TEMA

Saúde mental na saúde pública no Brasil.

É notório o embate entre o saber consolidado e socialmente aceito e o movimento de desconstrução e reconstrução de uma nova abordagem da saúde mental que ganhou força após o movimento proposto pela reforma psiquiátrica e sanitária ocorrida no país à algumas décadas. Não custa lembrar que um dos principais focos destas reformas foi o de retirar o paciente do ambiente interno hospitalar, levando-os ao convívio social da forma mais natural possível.

Hoje, temos a ciência de que há espaço para ambas as linhas de trabalho. Cada caso exige uma forma distinta de tratamento e acompanhamento, e este leque de opções favorece uma recuperação e controle mais eficiente. Cada vez mais a figura das equipes de saúde da família vem ganhando espaço, e o seu desempenho na prevenção de doenças físicas, assim como nas psíquicas, vem comprovando a importância deste trabalho para evitar a sobrecarga dos hospitais e pronto socorros.

São muitas as formas de desequilíbrio apresentadas pela sociedade moderna: Ansiedade, depressão, estresse, hiperatividade, dependência química, tendencia ao suicídio, crises psicóticas... O trabalho de identificar indícios e evitar o desenvolvimento destes desequilíbrios é de fundamental importância para todo o sistema de saúde pública no Brasil. Todos os atores do serviço de saúde, desde o atendente de enfermagem, até o médico especialista, passando até mesmo por cirurgiões dentistas; devem ter a competência e o compromisso de identificar e direcionar o paciente com indícios de problemas mentais.

É claro que, no Brasil, a idealização é uma e a pratica é outra, no entanto, pelo fato simples da prevenção gerar economia palpável para os cofres públicos, certamente será incentivada por qualquer forma de governo vigente. A prevenção do desequilíbrio mental será cada vez mais focada do que o seu tratamento paliativo em hospitais psiquiátricos, nem tanto pelo ganho de qualidade de vida do paciente, mais pelo ganho financeiro da gestão pública.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação