TEMA

Didática.

A didática é a forma pela qual o professor transfere seus conhecimentos aos alunos. Ela pode ser fruto de um longo treinamento, mas muitas vezes é um talento inato do professor. O fato é que a didática é uma das disciplinas mais importantes dentro do curso de pedagogia. Nele, o profissional aprende a trabalhar de forma adequada as estratégias de forma à atingir um eficaz resultado no aprendizado dos alunos.

Ocorre que estamos num mundo de mudanças rápidas e radicais e os paradigmas mudam com frequência, assim, a educação não pode estar fora deste quadro de transformação. A forma de ver e lidar com o mundo fica diferente a cada ano e o educador precisa estar atento às mudanças para não ter seu formato de trabalho obsoleto diante das novas necessidades da sociedade. O sistema cartorário de ensino já é visto como ultrapassado, embora ainda seja usado corriqueiramente, particularmente dentro da estrutura do ensino público.


A aprendizagem deixou de ser posse única e exclusiva do professor, de forma que temos agora a figura dos “atores” neste processo. Basicamente são os professores e os alunos, que juntos devem compor um organismo vivo e ativo, de forma a criar um mundo de aprendizado eficiente em cada momento da instrução educacional. O professor deixa de ser o dono da verdade e passa a dividir a responsabilidade do aprendizado com o próprio aluno. Cria-se uma espécie de autonomia através da qual o aluno possa ir além da capacidade de ensino do professor.

Outra revolução que vem ocorrendo no mundo é a digital, e a educação certamente é uma das mais atingidas com isso. Com o advento do acesso à internet em qualquer lugar através de pequenos aparelhos inicialmente chamados de celular, o aluno obtém informações relevantes sobre qualquer assunto. Escrever na lousa agora é absolutamente opcional, e pedir para copiar, nem pensar. A didática tem que ser reconstruída incessantemente para se adequar aos novos recursos disponíveis.

Autor: Arnold Gonçalves



Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação