Terapia da Cozinha

TEMA

Psicologia na enfermagem

Todos devem ter conhecimento de que a grande maioria dos trabalhadores da área de enfermagem detém apenas o ensino médio e, portanto, não são enfermeiros, especialidade que pede curso de nível superior. Os profissionais de saúde com ensino médio são conhecidos como auxiliares de enfermagem, ou mesmo atendentes, embora esta última denominação seja mais tradicionalmente proferida para identificar profissionais de nível apenas fundamental. Dados do inicio dos anos 2000 davam conta de que os profissionais da enfermagem no Brasil, com nível superior beiravam vinte e cinco mil, enquanto os com nível médio ultrapassavam oitenta mil e os com ensino fundamental atingiam setenta mil.

Disciplinas pautadas pela a área de psicologia não eram ministradas em cursos de especialização de nível médio e fundamental na área da enfermagem. Os profissionais eram preparados através de formatação mecânica e repetitiva, sem compreender o paciente como um ser humano e necessitado de algo mais que um simples procedimento maquinal. O sentido de humanização destes profissionais sempre existiu em menor ou maior escala independentemente do conteúdo assimilado em seus cursos de formação, mas conforme as suas próprias características particulares trazidas de sua formação como individuo junto aos familiares e sociedade.

O trato e manejo adequado do paciente é de fundamental importância para o seu melhor restabelecimento. Desta forma, o advento da disciplina de psicologia aos profissionais de enfermagem, também aos de nível médio e fundamental é de extrema importância, pois, de forma geral, o contato direto e diário com o paciente internado dentro do ambiente hospitalar é realizada quase que em sua integralidade pelos profissionais com cargos mais baixos e conseqüentemente com ensino médio ou fundamental. Médicos geralmente passam pelas alas uma vez por dia e com muita pressa. O enfermeiro de nível superior geralmente é único por ala e tem que dar conta de muito mais do que podem suportar de forma adequada, sobrando assim aos pacientes os auxiliares e atendentes, por fim, até mesmo o pessoal da limpeza para socorre-los.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação