Qual é o conceito de Sociologia?
Sociologia é uma ciência que possui um objeto de estudo muito abrangente. Significa o estudo do social, ou da sociedade, ou de tudo o que se refere a um agrupamento de pessoas. É a ciência que estuda a natureza, as causas e os efeitos das relações que se estabelecem entre os indivíduos organizados em sociedade. Preocupa-se com a descrição e a explicação do comportamento social.
Em qual contexto surgiu a Sociologia?
Embora venha dos tempos da Grécia antiga, a ciência sociológica, como conhecemos, é relativamente recente. Está relacionada ao conjunto de transformações ocorridas nos séculos XVIII e XIX na Europa: especialmente a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. As modificações que ocorreram nesse período mudaram completamente a forma de se relacionar em sociedade. A Sociologia surgiu num contexto histórico que coincide com a desagregação da sociedade feudal e a consolidação da sociedade capitalista.
Breve passagem pelo positivismo e seus opositores.
Para os pensadores positivistas, grosso modo, as ocorrências ou fenômenos sociais não são coisas produzidas pelos homens em sociedade. São coisas regidas por leis naturais que, por isso mesmo, independem da intervenção das pessoas e, enquanto tais, devem ser entendidas e estudadas. Em oposição, outros pensadores defendem serem os fatos ou fenômenos sociais, produtos ou resultados, conflitantes ou não, das ações das pessoas que vivem em diferentes classes, grupos e segmentos sociais. Temos grandes ícones do pensamento posicionados frente e frente. Ambos compõem a Sociologia.
O que é ser um Sociólogo?
O ofício do analista social consiste em construir o objeto, o método e as explicações das estruturas e fenômenos sociais. Consiste em ver, desvendar, analisar e explicar as relações de classe, os interesses e lutas de classe, a organização do Estado, da sociedade civil, o público e o privado, o capital, a concentração do poder e riqueza, a inclusão e exclusão social, a globalização ou neoliberalismo projeto capitalista mais recente e concentrador de riquezas.
Qual o objetivo da sociologia?
Não é apenas uma recreação ou um prazer intelectual diferente, mas, fundamentalmente, refere-se a um exercício útil, necessário e indispensável para a compreensão crítica da vida em sociedade; compreensão possível para repensarmos a nossa prática social e política. Portanto, a Sociologia pretende, como as demais ciências históricas e sociais, possibilitar-nos a construir novos saberes da realidade social. Contudo, construir saberes e realizar novas leituras da realidade não devem ser um exercício intelectual descomprometido com a mudança e com a transformação social.
Alguns autores importantes que contribuiram para a Sociologia?
Robert Owen, William Thompson, Jeremy Bentham, Giovan Battista Vico, David Hume, Adam Ferguson, Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Karl Marx, Marquês de Condorcet, Barão de Montesquieu, Alexis de Tocqueville, David Émile Durkheim, Conde de Saint-Simon, Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, Pierre-Guillaume-Frédéric Le Pay, Edmund Burke, Joseph Marie Comte de Maistre, Louis de Bonalde, Friedrich Engels, Jean le Rond d'Alembert, Maximilian Karl Emil Weber, Ferdinand Tönnies, Herbert Spencer, etc.
|