TEMA

Miscigenação

Muito antes de ser, estas bandas, batizada pelo nome de Brasil, chegaram por aqui os seus primeiros habitantes. Segundo alguns, vindos da Ásia; para outros, da África; sem contar aqueles que acreditam terem brotado da própria terra, feito planta nativa. O certo é que isto ocorreu há muito tempo, e quando os europeus resolveram aportar em massa nessas terras, o aspecto do nativo já era único e impossível de ser associado à outras etnias. Encontrávamos aqui o fruto perfeito de alguma miscigenação.

A partir da expansão europeia pela América, iniciou-se um novo processo de miscigenação, e a vinda forçada de milhares, talvez milhões, de africanos, foi um elemento decisivo nesta nova configuração étnica no novo continente. O elemento europeu, que limitava-se inicialmente apenas aos portugueses e espanhois, receberam reforços das mais diversas nacionalidades e até mesmo de oriundos de povos asiáticos. Esta mescla continua até os dias atuais, vem formando um degradê variado de todos os tipos físicos.

Estamos atualmente em plena transformação, a miscigenação vem ocorrendo de forma lenta, porém, intermitente. Não se sabe quanto tempo levará para nós, brasileiros, e também, cada nação americana a ter seu próprio perfil étnico, mas não há dúvida de que ocorrerá. Daqui dez mil anos, talvez por estas bandas, todos sejam mais ou menos parecidos, como aconteceu com as nações mais antigas e isoladas. Até lá continuaremos a fazer parte desta deliciosa mistura dos mais diversos tipos físicos, onde uns tem a pele mais escura, e outros, mais clara; uns com o formato corporal mais esguio, e outros, mais troncudos; e assim por diante.

A miscigenação é exatamente o que está ocorrendo atualmente na América, e com maior atividade no Brasil, que é um dos epicentros destas transformações. A mistura que ocorre no Brasil, talvez possa ser comparada a que ocorre nos Estados Unidos, embora, por lá, o elemento nativo indígena tenha menor relevância do que por aqui, já que lá não houve grande mistura entre os europeus e os nativos. Quer um bom exemplo de miscigenação? Então feche os livros didáticos e olhe ao seu redor. Verá ao vivo acontecer a miscigenação. Observe os casais e seus filhos, e os filhos destes. Constatará a linda transformação efetivada pela miscigenação.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação