TEMA

Fake News

Bem, mais um termo escrito em língua alienígena e incorporado ao nosso português. Não é de hoje que tudo ganha credibilidade quando é em inglês. Contudo, vou arriscar-me a traduzir: Notícias Falsas! É verdade, não soa da mesma maneira, parece até perder a força de impacto. Talvez porque a ideia intrínseca em fake news seja diferente. Este termo esconde em si uma série de outros significados que vão além de uma falsa notícia. Há uma gama de interesses e objetivos implícitos, mas comprováveis, por traz destes noticiários, e o simples termo falsidade na notícia não engloba todas as forças ocultas que pretendem a manipulação.

Ela não precisa ser necessariamente falsa, já que seu principal objetivo não é a falsificação em si. Na maioria das vezes nem chega a ser uma notícia absolutamente falsa. Colocam partes de frases ditas; imagens extraídas de outro contexto; falas pronunciadas em datas muito mais longinquas, tratando sobre outras realidades... é um campo infinito para a criatividade do manipulador. É fato que dentro deste quadro também há espaço para aquelas notícias absurdamente falsas. Tudo é feito para confundir quem busca a informação, de forma que se desinteresse e desista de aprofundar a pesquisa, acatando como verdade as obtidas à primeira vista, e postas em grande quantidade ao olhar raso.

Quem ganha com isso geralmente é quem tem menos conteúdo e potencial para oferecer. É como se fosse uma guerrilha contra um exército muito mais poderoso. Como não é possível sobreviver no campo aberto da honestidade. O interessado em subverter lança mão da forma que lhe é viável para vencer. Intrigas, boatos, falsos testemunhos, etc. Sempre existiram no mundo real, e agora, através da denominação “fake news” está presente também no mundo virtualizado. Tal qual é lá, também é cá. Nas redes sociais a mentira é tão ou mais utilizada.

Muitos acreditam que esta avalanche de fake news recebidas diariamente por todos os lados em nossas caixas de mensagens, WhatsApp e Facebook; irá nos levar a abandonar as redes sociais. Isso certamente não acontecerá. Assim como na terra será no espaço virtual. Aprenderemos a identificar com cada vez mais rapidez o que presta e o que não. Não é assim na terra? As vezes basta uma palavra para dizermos: Este é pilantra! Assim também ocorrerá no meio da internet.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação