O correio feminino de Clarice

Chegou ontem do Submarino o livro ‘Correio Feminino’, que reúne textinhos que a Clarice Lispector escreveu (usando pseudônimos, sem se identificar) sobre o universo feminino da época - anos 50 e 60 - e que super servem pra gente, agora. A Laura do Moda pra Ler já tinha falado do livro antes, e colocou um monte de citações bacanérrimas no post. A que a gente mais gostou foi: “A mulher inteligente não é escrava dos caprichos dos costureiros, dos cabeleireiros e dos fabricantes de cosméticos. Antes de adotar a última palavra da moda, ela estuda o efeito da mesma sobre seu tipo. A mulher inteligente sabe que mais importante que parecer “chique” é parecer bonita. (…) Raciocinem, estudem a si próprias, em detalhes, lembrem-se de o que fica bem a uma Elizabeth Taylor, miúda e frágil, ficaria ridículo em Sophia Loren. No entanto, ambas são lindíssimas.” A Laura ainda postou uma mini-biografia e um resumão da trajetória da Clarice Lispector.
Daí no início da semana a Chiara Gadaleta, na sua coluna (que a gente adooora) no site EGO, fez um textão sobre o livro e separou essa: “aprender não ocupa lugar, e mulher sem caprichos fica triste”. Ela ainda escreveu que a escritora “aproveitava-se das entrelinhas e dos detalhes. Tratava de assuntos essencialmente femininos que, de tão reveladores do nosso universo, chegam a nos tocar emocionalmente. E os conselhos generosamente escondidos nos textos diários são absolutamente pertinentes, divertidos e reais: como nunca perder o charme ou a graça, se vestir de maneira adequada, manter-se sempre bonita para você mesma….”. A gente concorda com tudo!
E antes mesmo de ler tudo, só de folhear o livro já dá pra escolher um textinho-hit que tem tudo a ver com o nosso trabalho na Oficina e com o que a gente tenta dividir o tempo todo aqui no blog. Here it is:
“Cultive sua boa aparência". A boa aparência faz com que a pessoa se sinta mais feliz e com um sentimento de segurança que muito a ajudará na vida. A boa opinião que fazem de nós é na realidade muito mais importante do que admitimos a nós mesmos. (…) Com todos os recursos que temos nos dias de hoje, a mulher não pode ser feia, e só será se o quiser, deliberadamente. (…) A maior parte dos problemas de personalidade desaparecem com a melhora da aparência geral. Pelo fato de estar mais bonita, a muher se sentirá feliz e terá mais possibilidades de viver uma vida produtiva, cercada de amigos e pessoas a quem deseja ajudar. Sim, porque a beleza da mulher pode e deve ser cultivada, não somente para a vaidade e satisfação própria, mas para seu respeito e para a satisfação de sua família e seus amigos.”
A gente acredita no potencial de todo mundo e todo dia a gente repete (o tempo todo) que todo mundo tem como se conhecer melhor, se entender melhor, adaptar personalidades e mudanças ao guarda-roupa e assim todo mundo tem como se apresentar melhor, sempre. E parece que não estamos sozinhas, né?
a capa é super ‘oficina de estilo’ com essa bolinhas, né? Este artigo foi publicado em 26 de Outubro de 2006, Quinta-feira, às 1:18 pm e classificado como notinhas . Você pode acompanhar as respostas através do alimentador de RSS 2.0 . Você pode deixar seu comentário, ou rastreá-lo do seu próprio site.
5 respostas para “o correio feminino de clarice”. Oficina de Estilo » cecília meirelles e a moda diz:
7 de Novembro de 2006 às 1:25 pm [...] Pra participar da blogagem coletiva em razão do aniversário da Cecília Meirelles (proposta pelo ilustre sr. meu pai no blog dele) eu fui atrás de textinhos da poetisa que tivessem a ver com moda. E não tem nada tão explícito nem tão didático quanto os textos da Clarice Lispector (comentamos aqui), mas no textinho que eu escolhi a gente super pode pensar na rosa como pensamos a moda, não pode? [...]
Oficina de Estilo » Blog Archive » bolinhas da oficina: quem quer colaborar? diz:
17 de Setembro de 2007 às 12:13 am [...] arquivo de tudo que tiver as nossas bolinhas. Que a gente já fez post de vestido de bolinhas, de livro de bolinhas, de correpondência de bolinhas e agora a gente quer mais! Essa semana vimos a Emily usando uma [...]
Ana Paula diz:
1 de Abril de 2008 às 5:07 pm. Estou fazendo um trabalho e gostaria mto de saber qual é a importância de Clarice Lispector nos dias de hoje, e na lingua portuguesa, preciso com urgência vocês poderia me ajudar ?!
(Parabens a Oficina esta Linda ^^) OFICINA DE ESTILO: MODA PRA VIDA REAL » Blog Archive » pensamento nada-nada fraco de domingo diz:

6 de Julho de 2008 às 11:41 pm [...] inteligente é a mulher que não se submete aos caprichos da moda.” E quem falou foi a Clarice Lispector (neo-musa do blog), e falou mais: que esses atributos devem ser “culltivaodos para a [...]
Raquel Aguilera diz:
13 de Julho de 2008 às 7:15 pm
Bravo, para vocês e Clarice Lispector, que com generosidade, soube passar sua bela inteligência feminina a todas as outras e se perpetua hoje, para nós mulheres do sec XI. As mulheres de hoje não cuidam mais dos seus filhos e rendem-se as mesas de cirurgia para parir seus filhos, se perdendo completamente de sua essência. Precisamos resgatar nossa feminilidade, nos conhecendo e nos realizando com a nossa própira natureza de ser fêmea.

Fonte: www.oficinadeestilo.com.br