TEMA

Alternativas para redução do consumo de água.

A preocupação com a gestão ambiental surgiu após o fenômeno da industrialização mundial ocorrida no século passado. Desde então muito se discute a respeito dos impactos causados por este processo, e na medida do possível, diversas ações são realizadas para minimizar os danos causados pelas industrias. Mesmo assim, o planeta continua em processo de degradação, caminhando para um estágio de difícil recuperação. E a água é um dos principais componentes deste processo, sendo que a sua contaminação não cessa e o resultado será catastrófico para a vida na terra.

Sendo assim, o problema não se resume apenas em redução do consumo de água, mas também em como é feito esse consumo, e a preservação de mananciais, e ausência de procedimentos eficientes para evitar contaminação e também quanto a recuperação de águas utilizadas. Tudo isso forma um painel muito mais complexo e de difícil resolução. É claro que para os nossos olhos míopes de cidadão civilizado, o impacto vem na conta de água porque teremos que pagar a mais, e é isto que verdadeiramente nos incomoda, e não o problema dos reservatórios de água estarem ficando vazios.

E quanto as alternativas para reduzir o consumo de água? É notório que a atividade empresarial, sobretudo industrial e agropecuária são as que mais utilizam a água potável. A água de reuso é considerada a principal opção para a redução de consumo de água pelas empresas. Para isto é necessário implantar uma série de mecanismos que custam dinheiro, e a maioria das empresas não querem arcar com o custo. Cabe ao governo intervir nesta questão, já que é de interesse de toda a coletividade a implantação deste novos procedimentos de manuseio.

Outras ações podem ajudar, como um programa de combate aos pontos de vazamentos. Muita água se perde no caminho até as propriedades, e mesmo dentro dos próprios edifícios e condomínios, também por conta de vazamentos e má utilização de torneiras, descargas, chuveiros, etc. Redefinir a qualidade da água e onde ela deverá ser utilizada é outra ação de vital importância, a água da torneira da pia da cozinha deve ser uma e a da descarga do vaso sanitário outra. Assim como a água do chuveiro e a da torneira do jardim devem ser diferentes. Para cada objetivo um grau de purificação da água a disponibilizar.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação