TEMA

O leite e seus benefícios.

O leite, incluindo os seus variados derivados, constitui um grupo importante no que diz respeito aos valores nutricionais. Grande fonte de proteína, apresenta ainda uma série de vitaminas e minerais importantes para a preservação da saúde humana. Entre estes, o mais recohecido é o cálcio, que mantém a estrutura óssea com qualidade, até mesmo nos anos de envelhecimento acentuado. Apresenta um grande número de nutrientes em relação a baixa densidade energética.

O consumo deste produto tem aumentado progressivamente no Brasil, acompanhando o aumento de renda média da população, mas aquelas variedades mais nobres ainda estão distantes da mesa da população mais vulnerável economicamente. As variações chamadas light, ou com baixo teor de gordura ainda apresentam baixa penetração no mercado, mas vem crescendo a cada ano, e com o envelhecimento da população, certamente ganhará o gosto geral.

Além da importância para a manutenção óssea, o leite provoca bons efeitos para o sistema muscular. Vários estudos apontam para efeitos positivos quanto a prevenção de diversas doenças crônicas, como hipertensão, síndromes metabólicas, doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. Há que se considerar que quanto mais avançada a idade do consumidor, menor deverá ser a quantidade de gordura no leite e seus derivados.

Pode ser usado como líquido hidratante, substituindo a água em situação de pós treino ou atividade física intensa. Isto porque além de ser basicamente formado por água, apresenta componentes eletrólitos em quantidade semelhante as encontradas nos isotônicos convencionais. A intolerância à lactose já pode ser vencida por conta de novos produtos apresentados sem este elemento natural do leite da vaca. Algumas alternativas são apresentadas, como o leite de cabra ou queijos de leite de búfula.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação