TEMA

Igualdade de gênero.

A igualdade de gênero surgiu inicialmente como argumento de inclusão social da mulher, e assim continua sendo na maior parte dos países. Recentemente vemos uma reformatação deste conceito em localidades onde a mulher já está relativamente inserida no conjunto e sente-se a necessidade de voltar-se agora para a questão homossexual.

Gênero é caracterizado pelos seguintes atributos: social, comportamental e cultural. Vale tanto para a mulher, quanto para o homem. Assim, todos necessitam de serem integrados à sociedade. E constatamos facilmente que a grande maioria da população sente necessidade de ser favorecida pela igualdade de gêneros.

Além dos atributos acima descritos, temos muitos outros elementos que acrescentam maiores dificuldades à inserção social do individuo, como a saúde, educação e heranças físicas. Embora diferentes, as desigualdades baseadas em gênero e raça se entrelaçam pelo fato de uma agravar a outra. O mesmo se dá quando pensamos nos problemas extras acarretados pela menor formação educacional e pelas deficiências físicas adquiridas ou herdadas.

O objetivo de toda essa atividade social orquestrada mundialmente é a de estabelecer oportunidades para as pessoas inseridas em grupos de gênero sub humanizados. Ocorre que estas mesmas pessoas foram criadas para terem baixíssimas expectativas sociais e a oferta de um mundo mais abrangente em opções lhes parece estranho e desnecessário. O que abre as portas para os contrários às inclusões sociais, e que acreditam seriamente que não se deve mexer em organizações que funcionam milenarmente.

Apesar de todas as polêmicas e forças contrárias, a igualdade de gênero já é uma realidade sem possibilidade de retrocesso num futuro próximo, muito pelo contrário, cada vez mais veremos os homens esquecidos em um segundo plano. Os homens falharam na liderança da construção social, agora é a vez da mulher mostrar como se faz. Pelo menos no Brasil, todos nós sabemos que em casa, se não fossem as mulheres, até as paredes cairiam. Não é de se admirar o que esses caras fazem com o país.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação