Redação, Padrão Enem

A prova de redação, normalmente, exige a produção de texto em prosa, dissertativo-argumentativo. O tema versa sobre ordem social, cientifica, cultural ou política. A competência é associada aos anos de escolaridade do candidato. Pode ser pedido a defesa de tese, e neste caso é obrigatório a apresentação de argumentos consistentes, estruturados e coerentes.

A estrutura geral da redação deve ser dividida em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. De forma geral a introdução, assim como a conclusão, deverá conter de quatro a oito linhas. O Desenvolvimento pode abranger um espaço maior, chegando até dezesseis linhas, ou subdividida em mais de um parágrafo, comumente dois.

A introdução tem como objetivo apresentar o tema e definir o recorte temático a ser tratado no desenvolvimento. É o momento de predizer a contextualização a ser abordada. Aqui também pode-se delinear a alusão histórica, dados estatísticos, temporais, geográficos, etc. Além de abordar a frase tema e suas palavras chaves.

O desenvolvimento tem como objetivo ilustrar argumentos e efetuar a analise dos mesmos. Para tanto poderá ser necessário lançar mão de elementos como: notícias, dados, comparações, exemplos, citações, etc. Na seqüência será necessário associar estes levantamentos ao resultado esperado para o texto.

A conclusão pode retratar epifania, soluções, alternativas, sugestões, etc. É o apanhado geral de tudo que foi desenvolvido em ligação ao tema ofertado. Não necessariamente haverá exigência de finalização ou encerramento da abordagem escolhida para o desenvolvimento, mas há necessidade de encerrar o raciocínio para o texto em si, de forma a dar sentido de corpo ao todo.

Assunto anterior

Assunto anterior

          

Próximo assunto

Próximo assunto