao desidratar. Organizado dessa forma, o material estará pronto para ser desidratado e esse processo poderá ser realizado ao sol ou sob qualquer outra fonte de calor à temperatura de 60-70 °C.

Cuidados com armazenamento: Caso o processo de desidratação não se inicie em cerca de 24 horas após a coleta, o material deverá ser umedecido com álcool 95 °GL ou formol a 40% (utilizado na proporção de uma Coleta para identificação de espécimes botânicos parte de formol para três de água) e colocado em sacos de plástico. Dessa forma, o material será conservado até cerca de 2 meses para, então, ser desidratado.

Fonte: Noções Morfológicas e Taxonômicas para Identificação Botânica – Autores: Regina Célia Viana Martins da Silva; Antônio Sérgio Lima da Silva; Marília Moreira Fernandes; Luciano Ferreira Margalho – (Compre e leia o livro, vale a pena)


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação